filmeu

Disciplina Biologia Celular

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC pretende dar a conhecer ao aluno a constituição, estrutura e funcionamento da célula como uma unidade funcional e como parte integrante de organismos multicelulares.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. A célula
      1. Teoria celular
      2. Composição química
      3. A célula procariota e eucariota
      4. Mecanismos de transporte
    2. Estruturas e organelos celulares ¿ relação estrutura-função
      1. Membranas biológicas
      2. Núcleo
      3. RE, RER e complexo de Golgi
      4. Mitocôndria
      5. Cloroplasto
      6. Citoesqueleto
      7. MEC
    3. Comunicação e adesão intercelular
      1. Adesão célula-substrato e célula-célula
      2. Vias de sinalização
    4. Genoma
      1. Dogma central da Biologia
      2. Diferentes ordens de empacotamento da cromatina
      3. Genoma procariota versus genoma eucariota
      4. Conceito de gene
    5. Replicação, transcrição e tradução 
      1. Processo de replicação do DNA, garfo de replicação, DNA polimerases
      2. O processo de transcrição, RNA polimerases
      3. Processamento dos transcritos primários
      4. Código genético
      5. tRNAs e ribossoma
      6. Produção da cadeia polipeptídica
    6. Regulação da expressão génica 
      1. Porquê e como regular a expressão dos genes?
      2. Diferenciação celular
    7. Ciclo celular  
      1. Mitose e Meiose
      2. Controlo do ciclo celular
      3. Apoptose
  • Objetivos

    Objetivos

    Após frequência da UC o estudante conhecerá a estrutura e função de diferentes tipos de células e dos elementos que as constituem, bem como a dinâmica da célula como uma unidade independente ou como elemento de um organismo. O estudante deverá compreender a relação entre a estrutura e a função das células e dos seus constituintes, tal como a importância dos mecanismos de regulação de processos celulares. Compreenderá os mecanismos de armazenamento e transmissão da informação genética. Adquirirá ainda competências em técnicas de manuseamento e análise de células. A promoção da autonomia e responsabilidade no laboratório, bem como a apresentação de um trabalho de pesquisa, irão contribuir para o desenvolvimento de capacidades de organização, trabalho em grupo e pesquisa bibliográfica.

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de aprendizagem ativas baseadas na resolução de problemas práticos, na exposição por parte dos alunos de alguns conceitos abordados nas aulas laboratoriais e da utilização das observações/resultados obtidos em laboratório como ponto de partida para discussão de conceitos/temas mais complexos.

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Lodish, H et al. (2012), Molecular Cell Biology, 7th  Ed, W. H. Freeman and Co. (Informação complementar online: http://bcs.whfreeman.com/lodish7e/#t_800911____)
    • Reece, J. B, Urry, L. A., Cain, L. C., Wasserman, S. A., Minorsky, P. V., Jackson, R.B., (2013) Campbell Biology, 10th ed., Pearson Education, Inc.
    • Campos, L.S. (2008); Entender a Bioquímica, 5ªed. Escolar Editora.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios