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Apresentação
Apresentação
O Direito do Consumo é uma disciplina que visa proporcionar aos estudantes uma compreensão sistemática do quadro jurídico aplicável às relações entre consumidores e profissionais, tanto a nível nacional como europeu. A unidade curricular analisa os principais instrumentos legislativos em matéria de defesa do consumidor, com destaque para o regime das cláusulas contratuais gerais, contratos de consumo, práticas comerciais desleais, responsabilidade por produtos defeituosos e mecanismos de resolução alternativa de litígios. Através de uma abordagem teórico-prática, procura-se preparar os estudantes para identificar, interpretar e aplicar normas de proteção do consumidor em diferentes contextos contratuais e de mercado.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT500-11933
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Teoria Geral do Direito do Consumo e a formação do contrato de consumo. Os elementos estruturantes do contrato de consumo. Os direitos dos consumidores. O Direito ao Arrependimento. A proposta seguida de aceitação e os requisitos da proposta e do convite para contratar. Os Princípios Constitucionais no âmbito do Direito do Consumo. O Princípio da Boa Fé como critério orientador no cumprimento da formação e execução do contrato de consumo. As Cláusulas Contratuais Gerais, seu regime jurídico e âmbito de aplicação. A sua conexão com o contrato de consumo. Práticas comerciais desleais, respetivo conteúdo da cláusula geral e caracterização jurídico das práticas comerciais enganosas e práticas comerciais agressivas. Dos contratos de consumo em especial. Os contratos celebrados à distância e fora do estabelecimento comercial. O comércio eletrónico no âmbito do Direito do Consumo. Os meios alternativos de resolução de conflitos. Sua caracterização e regime jurídico.
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Objetivos
Objetivos
No final da unidade curricular, o estudante deve ser capaz de: Compreender os fundamentos históricos, económicos e jurídicos do Direito do Consumo, no contexto nacional e europeu. Identificar os principais instrumentos legislativos e institucionais de defesa do consumidor, incluindo normas nacionais, da União Europeia e internacionais. Analisar e interpretar contratos de consumo e práticas comerciais, reconhecendo cláusulas abusivas, práticas desleais e situações de desequilíbrio entre consumidor e profissional. Desenvolver competências práticas de argumentação, resolução de problemas jurídicos e elaboração de peças processuais ou pareceres em matéria de consumo.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
N/A
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Abrantes, José João, A Excepção do não cumprimento do contrato, 2.º edição, Editora Almedina, Coimbra, 2012. Alves, Paula Ribeiro, Contrato de seguro à distância - O contrato electrónico, Editora Almedina, Coimbra, 2009. Antunes, José A. Engrácia, Direito dos Contratos Comerciais. Editora Almedina, Coimbra, 2009. Carvalho, Jorge Morais, Manual de Direito do Consumo, Editora Almedina, Coimbra, 2020. Carvalho, Jorge Morais, Os contratos de consumo - reflexões sobre a autonomia privada no direito do consumo, Editora Almedina, Coimbra, 2012. Costa, Mário Júlio de Almeida, Direito das Obrigações, 12.º edição, Editora Almedina, Coimbra, 2009. Costa, Mário Júlio de Almeida, Síntese do regime jurídico vigente das cláusulas contratuais gerais, 2.º edição, Universidade Católica Editora, Lisboa, 1999.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não