-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular pretende fornecer aos alunos os princípios técnicos e conceptuais essenciais a um projecto de comunicação. Estes princípios visam servir dois objectivos principais: uma apresentação de projecto coerente e equilibrada e um entendimento dos processos envolvidos na área da comunicação visual que permita um diálogo correcto com os profissionais da área.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT168-7241
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Metodologia projectual - etapas e processos;
- Processos criativos - brainstorming;
- Noções de tipografia - famílias, estrutura, desenho, aplicação;
- Noções de composição - grelhas de apoio, hierarquia de informação.
- Tipos e formatos de imagens, sistemas de cor.
- Aplicação de desenho vectorial - documento, formas base, aplicação de cor, técnicas
de selecção, duplicação e reposição, controlo de distâncias e espaços, ferramentas de transformação, curvas de bézier, controlo e transformações de traço, combinação de objectos, organização do trabalho em camadas, importação e manipulação de imagens, extrair fundos, funções base de texto, texto dinâmico.
- Tratamento e manipulação de imagens digitais - documento, menus, canvas, layers, ferramentas de selecção, crop e cor; máscaras, elementos de formas vectoriais, layer styles, utilização de texto e cor, correcção de cor, filtros, efeitos.
-
Objetivos
Objetivos
Durante o período letivo o aluno deverá assimilar os princípios basilares de um projeto de Design de Comunicação. Irá desenvolver critérios estéticos que permitirão construir uma composição com os requisitos necessários para a sua apresentação. Terá também de adquirir os principais conhecimentos para a utilização do software de desenho vetorial, assim como complementar com a utilização do software de manipulação de imagem. Ao longo do semestre terá de realizar um projeto prático onde irá trabalhar noções e conceitos de «Identidade Visual».
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
É uma cadeira teórico¿prática que combina intervenções expositivas dos conteúdos programáticos com a elaboração de exercícios pacote hardware-software necessárias à produção de conteúdos impressos e ecrã.
Ao longo do semestre será desenvolvido projeto prático, em grupos de 2, com acompanhamento em aula.
A avaliação é contínua e baseia-se no desenvolvimento laboratorial de projeto de campanha de comunicação para cliente real.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- AA.VV. (2021). Design, Second Edition: The Definitive Visual Guide. DK: Londres.
- Lupton, E & Cole Phillips, J. (2015). Graphic Design: The New Basics Paperback. Nova Iorque: Princeton Architectural Press.
- Samara, T. (2017). Making and Breaking the Grid, Second Edition, Updated and Expanded: A Graphic Design Layout Workshop. London: Rockport Publishers.
- Slade-Brooking, C. (2016). Creating a Brand Identity: A Guide for Designers. London: Laurence King Publishing.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não