filmeu

Disciplina Atelier de Marketing

  • Apresentação

    Apresentação

    Unidade curricular de aplicação prática de ferramentas de Marketing para o  planeamento estratégico e operacional.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conteúdos teóricos abordados em aula como meio complementar de acompanhamento do trabalho a realizar pelo estudante:

    • Análise interna e externa. Micro e macro ambiente.
    • A análise e matriz SWOT
    • Análise e atratividade de mercados (modelo das 5 forças)
    • Políticas de estratégias de crescimento
    • Objetivos de Marketing
    • Formulação de estratégias de Marketing: segmentação, seleção de segmentos- alvo; diferenciação e posicionamento
    • Marketing Mix (Preço, Produto, Distribuição, Promoção) 
  • Objetivos

    Objetivos

    Unidade curricular prática, onde os estudantes desenvolvem - em grupos de trabalho - um Plano de Marketing e resolvem diversos estudos de caso,. Individualmente, os estudantes serão avaliados pela sua prestação nos diversos momentos de apresentação do trabalho realizado.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias ativas de aprendizagem (ex. sala de aula invertida e design thinking), como meios de dinamização e maior envolvimento dos estudantes, nas diversas etapas de definição e desenvolvimento de um Plano de Marketing.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Blowfield, Ambrose & Blowfield, Jo (2017). The Authority Guide to Writing & Implementing a Marketing Plan: A step-by-step manual to make you a smarter marketer and maximise your business profits.London: SRA Books.
    • Chernev, A. (2020) The Marketing Plan Handbook, 6th edition, Cerebellum Press
    • Godin, Seth (2019), Isso é marketing: Para ser visto é preciso aprender a enxergar, Alta Books
    • Westwood, J. (2019), How to Write a Marketing Plan: Define Your Strategy, Plan Effectively and Reach Your Marketing Goals, Kogan Page
    • Wong, H., Radel, K, Ramsaram-Fowder, R. (2017), Planos de Marketing, um Guia Prático, Editora Saraiva, São Paulo, Brasil. 
INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios