-
Apresentação
Apresentação
Modelos e Teorias de Crescimento Económico e seus determinantes
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT32-17117
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos Revisão da Identidade Contábil do Produto Interno Bruto em uma economia aberta e Evidências empíricas de crescimento (dados). A importância do Crecimento Econômico e o modelo neoclássio de Solow-Swan A importância do crescimento e uma Breve História da Teoria do Crescimento Moderna Estrutura Básica do Modelo Solow-Swan A Equação Fundamental do Modelo Solow-Swan O estado Estacionário Modelos de Crescimento Endógeno Insatisfação teórica com a teoria neoclássica O modelo AK Comportamento das famílias Comportamento das empresas Equilíbrio Modelo com Capital físico e humano Aplicação dos Conceitos de Crescimento económico vs. Desenvolvimento económico. Factos empíricos do crescimento económico Trabalho empírico em Crescimento Económico: Fontes de dados. Métodos de estimação de regressões de crescimento
-
Objetivos
Objetivos
Analisar a fundamentação teórica e avaliar a validação empírica dos diferentes modelos de crescimento endógeno e exógeno. Resolver e encontrar as soluções ou principais resultados no estado estacionários e na dinâmica transacional nos modelos de crescimento abordados nas aulas. Identificar as principais técnicas econométricas e base de dados usadas no trabalho empírico em crescimento económico
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os alunos devem frequentar as aulas de forma regular para aprender a formular a aplicar os principais modelos de crescimento económico endógeno e ou Exógeno. O ensino é realizado com base em aulas teórico-práticas, em que após a transmissão dos conteúdos teóricos os estudantes devem formular e propor potenciais extensões de modelos crescimento económico e posteriormente operacionalizar e validar a relação e ou as relações propostas com software econométrico. No decurso do semestre serão analisados artigos científicos, quer na formulação teórica de modelos de crescimento económico; assim como as abordagens empíricas associadas aos modelos teóricos propostos pelos autores dos artigos. Em resumo, estimular os alunos a praticar a leitura científica e também prática ao trabalhar estatísticas econômicas com práticas econométricas com a finalidade de validar as expansões dos modelos propostas pelos alunos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Barro, R. and X. Sala-i-Martin (2003), Economic Growth, 2nd Edition, MIT Press. Jones, C.I and Vollrath, D. (2013), Introduction to Economic Growth, 3rd Edition, Norton & Company Blanchard, O. J. (2024). Macroeconomics (9ª ed.). Pearson Education.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não