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Disciplina Macroeconomia II

  • Apresentação

    Apresentação

    A disciplina de Macroeconomia II tem como objectivo o estudo da macroeconomia a nível intermédio, preparando os alunos para a transposição dos conhecimentos teóricos obtidos para a análise da realidade económica, recorrendo-se ao estudo de casos e à realização de um seminário, em que as comunicações serão apresentadas pelos alunos, para melhor prossecução deste objectivo.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Programa da Disciplina

     

    1- Economia Aberta com Preços Fixos

    2 - Economia Aberta com Preços Flexíveis

    3- A Condução da Política Macroeconómica

    4 - Política de Estabilização

    5 - Interdependência Económica e Coordenação de Políticas

    6 –  O Crescimento Económico no longo prazo

    7 – O Modelo de Solow

    8 – O Modelo de Crescimento Endógeno

    9 – O Modelo de Ramsey-Cass-Koopmans

    10 – O Modelo de Diamond 

    11 – A Nova Teoria do Crescimento

     12 –    Estudo de Casos

    13 -     Seminário de Macroeconomia

     

  • Objetivos

    Objetivos

    A disciplina de Macroeconomia II apresenta alguns modelos de crescimento económico de longo prazo e faz a ligação entre a teoria económica e a realidade económica portuguesa e mundial, recorrendo-se ao estudo de casos. Assim, os alunos obtêm um conjunto de competências técnicas no campo da análise e definição de políticas macroeconómicas, enquadrando o seu conhecimento teórico na realidade global. 

    O trabalho de investigação conducente à apresentação de comunicação ao seminário representa uma experiência potencialmente enriquecedora para o aluno interessado, constituindo-se como uma oportunidade de realizar um trabalho focado na análise da evolução económica, fornecendo um palco para discussão com os seus pares. 

    O aluno deve ser capaz de avaliar criticamente argumentos económicos alternativos sobre problemas económicos contemporâneos, bem como conhecer as implicações teóricas no desenho da política económica.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Análise de notícias económicas semanais a realizar pelos alunos no inicio de cada aula, comentando os principais desenvolvimentos da economia global.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Mankiw, N. Gregory (2021), Macroeconomics, 10th edition, McGraw-Hill, New York

    Romer, D. (2001), Advanced Macroeconomics, McGraw Hill, New York

    Ahir, H (2021), Macroeconomic research in low-income countries : advances made in five key areas through a DFID-IMF collaboration, International Monetary Fund

    Babb NR and AK Detmeister (2017), ‘Nonlinearities in the Phillips Curve for the United States: Evidence Using Metropolitan Data’, Board of Governors of the Federal Reserve System Finance and Economics Discussion Series No 2017-070. 

    Ball L and NG Mankiw (1994), ‘Asymmetric Price Adjustment and Economic Fluctuations’, The Economic Journal, 104(423), pp 247–261. 

    Pescatori, A., D. sandri, and J. simon, (2013), “Debt and growth: is There a magic Threshold?” IMF working paper 

    Romer CD and J Bernstein (2009), ‘The Job Impact of the American Recovery and Reinvestment Plan’, Report, 9 January. 

     

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