filmeu

Disciplina Comportamento do Consumidor

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular contribui com uma base solida de conhecimentos especificos sobre o comportamento do consumidor para a formacao cabal dos estudantes deste ciclo de estudos. Para isso, foca o dominio da sua abordagem e do seu campo de acao nos seguintes propositos:

    - Dominar os fundamentos do comportamento do consumidor para a construcao de estrategias de marketing de sucesso;

    - Proceder a diagnosticos e intervencoes adequados, bem como identificar cenarios e tendencias globais dos comportamentos de consumo;

    - Compreender o consumidor responsavel como ator individual e ator social;

    - Discutir os desafios do ciberconsumo;

    - Melhorar a experiencia do consumidor, atraves do conhecimento cabal do seu comportamento.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introducao ao comportamento do consumidor: 1.1. Contexto do mercado de consumo; 1.2. Fundamentos do comportamento do consumidor; 1.3. Cenario atual

    2. Caracteristicas do consumidor: 2.1. Caracteristicas internas; 2.2. Caracteristicas externas

    3. Decisao de compra: 3.1. Processo da decisao de compra; 3.2. Parametros da compra

    4. Consumo digital: 4.1. Fundamentos do contexto online ; 4.2. Caracteristicas do ciberconsumidor; 4.3. Desafios da transformacao digital

  • Objetivos

    Objetivos

    Assimilar os conceitos fundamentais do comportamento do consumidor, bem como os seus campos de estudo e aplicacao.

    Consolidar e aprofundar conhecimentos de marketing aplicados ao estudo do comportamento do consumidor.

    Perceber a influencia das caracteristicas do consumidor nos comportamentos de consumo.

    Caracterizar o processo da decisao de compra e os parametros da compra.

    Conhecer as caracteristicas e os desafios do consumo digital.

    Debater o consumo responsavel sob as dimensoes da sustentabilidade.

    Aplicar os conhecimentos teorico-praticos de comportamento do consumidor em casos praticos.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Exposicao sintetica e critica dos conteudos programaticos e promocao do debate geral, pela docente - inclui o recurso a tecnologias para visualização de vídeos pedagógicos e conferencias online com convidados.

    Participacao nas sessoes letivas e realizacao das avaliacoes de conhecimentos, pelos estudantes - inclui o recurso a tecnologias para realizacao online dos momentos de avaliacao.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Babin, B.J. & Harris, E.G. (2022). CB9. Cengage.

    Gupta, S. (2021). How people buy online: The psychology behind consumer behaviour. SAGE.

    Hansen, A. & Nielsen, K.B. (Eds.) (2023). Consumption, sustainability and everyday life. Palgrave Macmillan.

    Huang, H. (2023). Consumer psychology: Theories & applications. SAGE.

    Kaye, L. (2022). Issues and debates in cyberpsychology. Open University Press.

    Llamas, R. & Belk, R. (2023). The Routledge handbook of digital consumption (2nd ed.). Routledge.

    Sethna, Z. (2023). Consumer behaviour (5th ed.). SAGE.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios