filmeu

Disciplina Gastrotecnia

  • Apresentação

    Apresentação

    Tendo por base os conhecimentos adquiridos, os alunos deverão ser capazes de: planear e executar preparações culinárias tendo em consideração as alterações sofridas pelos alimentos e as características organolépticas do produto final, adaptar as técnicas culinárias tradicionais ao conceito de culinária saudável, conhecer as características químicas dos principais nutrientes envolvidos nos processos culinários, aplicar a noção de equivalente de alimentos crus e confecionados e realizar o cálculo nutricional de receitas, adequando a dose ao indivíduo tendo em consideração as suas necessidades.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Introdução à Unidade Curricular: O que é Gastrotecnia? Importância da cultura na alimentação Métodos culinários Utilização de ervas aromáticas e especiarias na cozinha Efeitos prejudiciais à saúde dos materiais usados na construção de utensílios destinados ao uso alimentar Efeitos prejudiciais à saúde dos materiais usados na construção de utensílios destinados à confecção alimentar Estudo das transformações culinárias dos alimentos Pesos e medidas de alimentos Confecção e adaptação de receitas; Realização de cálculo nutricional Gastrotecnia aplicada à Nutrição Clínica
  • Objetivos

    Objetivos

    A unidade curricular de Gastrotecnia tem como principal objectivo o desenvolvimento de conhecimentos, atitudes e aptidões adquiridas nas unidades curriculares de História da Saúde e Cultura Contemporânea, Bromatologia, Alimentação e Nutrição Humana I, Alimentação e Nutrição Humana II e dos factores que influenciam a escolha e a segurança alimentar, assim como a integração e aplicação dos mesmos numa perspectiva global, baseada no modelo de saúde nutricional. Serão valorizadas todas as acções visando dotar o discente de um espírito crítico e auto-analítico aplicados a todas as vertentes do conteúdo programático. Na componente teórica ministrar-se-ão os conhecimentos necessários para posteriormente proceder ao cálculo da composição nutricional das várias receitas tradicionais e modificadas que irão ser confeccionadas. A confecção de receitas adequadas a vários estados patológicos e características de diferentes regiões, culturas e crenças são também objectivos desta unidade curricular. 
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Será estimulado o recurso ao Moodle, como suporte ao processo de aprendizagem.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Baskette, M., Mainella, E. The Art of Nutritional Cooking. Prentice Hall, 3rd Edition, 2008. ISBN: 9780130457011. Derache, R. Science & Arts Culinaires. Tec & Doc, 1994. ISBN: 9782852069602. Montanari, M. Food is culture. Columbia University Press, 2006. ISBN: 9780231137904. This, H. Kitchen Mysteries: Revealing the Science of Cooking (Arts and Traditions of the Table: Perspectives on Culinary History). Columbia University Press, 2007. ISBN: 9780231512039. INSRJ. Tabela da Composição de Alimentos. Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, 2006. ISBN: 9789728643195.
  • Avaliação

    Avaliação

    O regime de avaliação é de carácter contínuo, sendo composto por dois testes escritos (A) e (B)

    A nota final será: Final = A (50%) + B (50%).

    A nota mínima admissível para efeito de contabilização é de 9,5 (0/20) valores.

    A melhoria de nota será realizada por prova escrita em época de recurso, englobando a totalidade dos conteúdos programáticos.

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste de avaliação escrito

    a definir

    50%

    Teste de avaliação escrito

    a definir

    50%

     

     

     

     

    Em alternativa, o discente pode ser avaliado em regime de Exame Final.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios