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Disciplina Economia Europeia

  • Apresentação

    Apresentação

    A cadeira pretende que os alunos adquiram conhecimentos sobre o processo de integração europeia, a sua história e evolução, os seus fundamentos económicos teóricos e o seu impacto, nomeadamente para Portugal. Com base no conhecimento prévio em economia, pretende-se que os alunos compreendam a realidade europeia e analisem e discutam os seus principais desafios e oportunidades num contexto de globalização e alterações geopolíticas.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Apresentação

    1. Porquê estudar a economia europeia?

    2. Conhecer a União Europeia: História, Instituições, Legislação e Processo de decisão

     

    • História da UE e fases de integração europeia
    • Instituições e tomada de decisão
    • O orçamento da UE
    • Factos, desafios e prioridades

    3. O Mercado Único Europeu (MU)

    • Fundamentos económicos, barreiras e oportunidades
    • História e características do MU
    • Políticas subjacentes ao MU
    • Impacto do MU

    4. A União Económica e Monetária (UEM)

    • Breve revisão de economia monetária
    • Áreas monetárias ótimas
    • História e características da UEM
    • Política fiscal e Pacto de Estabilidade e Crescimento
    • Crise do Euro e União Bancária

    5. Coesão económica e social na UE

    6. A experiência de Portugal na UE e no Euro

    7. A UE no mundo: desafios atuais e futuros

    • Prioridades da UE 2019-2024
    • Globalização e competitividade
    • Outros desafios
  • Objetivos

    Objetivos

    Os alunos irão contactar com a realidade da União Europeia, conhecer o processo de integração europeia, compreender as principais características do mercado único e da união económica e monetária.

    No final da cadeira, os alunos devem poder:

    • Conhecer a história e o processo de integração europeia.
    • Conhecer o papel das instituições europeias, o processo de tomada de decisão e os diferentes tipos de legislação europeia.
    • Saber dados relevantes sobre a União Europeia e o seu orçamento.
    • Compreender a história, o racional e as características do mercado único europeu e da união económica e monetária.
    • Compreender a experiência portuguesa na União Europeia e no Euro.
    • Analisar as principais prioridades, desafios e oportunidades da União Europeia no atual contexto internacional.
    • Aplicar os conhecimentos na análise problemas práticos.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A cadeira combina métodos expositivos e ativos, que incluem a exposição aos alunos da história, racional e características da integração europeia, bem como a envolvência ativa dos alunos na preparação e apresentação em aula de um tópico relevante sobre a economia europeia. Os alunos terão oportunidade de ter uma experiência de investigação que termina na apresentação em aula, proporcionando-lhes potenciar a descoberta dos temas, retenção de conhecimentos e aplicação dos conceitos aprendidos a casos práticos. Adicionalmente, os estudantes terão de compreender artigos de economia, que exigem a utilização de conhecimentos obtidos durante a licenciatura, promovendo a capacidade de análise e discussão.  

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Baldwin, R. and C. Wyplosz, The Economics of European Integration, McGraw Hill

     

INSCRIÇÃO AVULSO
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