filmeu

Disciplina Microeconomia I

  • Apresentação

    Apresentação

    Nesta disciplina apresentam-se e discutem-se os instrumentos fundamentais de modelação do comportamento económico dos consumidores. 

    Pretende-se que os alunos desenvolvam as competências teóricas e analíticas necessárias à compreensão dos processos de decisão dos consumidores (famílias) quando estes adequam a utilização dos seus recursos escassos à satisfação de necessidades múltiplas. 

    O aluno deve adquirir os conhecimentos fundamentais no âmbito da teoria do consumidor, que permitam compreender o processo de decisão de consumidor e a construção da curva da procura. 

    Uma vez determinada a curva da procura, estuda-se o equilíbrio de mercado numa análise de estática comparada.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    0. ENQUADRAMENTO DO ESTUDO DA ECONOMIA 

    1. Mercado  

    1.1. A Procura e a oferta 

    1.2. Equilíbrio e análise de estática comparada 

    1.3. Eficiência  

    1.4. Elasticidades  

    1.4.1. Preço da procura 

    1.4.2. Rendimento 

    1.4.3. Cruzada 

    1.5. Excedente do consumidor e do produtor  

    2.TEORIA DO CONSUMIDOR. 

    2.1. O Consumidor racional 

    2.2. Restrição Orçamental 

    2.3. Preferências do consumidor 

    2.4. Função índice de utilidade  

    2.5. O Equilíbrio do Consumidor 

    2.6. A Curva da Procura ordinária 

    2.7. Preferências reveladas 

    2.8. A Curva da Procura Compensada 

    2.9. Excedente do Consumidor 

    2.10. Procura de mercado 

    2.11. Equilíbrio de mercado  

  • Objetivos

    Objetivos

    A disciplina concentra-se nos instrumentos fundamentais da análise microeconómica do comportamento dos consumidores. Neste sentido pretende-se que os alunos: 

    1. Compreendam o conceito de consumidor racional e os seus fundamentos 

    1. Apreendam o conceito de função de utilidade e de relação de preferências  

    1. Apreendam o conceito de escolha optima 

    1. Compreendam a construção da curva da procura e os fatores que a influenciam 

    1. Compreendem o funcionamento do mercado e o papel dos consumidores 

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Esta disciplina privilegia o ensino teórico-prático suportado em análise matemática e geométrica e aplicações numéricas dos modelos desenvolvidos. 

    A exposição teórica é acompanhada pela discussão de casos práticos e pelo desenvolvimento de aplicações numéricas que aumentem a sensibilidade dos alunos para os temas em análise. 

    Os alunos são incentivados a acompanhar a matéria lecionadas com a leitura dos textos de apoio, e procura-se que desenvolvam um sentido crítico de análise das realidades económicas em discussão. 

    Os alunos podem optar por um regime de avaliação contínua ou pela elaboração de uma prova escrita de exame. 

    A avaliação contínua integra dois momentos de avaliação: 4 exercícios a resolver no decurso das aulas e dois teste escrito, valorizando-se ainda a assiduidade dos alunos 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Varian, Hal (2010), Microeconomia Intermédia: Uma abordagem Moderna, 8th ed., Lisboa, Verlag Dashofer [Varian, Hal , “Intermediate microeconomics: A Modern Approach”, W W Norton & Co Incl] 

    Frank, Robert H. (2006), Microeconomia e comportamento, 6ª. ed., Lisboa: McGraw-Hill. [Frank, Robert , “Microeconomics and Behavior”, McGraw-Hill] 

    Mateus, Abel e Mateus Margarida (2001), “Microeconomia: teoria e aplicação I”, Verbo 

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios