filmeu

Disciplina Microeconomia II

  • Apresentação

    Apresentação

    A atividade económica desenvolve-se pela interação entre os agentes no mercado.

    Um economista deve compreender como é que um mercado funciona e quais os pontos de equilíbrio no curto e no longo prazo.

    Na disciplina de Microeconomia II desenvolvem-se os instrumentos fundamentais para compreender o comportamento das empresas nos diferentes ambientes de mercado.

    No início da disciplina desenvolve-se a teoria da empresa que permite compreender a decisão da produção e a construção das funções de custos.

    Num segundo momento, partindo das duas situações extremas, de Concorrência Perfeita e de Monopólio, pretende-se criar a base de raciocínio para a análise da atuação das empresas em qualquer estrutura de mercado.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. A empresa

    1.1. Produção

    1.1.1. Produção em Curto Prazo

    1.1.2. Produção em Longo Prazo

    1.2. Custos de produção

    1.2.1. Funções de Custos Período Longo

    1.2.2. Funções de Custos de produção em Período Curto

    1.3.3. Rendimentos à escala, economias internas e economias externas

    2. O MERCADO

    2.1. Concorrência Perfeita

    2.1.1. A Empresa no Mercado de Concorrência Perfeita

    2.1.2. A Indústria no Mercado de Concorrência Perfeita

    2.1.3. Excedentes: consumidor, produtor e social

    2.2.  Monopólio

    2.2.1. A Empresa no Mercado de Monopólio

    2.2.2. Estrutura de rendimento de uma empresa monopolista

    2.2.3. Equilíbrio do mercado de monopólio ¿ Curto prazo e longo prazo

    2.2.4. Poder de monopólio e a Perda social do monopólio

    2.2.5. Monopólios naturais

    2.2.6. Decisão de produção em centros de produção diferentes

    2.2.7. Discriminação de preços

    2.2.8. Monopsónio

  • Objetivos

    Objetivos

    Nesta disciplina apresenta-se e discute-se o comportamento das empresas em estruturas de mercado de concorrência perfeita e de monopólio.
    Pretende-se que os alunos desenvolvam as competências teóricas e analíticas necessárias à compreensão da forma como se organizam as empresas e os  mercados.
    Recorrendo ao conhecimento teórico e à intuição económica, pretende-se que ao alunos apreendam as diferentes estruturas teóricas do mercado, bem como a forma como se constrói a oferta de mercado e como as empresas decidem quando procuram maximizar o seu lucro em mercados em que não existem condicionantes estratégicas.
    O aluno deve compreender as características dos mercados concorrenciais e monopolistas, o comportamento das empresas quando esta procura maximizar o seu lucro nesta estrutura de mercado e o impacto sobre o bem-estar social destas duas formas extremas de organização económica dos mercados.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Esta disciplina privilegia o ensino teórico-prático suportado em análise matemática e geométrica e aplicações numéricas dos modelos desenvolvidos. 

    A exposição teórica é acompanhada pela discussão de casos práticos e pelo desenvolvimento de aplicações numéricas que aumentem a sensibilidade dos alunos para os temas em análise. 

    Os alunos são incentivados a acompanhar a matéria lecionadas com a leitura dos textos de apoio, e procura-se que desenvolvam um sentido crítico de análise das realidades económicas em discussão. 

    Os alunos podem optar por um regime de avaliação contínua ou pela elaboração de uma prova escrita de exame. 

    A avaliação contínua integra dois momentos de avaliação: 4 exercícios a resolver no decurso das aulas e dois teste escrito, valorizando-se ainda a assiduidade dos alunos 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Varian Hal (2010), Microeconomia Intermédia: Uma abordagem Moderna, 8th ed., Lisboa,

    Verlag Dashofer [Varian, Hal , "Intermediate microeconomics: A Modern Approach", W W Norton & Co Incl]
    Frank, Robert H. (2006), "Microeconomia e comportamento", 6ª. ed., Lisboa: McGraw-Hill. [Frank,
    Robert , "Microeconomics and Behavior", McGraw-Hill]
    Mateus, Abel e Mateus Margarida (2001), "Microeconomia: teoria e aplicação II", Verbo

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios