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Apresentação
Apresentação
Esta UC tem por objectivo fomentar nos estudantes a necessidade de conhecimento e compreensão sobre os principais conceitos forenses, em especial no que diz respeito às técnicas de expressão escrita e oral no trabalho de um criminólogo. Pretende ainda iniciar os alunos na análise e reflexão dos constructos presentes na prática profissional, bem como os princípios e regras subjacentes de comunicação, impulsionando um trabalho de rigor e de adequação às situações formais de comunicação, especificamente em contexto forense.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6358-23382
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
PARTE I EXPRESSÃO ORAL
A arquitetura de um discurso Competência fónica: voz, dicção e articulação
Competência prosódica: ritmo, entoação e ênfase
Competência lexical: riqueza, variação e adequação do vocabulário
Competência sintática: regras sintáticas e uso de articuladores do discurso
Competência pragmática: Coesão e coerência do discurso Modalizadores lexicais e operadores argumentativos
Princípios da cortesia linguística
Competência extralinguística: linguagem facial e corporal
PARTE II EXPRESSÃO ESCRITA
Intenções e tipos de texto (CV, carta formal, relatório, reclamação, artigo científico)
Competência lexical: riqueza, variação e adequação do vocabulário
Competência sintática: regras sintáticas e uso de articuladores do discurso
Competência pragmática: Etiqueta e formalidades linguísticas
Uso de fórmulas de tratamento profissional
Ortografia e Pontuação (especial tónica no uso da vírgula)
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Objetivos
Objetivos
Esta unidade curricular providencia técnicas de expressão escrita e oral adequadas às exigências de situações formais de comunicação, especificamente em contexto forense, para que os alunos possam comunicar com clareza, rigor e correção linguística, de forma a elevar as suas mensagens a um nível de excelência.
Após a frequência nesta unidade, os alunos deverão:
- Comunicar com clareza, rigor e correção linguística;
- Dominar as diferentes componentes da língua portuguesa: a fonética, a sintaxe, o léxico e a pragmática;
- Dominar as regras de ortografia e de pontuação;
- Aperfeiçoar competências de comunicação, direcionadas para a clareza e eficácia da mensagem;
- Saber adequar a comunicação a diferentes contextos e públicos;
- Conhecer a especificidade de diversos tipos de texto, de forma a promover a versatilidade na comunicação escrita
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias de ensino assentarão nas seguintes estratégias: realização de atividades de sensibilização e diagnóstico resolução de dúvidas linguísticas e eliminação de erros de expressão oral e escrita; esclarecimento sobre técnicas relevantes para aperfeiçoar a expressão oral e escrita; realização de atividades de expressão oral e escrita para consolidação e prática das técnicas e conhecimentos adquiridos. A avaliação da unidade curricular resultará da frequência (100%)
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- FERNANDES, Cidália (2004). Argumentar é Fácil. Lisboa: Plátano
- CARNEGIE, Dale (2011). Como fazer amigos e influenciar pessoas. Lisboa: Lua de Papel
- CIALDINI, Robert (2019). Influência. A Psicologia da persuasão. Lisboa: Sinais de Fogo
- CURY, Augusto (2018). Gestão da Emoção. Lisboa: Pergaminho
- ESTRELA, Edite, M. Almira Soares E M. José Leitão (2010). Dicionário de dúvidas, dificuldades e subtilezas da língua portuguesa. Lisboa: D. Quixote
- GARNER, Bryan A. (2018). Escrita Empresarial. Lisboa: Conjuntura Actual Editora
- PROVOST, Gary (2017). Cem maneiras de melhorar a escrita. Lisboa: Guerra & Paz Editores
- TAVARES, Sandra Duarte (2019). Comunicar com Sucesso. Lisboa: A Oficina do Livro
- TAVARES, Sandra Duarte (2016). Falar bem, Escrever melhor - Dicas úteis e exemplos claros para um uso eficaz da Língua Portuguesa. Lisboa: A Esfera dos Livro
- TAVARES, Sandra Duarte (2015). 500 erros mais comuns da Língua Portuguesa. Lisboa: A Esfera dos Livros
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não