-
Apresentação
Apresentação
Na convicção de que o interface entre Comunicação e Globalização está enquadrado numa área temática complexa, pluridisciplinar e em permanente mutação, os módulos programáticos que foram selecionados visam proporcionar aos estudantes a familiarização com o conceito de globalização numa perspetiva que tenha como base de análise a comunicação. Pretende-se também que a o conceito de Globalização possa ser estudado no âmbito do comércio mundial.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT168-15427
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1.Introdução à Globalização:
Análise histórico-evolutiva;
As escolas da globalização.
2. As redes como pilares da Globalização:
Breve introdução ao estudo da teoria das redes;
Os contributos do iluminismo para a globalização;
O livre comércio;
A estruturação de potências mundiais.
3.Contributos da indústria da informação para a globalização;
A informação como mercadoria e elemento de aproximação
4.A propaganda como ferramenta de Globalização:
A opinião pública;
A ascensão de (alguns) estados;
O advento da rádio e outros media.
5. A nova economia e a economia da partilha
6.A globalização e pandemia do Covid-19
-
Objetivos
Objetivos
Através de um conjunto de elementos teóricos relacionados com a contextualização da Globalização em interface com a Comunicação, propoem-se a criação de um espaço de modulação com a promoção das capacidades de juízo crítico e investigação autónoma junto de cada estudante.
Ao familiarizar os estudantes com os conteúdos programáticos da unidade curricular, pretende-se habilitá-los com conhecimentos fiáveis sobre o que vem sendo academicamente produzido no interface da Comunicação e da Globalização. Por fim, é objetivo da disciplina dotar os estudantes de um património teórico e operativo estrurante para a reflexão autónoma e criativa.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia segue os seguintes princípios: expositiva, explicativa e reflexiva.
Não está previsto o recurso à Inteligência artifical.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Brands, H. & Gavin, F. (2020). COVID-19 And World Order : The Future of Conflict, Competition, and Cooperation. Baltimore, Md. Baltimore, Md: Johns Hopkins University Press,Project MUSE.
Flew, Terry (2018).Understanding Global Media. MacMillan Education.
Gronwald, Klaus-Dieter (2017). Global Communication and Collaboration. Berlin, Springer.
Roberts, A. & Lamp, N. (2021). Six faces of globalization : who wins, who loses, and why it matters. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press.
Sorrells, K. (2022). Intercultural communication : globalization and social justice. Thousand Oaks, California: SAGE Publications, Inc.
Stearns, Peter N. (2016). Globalization in World History (2nd ed.). London, Routledge
Steger, M. (2020). Globalization : A Very Short Introduction. Oxford: Oxford University Press.
Wang, D., & Cao, D. (2022). Re-globalisation: When China meets the world again. Routledge.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não