filmeu

Disciplina História da Saúde e Cultura Contemporânea

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular pretende contribuir para a compreensão do elevado valor da nutrição, da alimentação e da profissão do nutricionista na sociedade, bem como para a compreensão da importância da investigação em ciências da nutrição na sociedade actual. Numa outra vertente da unidade curricular, são ministradas as regras metodológicas que presidem à realização de pesquisas e à produção de textos científicos, individualmente, ou em colaboração.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I As fontes da história das práticas médicas II A revolução científica séc. XVII a XIX III De Pasteur a Fleming V O padrão de alimentação do tipo mediterrânico. VI Alimentos e culinária de antigas civilizações VII Pesquisa, análise crítica e discussão de literatura científica enquadrada com os conteúdos programáticos da unidade curricular    
  • Objetivos

    Objetivos

    A unidade curricular de História da Saúde e Cultura Contemporânea visa dar uma perspectiva histórica das práticas médicas e farmacêuticas, bem como das personagens, técnicas e inovações que contribuíram para o estado actual dessas ciências. Compreender e aplicar as regras metodológicas que presidem à realização de pesquisas e à produção de textos científicos, individualmente ou em colaboração.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Será estimulado o recurso ao Zoom e ao Moodle, como suporte ao processo de aprendizagem.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    CABRAL C, PITA J R. (2015) Sinopse da História da Farmácia . Cronologia. Coimbra: Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra ¿ CEIS20. FRADA, J. (2005), Novo Guia Prático para a Elaboração e Apresentação de Trabalhos Científicos. Col. Microcosmos. Lisboa: Ed. Cosmos. PITA, J R (2007), História da Farmácia. Coimbra: Livraria Minerva Editora.  
  • Avaliação

    Avaliação

    Regime de Avaliação Contínua:

    Aulas orientadas por um docente, e na qual se utilizam materiais pedagógicos que privilegiam a interação do aluno com as matérias lecionadas, recorrendo-se a exposições e trabalhos individuais e coletivos.

    A nota final resulta da média ponderada dos seguintes componentes:

    1) Duas frequências (F) durante o período lectivo, contribuindo a nota média das frequências em 70% para a classificação final.

    2) Elaboração de um trabalho de grupo escrito (TE) que contribui com 20% para a classificação final

    3) Apresentação de trabalho de grupo (TO) contribuindo 10% para a classificação (CF) final.

    O regime de exame está reservado para os alunos que não apresentem elementos de avaliação ou não tenham aprovação no regime de avaliação contínua

    Exame final escrito englobando a totalidade dos conteúdos programáticos.

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Frequência escrita

    11-11-2025

    35%

    Frequência escrita

    15-12-2025

    35%

    Entrega e apresentação de trabalho

    15-01-2026

    30%

         

    Em alternativa, o discente pode ser avaliado em regime de Exame Final.

    O Exame de Melhoria de Nota será uma prova escrita que engloba a totalidade dos conteúdos programátios leccionados.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios entidade signataria