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Apresentação
Apresentação
Fundamentada em pressupostos práticos, a unidade curricular 'Atelier de Publicidade' será o espaço de análise, de debate, de ensaio, de experimentação, de simulação e de confronto dos alunos com o quotidiano publicitário, capacitando-os, através do ensinamento, da consolidação e da aplicabilidade dos conhecimentos necessários, para a criação de campanhas de publicidade e dos processos que as antecedem e lhes sucedem.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT168-1759
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. A agência de publicidade e o briefing;
2. A criatividade e o processo criativo;
3. A estratégia criativa e a eficácia publicitária;
4. O consumer insight e a marca;
5. O planeamento de campanhas publicitárias.
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Objetivos
Objetivos
Com uma componente essencialmente laboratorial, as aulas privilegiam a interacção entre todos os intervenientes, permitindo aos discentes explorar e exercitar a criatividade, a qual se apresenta como uma característica essencial ao desenvolvimento de uma comunicação inovadora, estratégica, assertiva e eficaz.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Visionamento e discussão de anúncios publicitários.
Realização de exercícios criativos.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
AAKER, D. (1996). Building strong brands. New York: The Free Press.
BONO, E. (2015). Lateral thinking: creativity step by step. New York: Harper Colophon.CATMULL, E. (2015). Criatividade: como vencer as forças que bloqueiam a inspiração. Clube do Autor.
CLEESE, J. (2020). Creativity: a short and cheerful guide. Londres: Penguin Random House.
GODIN, S. (2020). O processo criativo. Ideias de Ler.
JOANNIS, H. (1998). O processo de criação publicitária: estratégia, concepção e realização de mensagens publicitárias. Mem Martins: Edições Cetop.
KOTLER, P.; KARTAJAYA, H. & SETIAWAN, I. (2017). Marketing 4.0.: mudança do tradicional para o digital. Coimbra: Actual.
LINDSTROM, M. (2014). Buyology: a ciência do neuromarketing. Gestão Plus Edições.
RASQUILHA, L. (2009). Publicidade. Fundamentos. Estratégias. Processos Criativos. Lisboa: Gestão Plus.
SANTOS, C. (2022). A criatividade no ensino superior: um estudo exploratório sobre as licenciaturas em publicidade. Comunicação Pública, 17 (32).
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não