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Apresentação
Apresentação
A UC proporciona aos estudantes uma base sólida de conhecimentos científicos teóricos e aplicados sobre os processos que orientam as escolhas, motivações e decisões dos consumidores. Abrange o estudo dos fatores individuais, socioculturais e tecnológicos que influenciam o consumo, bem como a análise crítica das dinâmicas contemporâneas que moldam os mercados e as relações entre marcas e consumidores. Opera na interseção entre o comportamento humano e as estratégias de comunicação e marketing, permitindo compreender como o consumidor atua simultaneamente como indivíduo, guiado por necessidades e perceções próprias, e como ator social, influenciado por valores, normas, comunidades e tendências. Os domínios de intervenção constituem espaços de aprendizagem analítica e aplicada, preparando os estudantes para atuar com conhecimento, rigor e inovação na compreensão e gestão dos comportamentos de consumo contemporâneos.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT168-8300
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução ao comportamento do consumidor: 1.1. Contexto do mercado de consumo; 1.2. Fundamentos do comportamento do consumidor; 1.3. Cenários emergentes e tendências globais. 2. Características do consumidor: 2.1. Fatores individuais; 2.2. Fatores socioculturais; 2.3. Fatores tecnológicos. 3. Decisão de compra: 3.1. Processo de decisão de compra; 3.2. Parâmetros e determinantes da compra. 4. Consumo digital: 4.1. Fundamentos do contexto digital; 4.2. Características do ciberconsumidor; 4.3. Desafios da transformação digital.
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Objetivos
Objetivos
Dominar os fundamentos do comportamento do consumidor como base para estratégias de marketing eficazes. Proceder a diagnósticos e intervenções adequados, identificando cenários emergentes, padrões de consumo e tendências globais. Compreender o consumidor responsável sob as dimensões da sustentabilidade, integrando essa compreensão na tomada de decisões estratégicas. Discutir os desafios do ciberconsumo, analisando os comportamentos em ambientes digitais e os impactos das tecnologias na experiência e nos processos de compra. Melhorar a experiência do consumidor, capacitando os estudantes a intervir de forma crítica e criativa na criação de valor e construção de relações duradouras com os públicos. Promover a evolução pessoal e o potencial profissional dos estudantes, alicerçados no desenvolvimento das suas aptidões e competências de pensamentos técnico, analítico e crítico.
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Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
A UC recorre a metodologias ativas e inovadoras, centradas no estudante, como a aprendizagem baseada em projetos e estudos de caso. Estas metodologias promovem a aplicação prática dos conteúdos, o desenvolvimento do pensamento crítico e a colaboração em ambiente digital. São utilizados recursos multimédia, plataformas interativas e ferramentas de avaliação formativa para estimular o envolvimento contínuo dos alunos no processo de aprendizagem.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Babin, B. J., Harris, E. G., Murray, K. B., & Moore, S. G. (2023). CB: Consumer behaviour (3rd ed.). Cengage. Gabay, J. J. (2025). Practical digital marketing and AI Psychology: How to gain online consumer trust and sales using technologies and Psychology. Routledge. Gbadamosi, A. (2024). Consumer behaviour and digital transformation. Routledge. Hansen, A. & Nielsen, K. B. (Eds.) (2023). Consumption, sustainability and everyday life. Palgrave Macmillan. Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2023). Marketing 6.0: The future is immersive. Wiley. Musiolik, T. H., Rodriguez, R. V., & Kannan, H. (Eds.) (2024). Enhancing and predicting digital consumer behavior with AI. IGI Global. Sanak-Kosmowska, K. (2022). Evaluating social media marketing: Social proof and online buyer behaviour. Routledge. Yan, Z. (Ed.) (2023). The Cambridge handbook of cyber behavior. Cambridge University Press.
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Avaliação
Avaliação
Descrição da Avaliação Contínua
Data
Ponderação
Trabalho de pesquisa bibliográfica
(relatório escrito grupal + apresentação oral individual)
17/18/19-mar-2026
20%
1ª Prova escrita (individual)
24/25/26-mar-2026
30%
Trabalho de caso prático
(relatório escrito grupal + apresentação oral individual)
12/13/14-mai-2026
20%
2ª Prova escrita (individual)
19/20/21-mai-2026 30%
a) Não sendo recomendável, o uso ocasional de lAGen para a elaboração dos trabalhos de avaliação contínua não deverá exceder o limite de 10% em cada um. Sempre que utilizada, deve a mesma ser explicitamente mencionada nos respetivos relatórios escritos ao abrigo das normas de referenciação e bibliografia adotadas.
b) A percentagem de plágio final apurada pelo Turnitin em cada trabalho de avaliação contínua não deverá ultrapassar o limite máximo de 15% (citações e bibliografia incluídas).
c) Sempre que necessário, a Docente poderá solicitar provas orais individuais extraordinárias, para confirmação dos resultados obtidos nas avaliações planeadas.
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Mobilidade
Mobilidade
Não




