filmeu

Disciplina Motion Design

  • Apresentação

    Apresentação

    O Motion Design trata do cruzamento dos conhecimentos e princípios relativos ao design gráfico no contexto cinemático: filmes, vídeos, som ou qualquer outro medium que relacione o tempo e a informação visual, através do uso de diversas técnicas de animação (analógicas ou digitais).
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Breve análise histórica e contexto dos genéricos na tradição do cinema e audiovisual. Análise de projectos/obras de referência de diversos autores de design, motion e animação. 2. Noções de design gráfico aplicado a motion design: - Tipografia vs Lettering; família tipográfica, tipos composição visual com recurso a tipografia. 3. Exercícios de Cor e Composição: - Manipulação de formas e espaços através de cor (temperatura, ambiência, percepção espacial, efeitos ópticos). - Ciclo cromático e Triângulo das cores; Cores complementares; Percepção e cor. 4. Componente prática em Adobe After Effects aplicada a animação e motion graphics. Animação em planos 2D e espaço 3D, com recurso a processos de tracking. 5. Animação: Aplicação de 6 dos 12 princípios de animação aplicados a motion design (Squash and Stretch, Slow in Slow out, Arcs, Exaggeration, e Pose to Pose)
  • Objetivos

    Objetivos

    Dotar os alunos de: - Conhecimentos e estratégias técnicas, estéticas e conceptuais, que os tornem capazes de criar projectos inovadores de animação e composição gráfica. - Perspicácia, destreza técnica e criatividade, na idealização e criação dos diversos projectos a desenvolver combinando os diversos elementos de composição de forma equilibrada, com ritmo, através de uma sequência lógica de animação. Realização de 2 projectos a desenvolver individualmente e em grupo: - Kinetic typography: Construção de um vídeo de curta duração que apresente os melhores onde o actor principal é a tipografia - Vídeo infográfico: Criação de um vídeo onde se explica, através da linguagem do Motion Design, um determinado conteúdo narrativo desenvolvido pelos alunos.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Propõe-se um A prendizagem Baseada em Problemas (ABP) centrada no aluno que envolve grupos de alunos que trabalham em conjunto para resolver um problema do mundo real. O s alunos são incentivados a compreender conceitos através de competências de resolução de problemas. O s alunos terão a oportunidade de desenvolverem competências relacionadas com o trabalho em equipa, a gestão de projectos, a comunicação oral e escrita, a autoconsciência e a avaliação de processos de grupo, o pensamento crítico e a análise, a explicação de conceitos, a aprendizagem autodirigida, a aplicação do conteúdo da unidade curricular a exemplos do mundo real, a investigação e a literacia da informação e a resolução de problemas entre disciplinas.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    MOTION BLUR, The OneDotZero Book, Laurence King Publishers; Pap/DVD edition, Novembro, 2007 Pause: 59 Minutes of Motion Graphics, Universe Publishing, Maio, 2000 Not Teflon: MTV Design & Pop Promo's, Universe Publishing, Janeiro, 2004 On Air: The Visual Messages and Global Language of MTV, Die Gestalten Verlag; Har/Dvdr edition, Setembro, 2005 Motion by Design, Laurence King; Har/DVD edition, Fevereiro, 2007 The After Effects Illusionist: All the Effects in One Complete Guide, Focal Press; Pap/Cdr edition, Fevereiro, 2009
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios