filmeu

Disciplina Metodologias de Análise de Imagem

  • Apresentação

    Apresentação

    A actual sobreexposição às imagens nem sempre nos autoriza um olhar atento sobre a sua dimensão cultural e mediaticamente construída, dando muitas vezes lugar a uma percepção que naturaliza as imagens e as suas estratégias comunicacionais. Esta unidade curricular debruça-se sobre os diversos «enquadramentos» a que as imagens são sujeitas, considerando a sua importância para a recepção visual , designadamente para os actos de interpretação.

     

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Imagem e representação                                   

          1.1.       A imagem enquanto signo;

          1.2.       A constituição do signo em F. Saussure e em C.S. Peirce;

          1.3.       O ícone, o índice e o símbolo;                                                           

    2. A interpretação visual

         2.1.      Denotação versus conotação;     

         2.2.      Os códigos visuais e as «revoluções do olhar»: marcos na história das artes plásticas; 

         2.3.      Elementos formais e saberes técnicos; iconografia e iconologia, segundo E. Panofsky;

         2.4.       A retórica das imagens.                                                                     

    3. Imagem e Cultura

         3.1       A imagem e a visão na cultura ocidental;               

          3.2.      Imagem, técnica e novos desafios;                           

          3.3.      A crença no fotográfico: «fotografia e verdade» versus a imagem de síntese criada pela «inteligência artificial».

  • Objetivos

    Objetivos

    Compreensão dos principais programas em torno dos quais gravita a visualidade moderna. Aquisição de competências para apreensão da medialidade em que se inscreve o actual funcionamento das imagens. Conhecimento dos mecanismos de interpretação visual e da programação retórica das imagens, designadamente da pintura, do  fotojornalismo e da publicidade

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Além do amplo uso das valências da plataforma moodle, conduzem-se exercícios práticos colectivos para reforço da aprendizagem. Faz-se um uso crítico e formativo de ferramentas de machine learning generativo, como o ChatGPT e introduzem-se saberes para domínio de plataformas de inteligência artificial generativa no domínio das imagens.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BARTHES, Roland (1984), «Retórica da imagem» em O óbvio e o obtuso. Lisboa: Edições 70

    FISKE, John (1993). Introdução ao Estudo da Comunicação. Porto: Edições ASA

    GERVEREAU, Laurent (2007). Ver, compreender, analisar as imagens. Lisboa: Edições 70

    JOLY, Martine (1999). Introdução à análise de imagem. Lisboa: Edições 70

    JOLY, Martine (2003). A imagem e a sua interpretação. Lisboa: Edições 70

    JOLY, Martine (2005). A imagem e os signos. Lisboa: Edições 70

    PANOFSKY, Erwin (1989). O Significado nas Artes Visuais. Lisboa: Editorial Presença.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios