filmeu

Disciplina Género e Media

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC pretende munir estudantes com as ferramentas necessárias para compreender questões emergentes da comunicação e do jornalismo sobre género e media, e a forma como estes debates são fundamentais em democracia.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Género: definições e modos de análise
    2. Linguagem, comunicação e género
    3. O papel dos media na construção social do género
    4. Os media e o jornalismo enquanto produtores e enquanto produtos culturais
    5. Os media em contexto social: a forma como se interpretam e usam os meios de comunicação
    6. Práticas de análise e reflexão sobre o género nos media e no jornalismo
  • Objetivos

    Objetivos


    Ser capaz de articular visões críticas sobre o conceito de género. Conhecer as principais obras sobre a conceptualização de género. Ser capaz de ler criticamente os media a partir de uma perspectiva genderizada. Ser capaz de entender o papel do género na construção das experiências mediáticas. Ser capaz de analisar um corpus mediático a partir do conceito de género. Ser capaz de implementar práticas conducentes à igualdade de género dentro do funcionamento dos media e do jornalismo.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Barker, M.-J., Gill, R., & Harvey, L. (2018). Mediated intimacy: sex advice in media culture. Medford, MA, USA: Polity Press.

    Butler, J. (1999). Gender Trouble: Feminism and the Subversion of Identity. New York: Routledge.

    Byerly, C. M. (2011). Global report on the status of women in the news media. Washington, DC: International Women¿s Media Foundation (IWMF).

    Gill, R. (2007). Gender and the media. Malden, MA, USA: Polity.

    Kearney, M. C. (Ed.). (2012). The gender and media reader. London: Routledge.

    Lobo, P., & Cabecinhas, R. (2018). Retratos de género nas notícias televisivas: uma análise das desigualdades por detrás da representação numérica. Estudos em Comunicação, (26), 81¿99.

    Pereira, M. do M. (2012). Fazendo género no recreio: a negociação do género em espaço escolar. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.

    Silveirinha, M. J. (2004). As mulheres e os media. Lisboa: Livros Horizonte.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios