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Disciplina Teoria do Marketing

  • Apresentação

    Apresentação

    A disciplina de Teoria de Marketing permite aos alunos um suporte teórico relevante para as diferentes disciplinas de marketing que serão lecionadas ao longo da licenciatura. Fornece ferramentas de análise que conferem uma visão geral das atividades empresariais mas com um clara orientação para a perspetiva de marketing. Por outro lado, aposta no conhecimento do consumidor para perceber o que o move nas suas opções de compras. Isto permite, no futuro, desenvolver atividades de marketing que vão ao encontro das suas necessidades e desejos. Por último, esta disciplina, sendo eminentemente teórica, apresenta teorias de diferentes autores para que os alunos desenvolvam uma capacidade crítica / analítica e sejam capazes de questionar diferentes abordagens.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução ao Marketing      1.1. Discussão do conceito      1.2. Evolução das óticas de mercado   2. O Marketing e a Envolvente      2.1. Forças do macroambiente da empresa      2.2. Agentes do microambiente da empresa   3. O Mercado      3.1. Conceitos e tipos de mercado   4. Segmentação, Targeting e Posicionamento   5. Objetivos e Estratégias de Marketing   6. Marketing-Mix        6.1. Produto       6.2. Preço       6.3. Distribuição       6.4. Comunicação
  • Objetivos

    Objetivos

    Apresentar os fatores envolventes que influenciam o marketing; Transmitir informações gerais sobre o marketing e sobre os seus princípios teóricos; Introduzir e avaliar o impacto de algumas alterações recentes no marketing; Apresentar as principais variáveis do marketing mix e correlação dessas variáveis; Desenvolver o conhecimento e as competências necessárias à analises das atividades de marketing.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Kotler, P., Keller, K. e Chernev, A. (2024). Administração de Marketing, 16th Edição, Pearson Education do Brasil.  Baynast, A., Lendrevie, J.; Le¿vy, J., D.; Dionísio, P. e Rodrigues, V. (2021). Mercator 25 Anos - O Marketing na Era Digital. 18a Edição, Publicac¿o¿es D. Quixote.  Kotler, P., Pfoertsch, W., Sponholz, U. e Bedendio, M. (2024), Marketing H2H: A Jornada para o Marketing Human to Human, Benvira, Brasil. Dionísio, P.; Rodrigues, V.; Guerreiro, J.; Canhoto, R. e Faria, H. (2024), AI_NOVATOR - Marketing na era da inteligência artificial e da sustentabilidade, Bertrand Editora.
  • Avaliação

    Avaliação

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo)  testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

     

     

     

    1ª Frequência

    Turma terça-feira manhã

    Turmas quarta-feira

    Turma quinta-feira tarde e noite 

     

     

    2ª Frequência

    Turma terça-feira manhã

    Turmas quarta-feira

    Turma de quinta-feira tarde e  noite

     

     

    28/10/2023

    29/10/2023

    30/10/2023

     

     

     

    16/12/2024

    17/12/2024

    18/12/2024

     

     

    50%

     

     

     

     

    50%

     

     

     

     

     

     

     

     

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