filmeu

Disciplina Comportamento do Consumidor

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC proporciona aos estudantes uma base sólida de conhecimentos científicos teóricos e aplicados sobre os processos que orientam as escolhas, motivações e decisões dos consumidores. Abrange o estudo dos fatores individuais, socioculturais e tecnológicos que influenciam o consumo, bem como a análise crítica das dinâmicas contemporâneas que moldam os mercados e as relações entre marcas e consumidores. Opera na interseção entre o comportamento humano e as estratégias de comunicação e marketing, permitindo compreender como o consumidor atua simultaneamente como indivíduo, guiado por necessidades e perceções próprias, e como ator social, influenciado por valores, normas, comunidades e tendências. Os domínios de intervenção constituem espaços de aprendizagem analítica e aplicada, preparando os estudantes para atuar com conhecimento, rigor e inovação na compreensão e gestão dos comportamentos de consumo contemporâneos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução ao comportamento do consumidor: 1.1. Contexto do mercado de consumo; 1.2. Fundamentos do comportamento do consumidor; 1.3. Cenários emergentes e tendências globais. 2. Características do consumidor: 2.1. Fatores individuais; 2.2. Fatores socioculturais; 2.3. Fatores tecnológicos. 3. Decisão de compra: 3.1. Processo de decisão de compra; 3.2. Parâmetros e determinantes da compra. 4. Consumo digital: 4.1. Fundamentos do contexto digital; 4.2. Características do ciberconsumidor; 4.3. Desafios da transformação digital.
  • Objetivos

    Objetivos

    Dominar os fundamentos do comportamento do consumidor como base para estratégias de marketing eficazes. Proceder a diagnósticos e intervenções adequados, identificando cenários emergentes, padrões de consumo e tendências globais. Compreender o consumidor responsável sob as dimensões da sustentabilidade, integrando essa compreensão na tomada de decisões estratégicas. Discutir os desafios do ciberconsumo, analisando os comportamentos em ambientes digitais e os impactos das tecnologias na experiência e nos processos de compra. Melhorar a experiência do consumidor, capacitando os estudantes a intervir de forma crítica e criativa na criação de valor e construção de relações duradouras com os públicos. Promover a evolução pessoal e o potencial profissional dos estudantes, alicerçados no desenvolvimento das suas aptidões e competências de pensamentos técnico, analítico e crítico.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    A UC recorre a metodologias ativas e inovadoras, centradas no estudante, como a aprendizagem baseada em projetos e estudos de caso. Estas metodologias promovem a aplicação prática dos conteúdos, o desenvolvimento do pensamento crítico e a colaboração em ambiente digital. São utilizados recursos multimédia, plataformas interativas e ferramentas de avaliação formativa para estimular o envolvimento contínuo dos alunos no processo de aprendizagem.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Babin, B. J., Harris, E. G., Murray, K. B., & Moore, S. G. (2023). CB: Consumer behaviour (3rd ed.). Cengage. Gabay, J. J. (2025). Practical digital marketing and AI Psychology: How to gain online consumer trust and sales using technologies and Psychology. Routledge. Gbadamosi, A. (2024). Consumer behaviour and digital transformation. Routledge. Hansen, A. & Nielsen, K. B. (Eds.) (2023). Consumption, sustainability and everyday life. Palgrave Macmillan. Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2023). Marketing 6.0: The future is immersive. Wiley. Musiolik, T. H., Rodriguez, R. V., & Kannan, H. (Eds.) (2024). Enhancing and predicting digital consumer behavior with AI. IGI Global. Sanak-Kosmowska, K. (2022). Evaluating social media marketing: Social proof and online buyer behaviour. Routledge. Yan, Z. (Ed.) (2023). The Cambridge handbook of cyber behavior. Cambridge University Press.
  • Avaliação

    Avaliação

    Descrição da Avaliação Contínua

    Data

    Ponderação

    Trabalho de pesquisa bibliográfica

    (relatório escrito grupal + apresentação oral individual)

    17/18/19-mar-2026

    20%

    1ª Prova escrita (individual)

    24/25/26-mar-2026

    30%

    Trabalho de caso prático

    (relatório escrito grupal + apresentação oral individual)

    12/13/14-mai-2026

    20%

    2ª Prova escrita (individual)

    19/20/21-mai-2026

    30%

     

    a) Não sendo recomendável, o uso ocasional de lAGen para a elaboração dos trabalhos de avaliação contínua não deverá exceder o limite de 10% em cada um. Sempre que utilizada, deve a mesma ser explicitamente mencionada nos respetivos relatórios escritos ao abrigo das normas de referenciação e bibliografia adotadas.

    b) A percentagem de plágio final apurada pelo Turnitin em cada trabalho de avaliação contínua não deverá ultrapassar o limite máximo de 15% (citações e bibliografia incluídas).

    c) Sempre que necessário, a Docente poderá solicitar provas orais individuais extraordinárias, para confirmação dos resultados obtidos nas avaliações planeadas.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios