filmeu

Disciplina Design

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular pretende fornecer aos alunos os princípios técnicos e conceptuais essenciais a um projecto de comunicação. Estes princípios visam servir dois objectivos principais: uma apresentação de projecto coerente e equilibrada e um entendimento dos processos envolvidos na área da comunicação visual que permita um diálogo correcto com os profissionais da área.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    - Metodologia projectual - etapas e processos;
    - Processos criativos - brainstorming;
    - Noções de tipografia - famílias, estrutura, desenho, aplicação;
    - Noções de composição - grelhas de apoio, hierarquia de informação.
    - Tipos e formatos de imagens, sistemas de cor.
    - Aplicação de desenho vectorial - documento, formas base, aplicação de cor, técnicas
    de selecção, duplicação e reposição, controlo de distâncias e espaços, ferramentas de transformação, curvas de bézier, controlo e transformações de traço, combinação de objectos, organização do trabalho em camadas, importação e manipulação de imagens, extrair fundos, funções base de texto, texto dinâmico.
    - Tratamento e manipulação de imagens digitais - documento, menus, canvas, layers, ferramentas de selecção, crop e cor; máscaras, elementos de formas vectoriais, layer styles, utilização de texto e cor, correcção de cor, filtros, efeitos.

  • Objetivos

    Objetivos

    Durante o período letivo o aluno deverá assimilar os princípios basilares de um projeto de Design de Comunicação. Irá desenvolver critérios estéticos que permitirão construir uma composição com os requisitos necessários para a sua apresentação. Terá também de adquirir os principais conhecimentos para a utilização do software de desenho vetorial, assim como complementar com a utilização do software de manipulação de imagem. Ao longo do semestre terá de realizar um projeto prático onde irá trabalhar noções e conceitos de «Identidade Visual».

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    É uma cadeira teórico¿prática que combina intervenções expositivas dos conteúdos programáticos com a elaboração de exercícios pacote hardware-software necessárias à produção de conteúdos impressos e ecrã.
    Ao longo do semestre será desenvolvido projeto prático, em grupos de 2, com acompanhamento em aula.
    A avaliação é contínua e baseia-se no desenvolvimento laboratorial de projeto de campanha de comunicação para cliente real.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    - AA.VV. (2021). Design, Second Edition: The Definitive Visual Guide. DK: Londres.

    - Lupton, E & Cole Phillips, J. (2015). Graphic Design: The New Basics Paperback. Nova Iorque: Princeton Architectural Press.

    - Samara, T. (2017). Making and Breaking the Grid, Second Edition, Updated and Expanded: A Graphic Design Layout Workshop. London: Rockport Publishers.

    - Slade-Brooking, C. (2016). Creating a Brand Identity: A Guide for Designers. London: Laurence King Publishing.

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios