filmeu

Disciplina Comunicação e Globalização

  • Apresentação

    Apresentação

    Na convicção de que o interface entre Comunicação e Globalização está enquadrado numa área temática complexa, pluridisciplinar e em permanente mutação, os módulos programáticos que foram selecionados visam proporcionar aos estudantes a familiarização com o conceito de globalização numa perspetiva que tenha como base de análise a comunicação. Pretende-se também que a o conceito de Globalização possa ser estudado no âmbito do comércio mundial.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.Introdução à Globalização:

    Análise histórico-evolutiva;

    As escolas da globalização.

    2. As redes como pilares da Globalização:

    Breve introdução ao estudo da teoria das redes;

    Os contributos do iluminismo para a globalização;

    O livre comércio;

    A estruturação de potências mundiais.

    3.Contributos da indústria da informação para a globalização; 

    A informação como mercadoria e elemento de aproximação

    4.A propaganda como ferramenta de Globalização:

    A opinião pública;

    A ascensão de (alguns) estados;

    O advento da rádio e outros media.

    5. A nova economia e a economia da partilha

    6.A globalização e pandemia do Covid-19

  • Objetivos

    Objetivos

    Através de um conjunto de elementos teóricos relacionados com a contextualização da Globalização em interface com a Comunicação, propoem-se a criação de um espaço de modulação com a promoção das capacidades de juízo crítico e investigação autónoma junto de cada estudante.    

    Ao familiarizar os estudantes com os conteúdos programáticos da unidade curricular, pretende-se habilitá-los com conhecimentos fiáveis sobre o que vem sendo academicamente produzido no interface da Comunicação e da Globalização. Por fim, é objetivo da disciplina dotar os estudantes de um património teórico e operativo estrurante para a reflexão autónoma e criativa.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia segue os seguintes princípios: expositiva, explicativa e reflexiva.

    Não está previsto o recurso à Inteligência artifical.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Brands, H. & Gavin, F. (2020). COVID-19 And World Order : The Future of Conflict, Competition, and Cooperation. Baltimore, Md. Baltimore, Md: Johns Hopkins University Press,Project MUSE.

    Flew, Terry (2018).Understanding Global Media. MacMillan Education.

    Gronwald, Klaus-Dieter (2017). Global Communication and Collaboration. Berlin, Springer.

    Roberts, A. & Lamp, N. (2021). Six faces of globalization : who wins, who loses, and why it matters. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press.

    Sorrells, K. (2022). Intercultural communication : globalization and social justice. Thousand Oaks, California: SAGE Publications, Inc.

    Stearns, Peter N. (2016). Globalization in World History (2nd ed.). London, Routledge

    Steger, M. (2020). Globalization : A Very Short Introduction. Oxford: Oxford University Press.

    Wang, D., & Cao, D. (2022). Re-globalisation: When China meets the world again. Routledge.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios