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Disciplina Métodos de Investigação em Criminologia

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular destina-se à abordagem dos métodos e das técnicas associadas à metodologia em criminologia.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Introdução à investigação científica (IC) em Criminologia. Lógica da investigação científica.
    Conceitos básicos e processo de investigação. Investigação quantitativa em Criminologia.
    Desenhos de investigação: transversal; longitudinal; experimental; análise de séries temporais. Métodos quantitativos de recolha de dados.
    Métodos de inquérito: escalas de medida. Sondagens (tipos, características e limites).
    Aspetos-chave na construção e aplicação de questionários Uso de estatísticas oficiais. Amostragem.
    Fidelidade, validade e generalização.
    Investigação qualitativa em Criminologia Princípios e desenho de investigação Acesso ao terreno. Amostragem.
    Técnicas de recolha de dados. Análise Documental.
    Entrevistas Semiestruturadas e Histórias de Vida; Grupos Focais. Observação.
    Ética na investigação em Criminologia Perspetiva histórica. Consentimento informado.
    Investigação com populações especialmente vulneráveis.

     

  • Objetivos

    Objetivos

    A UC pretende iniciar os alunos à investigação científica em Criminologia, introduzindo-os ao processo de investigação e às metodologias quantitativas e qualitativas, a aprofundar noutras UC. Procura-se familiarizá-los com a literatura científica e outros recursos relevantes, desenvolvendo competências de leitura e de compreensão de estudos quantitativos e qualitativos. Espera-se que os alunos compreendam a lógica e processo da investigação científica e conheçam os procedimentos centrais da aplicação das metodologias empíricas, designadamente os desenhos de investigação, estratégias de amostragem e métodos de recolha de dados utilizados em Criminologia; simultaneamente, deverão estar capacitados para a análise de estudos, compreendendo as suas principais componentes.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia é inovadora porque permite aos alunos a escolha do caso de estudo que pretendem analisar e apresentar aos colegas.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bachman, R. D. & Schutt, R. K. (2016). The practice of research in criminology and criminal justice. Thousand Oaks: Sage Publications
    Burgess, R. G. (1997). A pesquisa de terreno: Uma introdução. Oeiras: Celta Editora.
    Charmaz, K. (2009). A construção da teoria fundamentada: Guia prático para análise qualitativa. Porto Alegre: Artmed. Hagan, F.E. (2006). Research methods in criminal justice and criminology. Boston: Allyn and Bacon.
    King, R.D. and Wincup, E. (eds.) (2008). Doing Research on Crime and Justice. Oxford: Oxford University Press. Piquero, A.R., & Weisburd, D. (2010). Handbook of quantitative criminology. New York: Springer.

     

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