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Disciplina Computação de Imagem Digital

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular tem como principal objetivo dotar os discentes de uma literacia visual através do conhecimento, compreensão e expressão tecnológica no campo do design gráfico, mais especificamente, na área do design editorial. 

    A estrutura curricular introduz elementos da linguagem visual, aspetos técnicos e metodologias no tratamento e manipulação de imagens digitais e paginação, indispensáveis para uma utilização integrada e criativa no desenvolvimento de registos de comunicação visual.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Noções básicas de design: Tipografia: famílias, estrutura, desenho, legibilidade. Composição: grelhas de apoio, hierarquia de informação. Sistemas de cor. Tipos e formatos de imagem. Metodologia de projeto.

    Paginação de uma revista e composição de páginas de publicidade com recurso aos softwares lecionados:

    • Adobe Indesign: planificação de documentos, ferramentas. Guias e Colunas. Página mestre e páginas do documento. Cores para o documento. Numeração de página. Organização do trabalho em camadas. Caracterização de texto. Estilo de carácter e parágrafo. Importação de imagens. Criação de contorno. Compilação de elementos que compõem o documento.
    • Adobe Photoshop: ambiente de trabalho, menus, novo documento, canvas, camadas. Ferramentas de seleção, enquadramento e cor. Máscaras. Elementos de formas vetoriais, estilos de camadas. Texto, cor, correção de cor, correção de imagem, filtros, efeitos.

    Apresentação pública.

  • Objetivos

    Objetivos

    A Unidade Curricular pretende fornecer aos discentes os princípios técnicos e conceptuais essenciais a um projeto de comunicação visual, nomeadamente ao nível da composição de imagem, tipografia e paginação.

    Estes princípios visam servir dois objetivos principais: uma apresentação de projeto coerente e equilibrada e um entendimento dos processos envolvidos na área da comunicação visual que permita um diálogo correto com os profissionais da área.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    • Aprendizagem baseada em exercícios práticos realizados em aula.
    • Solidificação da aprendizagem através da elaboração de projetos práticos, de forma a incentivar os alunos a trabalhar em projetos possíveis de encontrar no mundo real.
    • Análise crítica de projetos já existentes para a consolidação e aplicação dos princípios do design gráfico, mais concretamente, de design editorial.
    • Projetos elaborados em grupo (redações), de forma a fomentar a colaboração e partilha de conhecimentos, a inter-ajuda, o desenvolvimento de habilidades sociais e a consolidação da aprendizagem.
    • Promoção da criatividade através do acompanhamento e orientação do projeto nas suas diferentes fases. 
    • Interdisciplinaridade com as Unidades Curriculares Géneros Jornalísticos e Fotojornalismo.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Ambrose, G. & Harris, P. (2011). Layout (2nd ed.). Lausanne: AVA Publishing SA.
    • Caldwell, C. & Zappaterra, Y. (2014). Design editorial. São Paulo: Editorial Gustavo Gili, SL
    • Galer, M & Andrews, P. (2014). Photoshop CC: Essential Skills: A guide to creative image editing. Burlington: Focal Press.
    • Gordon, B., Gordon, M. (2003). O Guia completo do design gráfico digital. Lisboa: Livros e Livros.
INSCRIÇÃO AVULSO
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