-
Apresentação
Apresentação
Transmissão do conhecimento teórico e preparação técnica dos estudantes sobre a temática da higiene e segurança alimentar.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4.5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT1101-11149
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Noções básicas de Qualidade, Higiene e Segurança Alimentar. Enquadramento legislativo e normativo. O consumidor e a Segurança Alimentar. Depressores da qualidade alimentar. Contaminação de alimentos: Perigos alimentares biológicos, químicos e físicos. Toxicidade natural e desenvolvida nos alimentos. Intoxicações/Toxinfecções alimentares. Sistema de Análise de Perigos e Pontos de Controlo Crítico (HACCP): Pré-requisitos, implementação e verificação. O manipulador de alimentos e o ambiente que o rodeia. Planos de Limpeza e Desinfecção (LD) em estabelecimentos alimentares. Avaliação da Segurança Alimentar: Check-lists e Sistemas de Avaliação de Higiene/Controlo Microbiológico. Fraudes alimentares.
-
Objetivos
Objetivos
A unidade curricular de Higiene e Segurança Alimentar, baseada no conhecimento científico e legislação vigente correspondente, tem o objectivo de estudar os alimentos destinados ao ser humano no seu estado natural, conservados ou transformados, desde a sua obtenção até ao consumo, a fim de julgar as suas características com relação a uns requisitos de segurança, valor nutritivo e valor comercial (prevenindo, controlando e eliminando todas as possíveis causas de toxicidade de origem física, química e biológica). Finalmente, também aborda o estudo das condições higiénicas do meio ambiente que envolve os alimentos em todas as fases da cadeia alimentar.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Será estimulado o recurso ao Moodle, como suporte ao processo de aprendizagem.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Codex Alimentarius Comission, Joint FAO/WHO Fool Standard Programme, Food Hygiene - Basic Texts. Rome: FAO/WHO, 1999, 2003. Livro Branco Sobre a Segurança dos Alimentos, COM (1999) 719; Comissão das Comunidades Europeias, Bruxelas, 12.1.2000. Forsythe, S.J. (2002). Microbiologia da Segurança Alimentar. Artmed, Porto Alegre. ISBN: 978-85-7307-988-3. Raspor, P. (2008). Total food chain safety: how good practices can contribute?, Trends in Food Science & Technology, 19, pp. 405-412. Untermann, F. (1999). Food safety management and misinterpretation of HACCP, Food Control, 10, pp. 161-167.
-
Avaliação
Avaliação
O regime de avaliação é de carácter contínuo, sendo composto por dois testes escritos (A) e (B)
A nota final será: Final = A (50%) + B (50%).
A nota mínima admissível para efeito de contabilização é de 9,5 (0/20) valores.
A melhoria de nota será realizada por prova escrita em época de recurso, englobando a totalidade dos conteúdos programáticos.
Descrição
Data limite
Ponderação
Frequência escrita
a definir
50%
Frequência escrita
a definir
50%
Em alternativa, o discente pode ser avaliado em regime de Exame Final.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




