filmeu

Disciplina Técnicas de Comunicação Escrita e Oral em Contexto Forense

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC tem por objectivo fomentar nos estudantes a necessidade de conhecimento e compreensão sobre os principais conceitos forenses, em especial no que diz respeito às técnicas de expressão escrita e oral no trabalho de um criminólogo. Pretende ainda iniciar os alunos na análise e reflexão dos constructos presentes na prática profissional, bem como os princípios e regras subjacentes de comunicação, impulsionando um trabalho de rigor e de adequação às situações formais de comunicação, especificamente em contexto forense

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    PARTE I EXPRESSÃO ORAL

    A arquitetura de um discurso Competência fónica: voz, dicção e articulação

    Competência prosódica: ritmo, entoação e ênfase

    Competência lexical: riqueza, variação e adequação do vocabulário

    Competência sintática: regras sintáticas e uso de articuladores do discurso

    Competência pragmática: Coesão e coerência do discurso

    Modalizadores lexicais e operadores argumentativos

    Princípios da cortesia linguística

    Competência extralinguística: linguagem facial e corporal

    PARTE II EXPRESSÃO ESCRITA

    Intenções e tipos de texto (CV, carta formal, relatório, reclamação, artigo científico)

    Competência lexical: riqueza, variação e adequação do vocabulário

    Competência sintática: regras sintáticas e uso de articuladores do discurso

    Competência pragmática: Etiqueta e formalidades linguísticas

    Uso de fórmulas de tratamento profissional Ortografia e Pontuação (especial tónica no uso da vírgula)

  • Objetivos

    Objetivos

    Esta unidade curricular providencia técnicas de expressão escrita e oral adequadas às exigências de situações formais de comunicação, especificamente em contexto forense, para que os alunos possam comunicar com clareza, rigor e correção linguística, de forma a elevar as suas mensagens a um nível de excelência.

    Após a frequência nesta unidade, os alunos deverão:

    Comunicar com clareza, rigor e correção linguística;

    Dominar as diferentes componentes da língua portuguesa: a fonética, a sintaxe, o léxico e a pragmática;

    Dominar as regras de ortografia e de pontuação;

    Aperfeiçoar competências de comunicação, direcionadas para a clareza e eficácia da mensagem;

    Saber adequar a comunicação a diferentes contextos e públicos;

    Conhecer a especificidade de diversos tipos de texto, de forma a promover a versatilidade na comunicação escrita

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias de ensino assentarão nas seguintes estratégias: realização de atividades de sensibilização e diagnóstico resolução de dúvidas linguísticas e eliminação de erros de expressão oral e escrita; esclarecimento sobre técnicas relevantes para aperfeiçoar a expressão oral e escrita; realização de atividades de expressão oral e escrita para consolidação e prática das técnicas e conhecimentos adquiridos. A avaliação da unidade curricular resultará da frequência (100%)

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • FERNANDES, Cidália (2004). Argumentar é Fácil. Lisboa: Plátano
    • CARNEGIE, Dale (2011). Como fazer amigos e influenciar pessoas. Lisboa: Lua de Papel
    • CIALDINI, Robert (2019). Influência. A Psicologia da persuasão. Lisboa: Sinais de Fogo
    • CURY, Augusto (2018). Gestão da Emoção. Lisboa: Pergaminho
    • ESTRELA, Edite, M. Almira Soares E M. José Leitão (2010). Dicionário de dúvidas, dificuldades e subtilezas da língua portuguesa. Lisboa: D. Quixote
    • GARNER, Bryan A. (2018). Escrita Empresarial. Lisboa: Conjuntura Actual Editora
    • PROVOST, Gary (2017). Cem maneiras de melhorar a escrita. Lisboa: Guerra & Paz Editores
    • TAVARES, Sandra Duarte (2019). Comunicar com Sucesso. Lisboa: A Oficina do Livro
    • TAVARES, Sandra Duarte (2016). Falar bem, Escrever melhor - Dicas úteis e exemplos claros para um uso eficaz da Língua Portuguesa. Lisboa: A Esfera dos Livro TAVARES, Sandra Duarte (2015). 500 erros mais comuns da Língua Portuguesa. Lisboa: A Esfera dos Livros
INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios