-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular de marketing estratégico lida com a compreensão do processo de desenvolvimento e implementação de uma estratégia de marketing e de como esse processo pode ser gerido em ordem a que uma organização possa manter um desempenho superior num mercado.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT168-1945
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. O Marketing Estratégico 2. Modelos de diagnóstico estratégico 3. Elaboração de Objectivos 4. Selecção de mercados e posicionamento 5. Formulação da política de Marketing
-
Objetivos
Objetivos
Espera-se que no final desta unidade curricular o aluno possua as competências necessárias para elaborar a análise das políticas e estratégias de Marketing de uma empresa, sabendo elaborar o diagnóstico da situação e estabelecer os objectivos e linhas estratégicas a aplicar.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Simulador Marketing
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Graham Hooley, Nigel Piercy1, Brigitte Nicoulaud & Jonh Rudd, Marketing Strategy and Competitive Positioning, London: Pearson, 2020 Mooradian, Matzler & Ring (2014) Strategic Marketing, 1/E, NY: Prentice Hall
-
Avaliação
Avaliação
Avaliação Contínua:
Duas provas de frequência escrita (individual 25% cada), um projeto de grupo (3 elementos) definição de uma estratégia numa empresa do sector de serviços ou produtos de grande consumo (enunciado a disponibilizar) (25%) análise e resolução de um estudo de caso (a disponibilizar) (25%).
Avaliação por exame:
Caso o aluno reprove em avaliação contínua poderá realizar exame de recurso que constará de uma prova escrita com peso e complexidade equivalente às provas escritas realizadas em avaliação contínua e que inclui a resolução de um estudo de caso e deverá também submeter um projeto individual respeitando o enunciado de projeto disponibilizado para avaliação contínua.
Exame: prova escrita (inclui estudo de caso) = 75%. Projeto=25%.
Caso o aluno tenha avaliação positiva no projeto em avaliação contínua não necessita de realizar o mesmo na avaliação por exame.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




