-
Apresentação
Apresentação
A UC Ginástica I enquadra-se no percurso formativo do estudante no 1º ciclo em Educação Física e Desporto, área científica Educação Física e Desporto. Disponibiliza competências essenciais de base e transversais ao desempenho profissional, tendo como áreas de atuação e domínios de intervenção, do conhecimento, descrição, interpretação, aplicação e execução com correção, com incidência em: elementos gímnicos de menor complexidade; enquadramento regulamentar; filosofia educacional e fundamentos da ginástica; estrutura de sessão de treino/aula de Ginástica para crianças e jovens em idade escolar; aquecimento, preparação especifica, progressões metodológicas de ensino e treino de capacidades Físicas; formas de intervenção do professor e capacidade de reconhecer e corrigir erros técnicos, segurança na prática.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT495-1-8645
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1-Bases e Fundamentos da Ginástica: Origens da ginástica, regulamentação e ajuizamento; Conceitos Gímnicos Básicos; Noções de Postura, Atitude, Segmentação Corporal; Definição das posições fundamentais, das direções fundamentais; Padrões do Movimento Gimnico; Movimentos Corporais Básicos e Ações Motoras Determinantes; Grupos de Elementos Técnicos, Destrezas Acrobáticas; Saltos; Pivots; Equilíbrios; Deslocamentos; Ondas; Balanços, Circundações e Oscilações. O Jogo como método de intervenção na atividade gímnica. CP2 - Execução de habilidades gímnicas básicas, sem erros-tipo, incluíndo equilíbrios de base, rotações, saltos gímnicos, elementos técnicos em grupo, exercícios de adaptação aos aparelhos da ginástica, fixos, moveis e portáteis; CP3 - Segurança e redução dos riscos na intervenção, Formas de ajuda.
-
Objetivos
Objetivos
O1.Compreender a atividade gímnica na sua globalidade incluindo, origens da ginástica, regulamentação, ajuizamento, conceitos básicos, aparelhos na ginástica e nomenclatura especifica nas áreas competitivas e não competitivas; O2.Adquirir e aplicar conhecimentos referentes às progressões metodológicas, incluindo conhecimentos sobre os padrões motores gímnicos, preparação física geral e específica, inerentes à prática da ginástica nas suas diversas variantes; O3.Vivenciar práticas de habilidades gímnicas básicas, sem erros-tipo, incluindo equilíbrios de base, rotações, saltos gímnicos, elementos técnicos em grupo, exercícios de adaptação aos aparelhos da ginástica, fixos, moveis e portáteis; O4.Adquirir noções básicas de segurança na prática e utilização correta das formas de intervenção do professor
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Demonstração, experimentação e exercitação prática (ME1) Práticas pedagógicas em situação simulada de planeamento, organização e intervenção no âmbito do ensino/aprendizagem (ME2) Resolução de casos práticos (ME3), , Atividades em pequeno grupo (ME4), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME5).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Barreto, J., Barta, P. (2025) Sebenta de Ginástica - TPD I Ginástica I. Universidade Lusófona, FEFD Araújo, C.(2004). Manual de Ajudas em Ginástica. Porto Editora Russell, Keith. (2010) Basicgym. Fundamentos da ginástica e literacia motora. 1ª Edição, Federação de Ginástica de Portugal
-
Avaliação
Avaliação
A avaliação é contínua e é levada a cabo nos termos do Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusófona (consultar o documento disponível no moodle). Diferentes instrumentos de avaliação serão utilizados: prova escrita teórica; prova prática individual; trabalho de grupo. As datas dos momentos de avaliação são comunicadas no início do semestre (a informação é colocada também no moodle).
Prova escrita téorica: frequência escrita que inclui toda a matéria prática e teórica abordada ao longo do semestre
Prova prática individual: elaboração de uma sequência de solo com elementos técnicos e elementos de ligação. Entrega de relatório com a sequência de execução
Trabalho de grupo: trabalho realizado em pequeno grupo com dois momentos de avaliação. Em ambos os momentos o trabalho é submetido pelo moodle e os alunos devem fazer uma apresentação oral e prática. Os docentes podem solicitar aos alunos uma reunião presencial para justificarem/defenderem algum conteúdo do trabalho.
escrição
Data limite
Ponderação
Avaliação teórica escrita
Maio
30% (nota mínima 9.5 valores)
Avaliação teórica escrita
Maio
30% (nota mínima 9.5 valores)
Avaliação Trabalho grupo
Maio
Total (35%). 1ª fase (30%), 2ª fase (70%) - nota mínima 9.5 valores em ambas as fases
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




