filmeu

Disciplina Comunicação e Globalização

  • Apresentação

    Apresentação

    Na convicção de que o interface entre Comunicação e Globalização está enquadrado numa área temática complexa, pluridisciplinar e em permanente mutação, os módulos programáticos que foram selecionados visam proporcionar aos estudantes a familiarização com o conceito de globalização numa perspetiva que tenha como base de análise a comunicação. Pretende-se também que a o conceito de Globalização possa ser estudado no âmbito do comércio mundial.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.Introdução à Globalização: Análise histórico-evolutiva; As escolas da globalização. 2. As redes como pilares da Globalização: Breve introdução ao estudo da teoria das redes; Os contributos do iluminismo para a globalização; O livre comércio; A estruturação de potências mundiais. 3.Contributos da indústria da informação para a globalização;  A informação como mercadoria e elemento de aproximação 4.A propaganda como ferramenta de Globalização: A opinião pública; A ascensão de (alguns) estados; O advento da rádio e outros media. 5. A nova economia e a economia da partilha 6.A globalização e pandemia do Covid-19
  • Objetivos

    Objetivos

    Através de um conjunto de elementos teóricos relacionados com a contextualização da Globalização em interface com a Comunicação, propoem-se a criação de um espaço de modulação com a promoção das capacidades de juízo crítico e investigação autónoma junto de cada estudante.     Ao familiarizar os estudantes com os conteúdos programáticos da unidade curricular, pretende-se habilitá-los com conhecimentos fiáveis sobre o que vem sendo academicamente produzido no interface da Comunicação e da Globalização. Por fim, é objetivo da disciplina dotar os estudantes de um património teórico e operativo estrurante para a reflexão autónoma e criativa.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    A metodologia segue os seguintes princípios: expositiva, explicativa e reflexiva. Não está previsto o recurso à Inteligência artifical.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

      Baylis, J., Smith, S., & Owens, P. (Eds). (2022). The globalization of world politics (9th edn). London, England: Oxford University Press. Flew, Terry (2018).Understanding Global Media. MacMillan Education. Gronwald, Klaus-Dieter (2017). Global Communication and Collaboration. Berlin, Springer. Roberts, A. & Lamp, N. (2021). Six faces of globalization : who wins, who loses, and why it matters. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press. Sorrells, K. (2022). Intercultural communication : globalization and social justice. Thousand Oaks, California: SAGE Publications, Inc. Stearns, Peter N. (2016). Globalization in World History (2nd ed.). London, Routledge Steger, M. (2023). Globalization : A Very Short Introduction. Oxford: Oxford University Press. Wang, D., & Cao, D. (2022). Re-globalisation: When China meets the world again. Routledge.
  • Avaliação

    Avaliação

     

    2 Teste de avaliação 

    Datas a definir com a turma

    cada teste 50%

     

     

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios