filmeu

Disciplina Laboratório de Design

  • Apresentação

    Apresentação

    • Utilização criativa, contínua e plena da Metodologia Projetual como ferramenta fundamental para o exercício da profissão de Designer de Comunicação.

    • Capacidade de integração com o universo pragmático da profissão.

    • Definir, fundamentar, desenvolver e concretizar uma proposta de projecto na produção de uma solução real.

    • Optimização das soluções relacionadas com as diferentes áreas de intervenção das vertentes formal, funcional e comunicacional do Design, com base no tipo de informação, tipo de cliente, relação do utilizador com o meio e o suporte, contextos de utilização, e estudos de comportamento, marketing.

    • Conhecimento das características técnicas do projecto.

    • Domínio, compreensão e aplicação correcta dos conceitos, da terminologia, dos processos metodológicos, projetuais e de produção do Design de Comunicação, materiais, custos.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    O 3º ano da Licenciatura em Design de Comunicação, como último ano do curso superior da formação em design, tem como objectivo a completa integração do aluno na profissão e o claro entendimento das solicitações do mercado de trabalho.

    Neste sentido, procurar-se-à uma aproximação do aluno ao mercado de trabalho através da realização de projetos de design para clientes reais, sob a orientação do professor.

    Os conteúdos dividem-se em 4 blocos relacionados com a cronologia do desenvolvimento do projeto:  Definição do problema; Idealização — estudo de formas de abordagem ao projeto; Prototipagem;  Apresentação/implementação.

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Formar designers que possam dar resposta às solicitações dos diferentes organismos institucionais, públicos ou privados, na área do Design.

    Promover uma prática do design socialmente consciente, visando a sustentabilidade e a resposta a necessidades humanas

    Explorar e articular metodologias e ferramentas do design em projetos reais orientados para necessidades específicas

    O plano de formação valoriza o raciocínio crítico e o pensamento sistémico; a experimentação e a resolução dinâmica de problemas pela identificação, formulação e resolução metodológica destes; a criatividade e a curiosidade intelectual na procura de soluções inovadoras; o desenvolvimento de competências interpessoais e de colaboração de modo a promover o intercâmbio de ideias e a partilha de ideais. No decorrer do semestre promove-se a aproximação do aluno à realidade profissional.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A UC é de caráter laboratorial podendo os estudantes realizar o projeto individualmente ou em grupo. No início do semestre é feita uma apresentação da instituição parceira e proposta de projeto.

    É definida uma metodologia de trabalho dividida em 4 fases (definição do problema, idealização, prototipagem, apresentação/implementação) e estabelecida uma calendarização para conclusão destas fases. As fases de projeto são sujeitas a apresentações intercalares.

    Um número de faltas superior a 30% do total das horas letivas implica a reprovação na cadeira (à exceção de alunos militares e com o estatuto de trabalhador estudante).

    Atendendo ao carácter eminentemente laboratorial desta Unidade Curricular, é obrigatório o acompanhamento em Avaliação Contínua, não existindo Exame de recurso.

     

     

     

     

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    ALESINA, I., Lupton, Ellen (2010). Exploring Materials. Creative design for everyday objects. Nova York: Princeton Architectural Press.¿BRINGHURST, Robert (2003). The Elements of Typographic Style. Hartley & Marks.

    HUNT, Jamer e Davis, Meredith (2017). Visual Communication Design. Bloomsbury Publishing

    JONES, J. Cristopher (1970). Design methods. Seeds of human futures.

    LUPTON, Ellen (2004). Thinking With Type. Princeton Architectural Press.

    LUPTON, Ellen (2012). Novos Fundamentos do Design. Cosac & Naify

    LUPTON, Ellen (2010). Intuição, Ação e Criação. Graphic Design Thinking. Gustavo Gili

    LUPTON, Ellen e Philips, Jennifer Cole (2015). Graphic Design: the new basics. Princeton Architectural Press.

    MÜLLER-BROCKMANN, Joseph (1996). The Grid System. Niggli.

    ROCHA, Carlos (2000). Plasticidade do papel e design. Pátano Editora

    SPICKERMANN, Eric; & Ginger (2003). Stop Stealing Sheep & Find Out How Type Works.

    STRADA, Sylvie (2012). Logobook. Index Book.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios