filmeu

Disciplina Direito do Consumo

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Teoria Geral do Direito do Consumo e a formação do contrato de consumo. Os elementos estruturantes do contrato de consumo. Os direitos dos consumidores. O Direito ao Arrependimento. A proposta seguida de aceitação e os requisitos da proposta e do convite para contratar. Os Princípios Constitucionais no âmbito do Direito do Consumo. O
    Princípio da Boa Fé como critério orientador no cumprimento da formação e execução do contrato de consumo. As Cláusulas Contratuais Gerais, seu regime jurídico e âmbito de aplicação. A sua conexão com o contrato de consumo.
    Práticas comerciais desleais, respetivo conteúdo da cláusula geral e caracterização jurídico das práticas comerciais enganosas e práticas comerciais agressivas. Dos contratos de consumo em especial. Os contratos celebrados à distância e fora do estabelecimento comercial. O comércio eletrónico no âmbito do Direito do Consumo. Os meios alternativos de resolução de conflitos. Sua caracterização e regime jurídico.

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Os Direitos dos Consumidores. O Contrato de Consumo. As Cláusulas Contratuais Gerais. As práticas comerciais desleais. Os meios alternativos de resolução de conflitos.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Abrantes, José João, A Excepção do não cumprimento do contrato, 2.º edição, Editora Almedina, Coimbra, 2012.
    Alves, Paula Ribeiro, Contrato de seguro à distância - O contrato electrónico, Editora Almedina, Coimbra, 2009.
    Antunes, José A. Engrácia, Direito dos Contratos Comerciais. Editora Almedina, Coimbra, 2009.
    Carvalho, Jorge Morais, Manual de Direito do Consumo,  Editora Almedina, Coimbra, 2020.
    Carvalho, Jorge Morais, Os contratos de consumo - reflexões sobre a autonomia privada no direito do consumo, Editora Almedina, Coimbra, 2012.
    Costa, Mário Júlio de Almeida, Direito das Obrigações, 12.º edição, Editora Almedina, Coimbra, 2009.
    Costa, Mário Júlio de Almeida, Síntese do regime jurídico vigente das cláusulas contratuais gerais, 2.º edição,
    Universidade Católica Editora, Lisboa, 1999.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios