filmeu

Disciplina Nutrição nas Comunidades

  • Apresentação

    Apresentação

    A Nutrição nas Comunidades tem como objetivo a aprendizagem da identificação e da intervenção de problemas alimentares/nutricionais em diferentes grupos populacionais, desenvolvendo competências no desenho, implementação e avaliação de programas de nutrição nas comunidades. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    - Nutrição em comunidades: conceitos, fundamentos e aplicações

    - Programas de nutrição em comunidades

    - Elaboração e gestão de programas de nutrição em comunidades

    - Nutrição e Saúde Pública 

    - Estratégias de promoção da alimentação saudável

    - Educação alimentar e nutricional

    - Intervenções em diferentes grupos populacionais

    - Avaliação de programas de nutrição em comunidades

    - Exemplos de programas de nutrição em comunidades 

  • Objetivos

    Objetivos

    A unidade curricular pretende proporcionar aos alunos a possibilidade de abordar temas através do desenvolvimento do pensamento crítico, colocando em prática os conhecimentos adquiridos na identificação e intervenção de problemas alimentares/nutricionais em diferentes grupos populacionais. Pretende-se ainda que os alunos desenvolvam competências no desenho, implementação e avaliação de programas de nutrição na comunidade.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aulas teóricas magistrais e aulas teórico-práticas tutoradas destinadas à consolidação dos conhecimentos: pesquisa, avaliação crítica, e análise de informação científica, assim como a elaboração e apresentação de trabalhos individuais e de grupo.

    A avaliação efectuada na modalidade de ''Avaliação Contínua'' resulta da média ponderada dos seguintes elementos:avaliação escrita (40%), participação nas aulas (10%), execução e apresentação de trabalhos de individuais (30%), e a execução de trabalhos de grupo (20%). Para aprovação da unidade curricular é necessário a obtenção de uma classificação de 9,5 valores.

    Avaliação por exame escrito final incluirá a totalidade dos conteúdos programáticos lecionados nas aulas teóricas e teórico-práticas. Para aprovação na unidade curricular é necessário a obtenção de uma classificação de 9,5 valores neste exame.

    A melhoria de nota é realizada através de prova oral englobando a totalidade dos conteúdos programáticos.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    - Bartrina, J.A. (ed.). (2013).  Nutrición comunitaria. Barcelona: Masson. 

    Bartrina, J.A., Pérez Rodrigo, C.M. , Serra Majem, L. (2006). Nutrición comunitaria. Rev Med Univ Navarra, 50(4), 39-45.

    - Boyle, M.A., & Holben, D.H. (2013). Community nutrition in action: an entrepreneurial approach. Belmont: Wadsworth.

    - Loureiro, I., Miranda, N. (2010). Promover a saúde – dos fundamentos à ação. Coimbra: Edições Almedina.

    - Majem, L.S., & Bartrina, J.A.  (eds.). (2006). Nutrición y salud pública: métodos, bases científicas y aplicaciones. Barcelona: Masson.

    - Nnakwe, N.E. (ed.). (2013). Community nutrition: planning health promotion and disease prevention. Sudbury. Burlington: Jones & Bartlett Learning.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios