-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular “Tendências” desenvolve-se no contexto das causas e dos efeitos no âmbito da percepção de tendências, entendidos como fenómeno intrínseco á sua criação e percepção. Causas e efeitos que se movem numa perspetiva interna (endógenas), ou externa (exógenas) às organizações, aos produtos, á comunicação,…entre outros. Efeitos imprevisíveis ou previsíveis numa perspetiva de macro ou micro tendências, que condicionam comportamentos e definem perfis de consumidor. Estilos de vida cada vez mais flexíveis e imprevisíveis que se refletem no “espaço” que se deve adaptar ou alterar em conformidade. Um rasto permanente de dados digitais possibilita de “certo modo” uma imagem detalhada das pessoas numa perspetiva retrospetiva e perspetiva, que devem ser considerados nos processos criativos do design.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP729-25396
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Macro e Micro Tendências. Algoritmos.
- Perfis de Comportamento, e Perfis de Consumo.
- Horizontes Visíveis, e Horizontes Invisíveis.
- Correlações Positivas, e Correlações Negativas.
- Formas, Cores, Texturas e Materiais no contexto de tendências.
- Tendências Intrínsecas, (Visíveis), e Tendências Extrínsecas, (Invisíveis).
-
Objetivos
Objetivos
A Unidade Curricular “Tendências” objetiva práticas de compreensão, Identificação e caraterização de tendências e dos elementos geradores que geram e antecedem resultados. Considerando ações de projeto de design enquadradas em perspetivas de “Transformação”, quando uma tendência representa uma alteração ou uma modificação que dá lugar a novas “formas”, uma Metamorfose. Ou perspetivas de “Transição”, quando uma tendência representa apenas um estado intermédio, uma mudança de uma condição para outra, um trajeto. Desenvolvimento de TrendBooks caracterizados por elementos numa relação de sincronia e diacronia, como formas, cores, texturas, materiais, e proporções, para diferentes universos de intervenção do design.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
No contexto de metodologias inovadoras, esta unidade curricular, objetiva recuperar o gesto e o fazer em sala de aula, numa dimensão prática que recupera a dimensão física do output dos exercícios e dos temas.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Em atualização.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim