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Disciplina Atelier de Publicidade

  • Apresentação

    Apresentação

    Fundamentada em pressupostos práticos, a unidade curricular 'Atelier de Publicidade' será o espaço de análise, de debate, de ensaio, de experimentação, de simulação e de confronto dos alunos com o quotidiano publicitário, capacitando-os, através do ensinamento, da consolidação e da aplicabilidade dos conhecimentos necessários, para a criação de campanhas de publicidade e dos processos que as antecedem e lhes sucedem.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. A agência de publicidade e o briefing;
    2. A criatividade e o processo criativo;
    3. A estratégia criativa e a eficácia publicitária;
    4. O consumer insight e a marca;
    5. O planeamento de campanhas publicitárias.
     

  • Objetivos

    Objetivos

    Com uma componente essencialmente laboratorial, as aulas privilegiam a interacção entre todos os intervenientes, permitindo aos discentes explorar e exercitar a criatividade, a qual se apresenta como uma característica essencial ao desenvolvimento de uma comunicação inovadora, estratégica, assertiva e eficaz.
     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    AAKER, D. (1996). Building strong brands. New York: The Free Press.
    BONO, E. (2015). Lateral thinking: creativity step by step. New York: Harper Colophon.

    CATMULL, E. (2015). Criatividade: como vencer as forças que bloqueiam a inspiração. Clube do Autor.

    CLEESE, J. (2020). Creativity: a short and cheerful guide. Londres: Penguin Random House.

    GODIN, S. (2020). O processo criativo. Ideias de Ler.

    JOANNIS, H. (1998). O processo de criação publicitária: estratégia, concepção e realização de mensagens publicitárias. Mem Martins: Edições Cetop.

    KOTLER, P.; KARTAJAYA, H. & SETIAWAN, I. (2017). Marketing 4.0.: mudança do tradicional para o digital. Coimbra: Actual.

    LINDSTROM, M. (2014). Buyology: a ciência do neuromarketing. Gestão Plus Edições.

    RASQUILHA, L. (2009). Publicidade. Fundamentos. Estratégias. Processos Criativos. Lisboa: Gestão Plus.
    SANTOS, C. (2022). A criatividade no ensino superior: um estudo exploratório sobre as licenciaturas em publicidade. Comunicação Pública, 17 (32).

     



     

     

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