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Apresentação
Apresentação
Unidade curricular de aplicação prática de ferramentas de Marketing para o planeamento estratégico e operacional.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT168-1754
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conteúdos teóricos abordados em aula como meio complementar de acompanhamento do trabalho a realizar pelo estudante:
- Análise interna e externa. Micro e macro ambiente.
- A análise e matriz SWOT
- Análise e atratividade de mercados (modelo das 5 forças)
- Políticas de estratégias de crescimento
- Objetivos de Marketing
- Formulação de estratégias de Marketing: segmentação, seleção de segmentos- alvo; diferenciação e posicionamento
- Marketing Mix (Preço, Produto, Distribuição, Promoção)
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Objetivos
Objetivos
Unidade curricular prática, onde os estudantes desenvolvem - em grupos de trabalho - um Plano de Marketing e resolvem diversos estudos de caso,. Individualmente, os estudantes serão avaliados pela sua prestação nos diversos momentos de apresentação do trabalho realizado.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias ativas de aprendizagem (ex. sala de aula invertida e design thinking), como meios de dinamização e maior envolvimento dos estudantes, nas diversas etapas de definição e desenvolvimento de um Plano de Marketing.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Blowfield, Ambrose & Blowfield, Jo (2017). The Authority Guide to Writing & Implementing a Marketing Plan: A step-by-step manual to make you a smarter marketer and maximise your business profits.London: SRA Books.
- Chernev, A. (2020) The Marketing Plan Handbook, 6th edition, Cerebellum Press
- Godin, Seth (2019), Isso é marketing: Para ser visto é preciso aprender a enxergar, Alta Books.
- Westwood, J. (2019), How to Write a Marketing Plan: Define Your Strategy, Plan Effectively and Reach Your Marketing Goals, Kogan Page
- Wong, H., Radel, K, Ramsaram-Fowder, R. (2017), Planos de Marketing, um Guia Prático, Editora Saraiva, São Paulo, Brasil.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não