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Disciplina Seminário de Marketing

  • Apresentação

    Apresentação

    É objetivo desta unidade curricular desenvolver no estudante capacidades técnicas de raciocínio em ambientes de Marketing. Por se tratar de um seminário apresenta uma forte componente prática através da realização de trabalhos, em grupo e individuais, onde se aplica conhecimento teórico adquirido nas disciplinas atrás indicadas como recomendadas e, também, o apreendido através da análise de estudos de caso.

    Num dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes, recorre-se a um  simulador de Marketing, que recria um mercado. Este recurso permite que o estudante realize operações relacionadas com a análise de dados e processos de decisão.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Os trabalhos a serem desenvolvidos têm foco nos seguintes temas 

    • Auditorias de análise interna/externa;
    • Percepção de dinâmicas e de elementos de atratividade de mercados;
    • Decisão em ambientes de Marketing;
    • Segmentação;
    • Posicionamento;
    • Marketing Mix
  • Objetivos

    Objetivos

    O objetivo da disciplina é dotar os estudantes de uma prática de Marketing através de operações relacionadas com análise de informação, reconhecimento de necessidades, processo de decisão e implementação de ações. Pretende-se que esta prática seja alocada aos conhecimentos teóricos anteriormente adquiridos no curso. Assim, o estudante terá oportunidade de conviver com o processo de elaboração de uma estratégia de Marketing em ambiente de competição entre os grupos criados no seio da turma. Para a concretização do atrás referido, é utilizado um simulador de Marketing que recria um mercado em que os únicos players com interferência no mesmo são os próprios grupos constituídos na turma;

    Por fim, pretende-se que os estudantes que concluam com aproveitamento a disciplina possam estar aptos a efetuar a aplicação prática de ferramentas e instrumentos associados ao Marketing, à Gestão e à Comunicação. 

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Na disciplina faz-se uso de um simulador de gestão aplicado ao Marketing onde o estudante desenvolve uma estratégia para uma organização.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Aaker, D. A., & McLoughlin, D. (2010). Strategic Market Management: Global Perspectives. John Wiley & Sons.

    Chernev, A. (2019). Strategic marketing management - the framework, 10th edition. Cerebellum Press.

    Fahy, J., & Jobber, D. (2019). Foundations of Marketing. London: McGraw Hill Education.

    Harhut, N. (2022). Using behavioral science in marketing: Drive customer action and loyalty by prompting instinctive responses. Kogan Page.

    Kingsnorth, S. (2022). Digital marketing strategy: An integrated approach to online marketing (3rd ed.). Kogan Page.

    Kotler, P., & Keller, K. (2021). Marketing Management, Global Edition (16th ed.). Pearson Education.

    Moerloose, C., & Lambin, J.-J. (2021). Marketing stratégique et opérationnel: La démarche marketing dans une perspective responsable.

    Palmatier, R. W., & Sridhar, S. (2021). Marketing strategy: Based on first principles and data analytics (2.a ed.). Bloomsbury Academic.

INSCRIÇÃO AVULSO
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