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Disciplina Técnicas de Comunicação Escrita e Oral em Contexto Forense

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC tem por objectivo fomentar nos estudantes a necessidade de conhecimento e compreensão sobre os principais conceitos forenses, em especial no que diz respeito às técnicas de expressão escrita e oral no trabalho de um criminólogo. Pretende ainda iniciar os alunos na análise e reflexão dos constructos presentes na prática profissional, bem como os princípios e regras subjacentes de comunicação, impulsionando um trabalho de rigor e de adequação às situações formais de comunicação, especificamente em contexto forense.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    PARTE I EXPRESSÃO ORAL

    A arquitetura de um discurso Competência fónica: voz, dicção e articulação

    Competência prosódica: ritmo, entoação e ênfase

    Competência lexical: riqueza, variação e adequação do vocabulário

    Competência sintática: regras sintáticas e uso de articuladores do discurso

    Competência pragmática: Coesão e coerência do discurso Modalizadores lexicais e operadores argumentativos

    Princípios da cortesia linguística

    Competência extralinguística: linguagem facial e corporal

    PARTE II EXPRESSÃO ESCRITA

    Intenções e tipos de texto (CV, carta formal, relatório, reclamação, artigo científico)

    Competência lexical: riqueza, variação e adequação do vocabulário

    Competência sintática: regras sintáticas e uso de articuladores do discurso

    Competência pragmática: Etiqueta e formalidades linguísticas

    Uso de fórmulas de tratamento profissional

    Ortografia e Pontuação (especial tónica no uso da vírgula)

  • Objetivos

    Objetivos

    Esta unidade curricular providencia técnicas de expressão escrita e oral adequadas às exigências de situações formais de comunicação, especificamente em contexto forense, para que os alunos possam comunicar com clareza, rigor e correção linguística, de forma a elevar as suas mensagens a um nível de excelência.
    Após a frequência nesta unidade, os alunos deverão:
    - Comunicar com clareza, rigor e correção linguística;
    - Dominar as diferentes componentes da língua portuguesa: a fonética, a sintaxe, o léxico e a pragmática;
    - Dominar as regras de ortografia e de pontuação;
    - Aperfeiçoar competências de comunicação, direcionadas para a clareza e eficácia da mensagem;
    - Saber adequar a comunicação a diferentes contextos e públicos;
    - Conhecer a especificidade de diversos tipos de texto, de forma a promover a versatilidade na comunicação escrita

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias de ensino assentarão nas seguintes estratégias: realização de atividades de sensibilização e diagnóstico resolução de dúvidas linguísticas e eliminação de erros de expressão oral e escrita; esclarecimento sobre técnicas relevantes para aperfeiçoar a expressão oral e escrita; realização de atividades de expressão oral e escrita para consolidação e prática das técnicas e conhecimentos adquiridos. A avaliação da unidade curricular resultará da frequência (100%)

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • FERNANDES, Cidália (2004). Argumentar é Fácil. Lisboa: Plátano
    • CARNEGIE, Dale (2011). Como fazer amigos e influenciar pessoas. Lisboa: Lua de Papel
    • CIALDINI, Robert (2019). Influência. A Psicologia da persuasão. Lisboa: Sinais de Fogo
    • CURY, Augusto (2018). Gestão da Emoção. Lisboa: Pergaminho
    • ESTRELA, Edite, M. Almira Soares E M. José Leitão (2010). Dicionário de dúvidas, dificuldades e subtilezas da língua portuguesa. Lisboa: D. Quixote
    • GARNER, Bryan A. (2018). Escrita Empresarial. Lisboa: Conjuntura Actual Editora
    • PROVOST, Gary (2017). Cem maneiras de melhorar a escrita. Lisboa: Guerra & Paz Editores
    • TAVARES, Sandra Duarte (2019). Comunicar com Sucesso. Lisboa: A Oficina do Livro
    • TAVARES, Sandra Duarte (2016). Falar bem, Escrever melhor - Dicas úteis e exemplos claros para um uso eficaz da Língua Portuguesa. Lisboa: A Esfera dos Livro
    • TAVARES, Sandra Duarte (2015). 500 erros mais comuns da Língua Portuguesa. Lisboa: A Esfera dos Livros

     

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