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Disciplina Seminário de Temas Criminológicos III

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta uc, tal como as uc homónimas I e II, intenta levar aos alunos os conhecimentos complementares imprescindíveis à formação integral para o exercício da atividade profissional de criminólogo.

    Acentua-se o caráter prático, assente, novamente, na lecionação por especialistas com trabalho no terreno e ligação a instâncias públicas.

     

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A. CRIMES SEXUAIS Enquadramento legal. Crimes contra liberdade sexual e autodeterminação sexual. Crimes conexos. Contextos de agressão e segmentos mais vulneráveis à vitimação. Vítimas adultas e crianças. Crimes dentro e fora da família. Pedofilia e gerontofilia. Caraterísticas dos agressores e ecologia do crime; redes sociais. Vítimas: caraterização e riscos. Denúncia; casos de silêncio: sofrimento - consequências. Culpabilização da vítima e fidelidade com o agressor. Securizar vítimas. Casos clínicos e forenses.

    B. CONSTRUÇÃO DE RELATÓRIOS Enquadramento. Captação do caso via processo. Contactos do criminólogo com advogado e psicólogo forense. Questões relevantes. Coordenadas do relatório: identificação do processo, sujeito, pedido: resposta apenas ao solicitado. Análise criminológica do caso. Conhecer o sujeito: personalidade e comportamento. Cooperação com técnicos de saúde mental. Descrição da relação sujeito-caso. Impacto criminológico. Formalismo de redação. Defesa. Role-play

  • Objetivos

    Objetivos

    Esta UC é a terceira unidade do Seminário de Temas Criminológicos (STC), continuando a traça assinalada nos antecedentes semestres. Mantêm-se os objetivos e o método de ensino, e espera-se que, nesta fase final da licenciatura, os estudantes manifestem maior destreza a lidar com os temas e, sobretudo, que estejam mais estimulados para as leituras, a reflexão e o debate. Trata-se de um ateliê de aproximação às práticas profissionais, que encerra o 1º ciclo e pretende dotar os alunos de competências para enfrentarem os desafios da pós-licenciatura. Os módulos desta edição do STC são: Crimes Sexuais; e Construção de Relatórios.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia de ensino e de avaliação basear-se-ão na exposição por parte dos docentes e debate com os estudantes.

    Os estudantes devem participar em três atividades extracurriculares organizadas pela Universidade ou curso, indicadas pelos professores.

    A classificação final corresponderá a:

    Presença em três sessões indicadas pelos docentes e elaboração de relatório sobre cada uma - 50%;

    Frequência abrangendo todos os módulos - 50%

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Barus-Michel, J. (2007). Inceste et pédophilie, quelle jouissance, quel interdit? In Nouvelle revue de psychosociologie, nº 3, 209-223

    Brito, B. (s/d). Manual CARE. Lisboa: APAV

    Konvalina-Simas, T. (2016). “Profiling” criminal. Lisboa: Rei dos Livros

    Konvalina-Simas, T. (2017). Criminologia Forense. Lisboa: Rei dos Livros

    Lopes, J. M., & Milheiro, T. C. (2019). Crimes sexuais - Análise substantiva e processual. Coimbra: Almedina

     

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