filmeu

Disciplina Bromatologia

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular de Bromatologia tem como objetivos conhecer todos os grupos de alimentos e suas caraterísticas físico-químicas e realizar determinações analíticas em alimentos, aplicando as técnicas e métodos próprios da ciência e tecnologia dos alimentos. O enquadramento da Bromatologia na investigação da qualidade dos alimentos e seus componentes implica o conhecimento da sua origem, estrutura e composição, que possibilitarão a avaliação do seu valor nutricional. Só de seguida o aluno pode compreender o significado da verificação da sua autenticidade, presença de adulterantes e supressão de constituintes úteis. O estudo dos diferentes métodos de análise de alimentos será realizado perspetivando claramente a intervenção competente do nutricionista nas áreas de saúde pública.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos [Introdução à Bromatologia] [Definições, conceitos, enquadramento histórico. Classificação em função da relação estrutura-atividade/funcionalidade. Rotulagem e composição de alimentos] [Nutrição e Alimentação- parâmetros analíticos de Qualidade e de Segurança] [Conceito de alimento e nutriente. Classificação dos alimentos. Roda dos alimentos de Portugal e de o impacto bromatológico dos grupos de alimentos. Jogos com a Roda Alimentar. Técnicas de Análise físico-químicas.] Rastreabilidade, contaminação e adulteração. Análise de Riscos e Identificação de Pontos Críticos (HACCP). Controlo de Qualidade. Estudos de caso. [Composição e Análise Bromatológica dos Alimentos] [Estudo dos constituintes químicos característicos de cada grupo de alimentos. Técnicas de amostragem. Seleção de métodos analíticos ] Análise sensorial. Provas e escalas em análise sensorial. [Legislação alimentar.] [Papel da DGAV e ASAE] FAO/OMS. EFSA. PE e CE.
  • Objetivos

    Objetivos

    São os seguintes os objetivos da aprendizagem para os  graduados deste programa: 1. Autonomia e capacidade crítica de avaliação das informações disponíveis sobre a composição de alimentos e preparações alimentícias, face aos referenciais científicos e legais.. 2. Conhecer as categorias de alimentos, a sua composição e matérias-primas, seu valor nutricional e  funcionalidades. 3. Saber determinar as propriedades físico-químicas dos alimentos, incluindo a análise sensorial. 4. Poder definir as operações básicas na indústria de alimentos e restauração para produzir  e distribuir géneros  alimentícios em conformidade com os guias internacionais de qualidade e segurança alimentar e obedecendo aos requisitos regulamentares.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas: 1. Estímulo à presença e participação nas aulas teóricas para aprendizagem contínua através de Fichas de acompanhamento  2. Introdução de temas da actualidade /do momento para suscitar interpretação e acompanhamento do que estará a ser discutido nos media em relação com o Programa da UC
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    1. Food Chemistry, Ed. Owen R. Fennema, Third Edition, Aspen Publishers, In., Maryland, 1998 2. Food Science, Norman Potter e Joseph H. Hotchkiss, AN ASPEN PUBLICATION, 1998 3. Indroduction a la Biochimie et a la Technologie des Aliments, J. Cheftel, H. Cheftel e P. Besançon. ENTERPRISE MODERNE ÉDITION, Vols1 e 2, 1979. 4. CAMPINO, A.C. Nutrição e desenvolvimento. São Paulo, IPE/Universidade de São Paulo, Brasil, 1983. 5. CAMPINO, A.C.C. Economia da alimentação e da nutrição: noções básicas. São Paulo, IPE/USP, 1985. 6. Owusu-Apenten Richard; Introduction to food chemistry. ISBN: 0-8493-1724-X 7. Belitz Hans-Dieter; Food chemistry. ISBN: 3-540-40818-5 8. Garrow J. S. ed.; Human nutrition and dietetics. ISBN: 0-443-05627-7 9. Caballero Benjamin 340; Encyclopedia of food sciences and nutrition. ISBN: 0-12-227055-X Normas: NP-470, 1983; NP-701, 1982; NP-1614, 2002; NP-1845, 1982; NP- 3445, 1990
  • Avaliação

    Avaliação

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo),  testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    2 X Frequência de avaliação I (teórica)

    15-12-2025

    2 x 20%

    Participação + Fichas de Acompanhamento das aulas (teórica)

    12-01-2026

    10%

    Frequência Prática+Caderno de Lab+ Desempenho+Assiduidade e Pontualidade + Apresentação de Trabalho sobre Artigo

    12-01-2026

    16%+5%+8%+5%+16%

     

    Critérios de Avaliação da Apresentação de Artigos Científicos

     

    Avaliação da Redação -  Elementos Textuais

    Qualidade da Apresentação do Power Point

    Eficácia da Apresentação Oral

    1ª página (Título, data, contexto, autores…)

    Ortografia

    (Erros, paginação, refs em citação APA no slide, construção)

    Fio condutor

    (Organização, Coerência, interpretação)

    Conclusões

    (harmonia com os objetivos)

    Clareza e referenciação, consulta de bibliografia extra

    Abrangência no estado da arte e profundidade da análise

    Qualidade Técnico-científica

    Pontualidade

    Capacidade de comunicação

    Respostas às questões

    1 valor

    2 valores

    3 valores

    1 valor

    2 valores

    3 valores

    2 valores

    1 valor

    1valores

    4 valores

    Classificação na escala de 0 a 20

     

    As ferramentas de inteligência artificial (IA) para a realização de elementos de avaliação como trabalhos individuais ou de grupo têm de ser reveladas pel(a)os alun(a)os, identificando o propósito para a sua utilização. Na avaliação destes elementos de avaliação, os resultados serão aferidos através de elemento de avaliação complementar (oral ou escrito presencial) com a ponderação de 50%. O uso responsável e ético da IA por parte do(a)s aluno(a)s, com vista à integridade académica, será discutido em contexto de sala de aula, tendo em conta as regras definidas nesta FUC.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios