-
Apresentação
Apresentação
Tendo por base os conhecimentos adquiridos, os alunos deverão ser capazes de: planear e executar preparações culinárias tendo em consideração as alterações sofridas pelos alimentos e as características organolépticas do produto final, adaptar as técnicas culinárias tradicionais ao conceito de culinária saudável, conhecer as características químicas dos principais nutrientes envolvidos nos processos culinários, aplicar a noção de equivalente de alimentos crus e confecionados e realizar o cálculo nutricional de receitas, adequando a dose ao indivíduo tendo em consideração as suas necessidades.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT1101-12570
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Introdução à Unidade Curricular: O que é Gastrotecnia? Importância da cultura na alimentação Métodos culinários Utilização de ervas aromáticas e especiarias na cozinha Efeitos prejudiciais à saúde dos materiais usados na construção de utensílios destinados ao uso alimentar Efeitos prejudiciais à saúde dos materiais usados na construção de utensílios destinados à confecção alimentar Estudo das transformações culinárias dos alimentos Pesos e medidas de alimentos Confecção e adaptação de receitas; Realização de cálculo nutricional Gastrotecnia aplicada à Nutrição Clínica
-
Objetivos
Objetivos
A unidade curricular de Gastrotecnia tem como principal objectivo o desenvolvimento de conhecimentos, atitudes e aptidões adquiridas nas unidades curriculares de História da Saúde e Cultura Contemporânea, Bromatologia, Alimentação e Nutrição Humana I, Alimentação e Nutrição Humana II e dos factores que influenciam a escolha e a segurança alimentar, assim como a integração e aplicação dos mesmos numa perspectiva global, baseada no modelo de saúde nutricional. Serão valorizadas todas as acções visando dotar o discente de um espírito crítico e auto-analítico aplicados a todas as vertentes do conteúdo programático. Na componente teórica ministrar-se-ão os conhecimentos necessários para posteriormente proceder ao cálculo da composição nutricional das várias receitas tradicionais e modificadas que irão ser confeccionadas. A confecção de receitas adequadas a vários estados patológicos e características de diferentes regiões, culturas e crenças são também objectivos desta unidade curricular.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Será estimulado o recurso ao Moodle, como suporte ao processo de aprendizagem.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Baskette, M., Mainella, E. The Art of Nutritional Cooking. Prentice Hall, 3rd Edition, 2008. ISBN: 9780130457011. Derache, R. Science & Arts Culinaires. Tec & Doc, 1994. ISBN: 9782852069602. Montanari, M. Food is culture. Columbia University Press, 2006. ISBN: 9780231137904. This, H. Kitchen Mysteries: Revealing the Science of Cooking (Arts and Traditions of the Table: Perspectives on Culinary History). Columbia University Press, 2007. ISBN: 9780231512039. INSRJ. Tabela da Composição de Alimentos. Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, 2006. ISBN: 9789728643195.
-
Avaliação
Avaliação
O regime de avaliação é de carácter contínuo, sendo composto por dois testes escritos (A) e (B)
A nota final será: Final = A (50%) + B (50%).
A nota mínima admissível para efeito de contabilização é de 9,5 (0/20) valores.
A melhoria de nota será realizada por prova escrita em época de recurso, englobando a totalidade dos conteúdos programáticos.
Descrição
Data limite
Ponderação
Teste de avaliação escrito
a definir
50%
Teste de avaliação escrito
a definir
50%
Em alternativa, o discente pode ser avaliado em regime de Exame Final.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




