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Apresentação
Apresentação
Atelier de Marketing é uma unidade curricular prática do 3.º ano, 1.º semestre, que visa capacitar os estudantes para a elaboração e implementação de um Plano de Marketing completo. A UC integra o ciclo de estudos em Comunicação Aplicada: Marketing, Publicidade e Relações Públicas, assumindo um papel de aplicação prática e de consolidação dos conhecimentos adquiridos noutras unidades (Introdução ao Marketing, Marketing Estratégico e Marketing Operacional).
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT168-1754
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Análise interna e externa (micro e macroambiente). Matriz SWOT. Análise de atratividade de mercados (modelo das 5 forças). Políticas de crescimento. Definição de objetivos de marketing. Estratégias de segmentação, seleção de segmentos-alvo, diferenciação e posicionamento. Marketing Mix: Produto, Preço, Distribuição e Promoção.
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Objetivos
Objetivos
Desenvolver competências de análise de contextos internos e externos de mercado. Capacitar para a formulação de estratégias de marketing, segmentação, posicionamento e diferenciação. Aplicar ferramentas de planeamento estratégico e operacional de marketing. Elaborar e apresentar, em grupo, um Plano de Marketing estruturado. Resolver casos práticos, aplicando conceitos a situações reais ou simuladas.
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Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Metodologias ativas (sala de aula invertida, design thinking). Trabalho em grupo para a elaboração do Plano de Marketing. Discussão e resolução de casos práticos. Apresentações individuais e coletivas para treino de comunicação e avaliação contínua.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
McDonald, M., Wilson, H., & Chaffey, D. (2024). Marketing plans: profitable strategies in the digital age. John Wiley & Sons. Chernev, A. (2020) The Marketing Plan Handbook, 6 th edition, Cerebellum Press Godin, Seth (2019), Isso é marketing: Para ser visto é preciso aprender a enxergar, Alta Books . Westwood, J. (2019), How to Write a Marketing Plan: Define Your Strategy, Plan Effectively and Reach Your Marketing Goals, Kogan Page Wong, H., Radel, K, Ramsaram-Fowder, R. (2017), Planos de Marketing, um Guia Prático, Editora Saraiva, São Paulo, Brasil.
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Avaliação
Avaliação
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos, respetivas datas de entrega/apresentação e ponderação na nota final:
- Plano de Marketing - 50%
- Apresentações diversas (grupo e individual) - 20%
- Casos práticos / atividades complementares - 30%
O Plano de Marketing será complementado com discussão oral, com a presença de todos os elementos do grupo.
Nos momentos de apresentação, não são permitidos quaisquer meios de apoio escrito (papel ou telemóvel) - apenas o suporte usado para apresentar o trablaho é permitido (apresentação em Powerpoint ou qualquer outro formato).
Sobre IA: nos trabalhos a desenvolver em que seja usado o recurso a ferramentas de Inteligência Artificial, para além da indicação da(s) ferramenta(s) usada(s) devem também ser inseridas as prompts/perguntas colocadas à máquina/ferramenta.
A calendarização dos diversos momentos de avaliação será disponibilizada no Moodle.
A obtenção de uma nota inferior a 8,5 valores, no Plano de Marketing ou num dos casos práticos, obriga a exame de recurso.
Em exame de recurso:
- Os alunos realizarão um Plano de Marketing que corresponderá a 100% da classificação final (nota mínima de aprovação de 9,5 valores).
- O Plano de Marketing realizado em recurso, deverá ser alvo de discussão oral em data a agendar.
Adicionalmente, poderão ser incluídas informações gerais, como, por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar aos estudantes na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito.
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Mobilidade
Mobilidade
Não




