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Disciplina TPD I - Ginástica I

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC Ginástica I enquadra-se no percurso formativo do estudante no 1º ciclo em Educação Física e Desporto, área científica Educação Física e Desporto. Disponibiliza competências essenciais de base e transversais ao desempenho profissional, tendo como áreas de atuação e domínios de intervenção, do conhecimento, descrição, interpretação, aplicação e execução com correção, com incidência em: elementos gímnicos de menor complexidade; enquadramento regulamentar; filosofia educacional  e fundamentos da ginástica; estrutura de sessão de treino/aula de Ginástica para crianças e jovens em idade escolar; aquecimento, preparação especifica, progressões metodológicas de ensino e treino de capacidades Físicas; formas de intervenção do professor e capacidade de reconhecer e corrigir erros técnicos, segurança na prática.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1-Bases e Fundamentos da Ginástica: Origens da ginástica, regulamentação e ajuizamento; Conceitos Gímnicos Básicos; Noções de Postura, Atitude, Segmentação Corporal; Definição das posições fundamentais, das direções fundamentais; Padrões do Movimento Gimnico; Movimentos Corporais Básicos e Ações Motoras Determinantes; Grupos de Elementos Técnicos, Destrezas Acrobáticas; Saltos; Pivots; Equilíbrios; Deslocamentos; Ondas; Balanços, Circundações e Oscilações. O Jogo como método de intervenção na atividade gímnica. CP2 - Execução de habilidades gímnicas básicas, sem erros-tipo, incluíndo equilíbrios de base, rotações, saltos gímnicos, elementos técnicos em grupo, exercícios de adaptação aos aparelhos da ginástica, fixos, moveis e portáteis; CP3 - Segurança e redução dos riscos na intervenção, Formas de ajuda.
  • Objetivos

    Objetivos

    O1.Compreender a atividade gímnica na sua globalidade incluindo, origens da ginástica, regulamentação, ajuizamento, conceitos básicos, aparelhos na ginástica e nomenclatura especifica nas áreas competitivas e não competitivas; O2.Adquirir e aplicar conhecimentos referentes às progressões metodológicas, incluindo conhecimentos sobre os padrões motores gímnicos, preparação física geral e específica, inerentes à prática da ginástica nas suas diversas variantes; O3.Vivenciar práticas de habilidades gímnicas básicas, sem erros-tipo, incluindo equilíbrios de base, rotações, saltos gímnicos, elementos técnicos em grupo, exercícios de adaptação aos aparelhos da ginástica, fixos, moveis e portáteis; O4.Adquirir noções básicas de segurança na prática e utilização correta das formas de intervenção do professor
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Demonstração, experimentação e exercitação prática (ME1) Práticas pedagógicas em situação simulada de planeamento, organização e intervenção no âmbito do ensino/aprendizagem (ME2) Resolução de casos práticos (ME3), , Atividades em pequeno grupo (ME4), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME5).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Barreto, J., Barta, P. (2025) Sebenta de Ginástica - TPD I Ginástica I. Universidade Lusófona, FEFD Araújo, C.(2004). Manual de Ajudas em Ginástica. Porto Editora Russell, Keith. (2010) Basicgym. Fundamentos da ginástica e literacia motora. 1ª Edição, Federação de Ginástica de Portugal
  • Avaliação

    Avaliação

    A avaliação é contínua e é levada a cabo nos termos do Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusófona (consultar o documento disponível no moodle). Diferentes instrumentos de avaliação serão utilizados: prova escrita teórica; prova prática individual; trabalho de grupo. As datas dos momentos de avaliação são comunicadas no início do semestre (a informação é colocada também no moodle). 

    Prova escrita téorica: frequência escrita que inclui toda a matéria prática e teórica abordada ao longo do semestre 

    Prova prática individual: elaboração de uma sequência de solo com elementos técnicos e elementos de ligação. Entrega de relatório com a sequência de execução

    Trabalho de grupo: trabalho realizado em pequeno grupo com dois momentos de avaliação. Em ambos os momentos o trabalho é submetido pelo moodle e os alunos devem fazer uma apresentação oral e prática. Os docentes podem solicitar aos alunos uma reunião presencial para justificarem/defenderem algum conteúdo do trabalho.

    escrição

    Data limite

    Ponderação

    Avaliação teórica escrita

    Maio

    30% (nota mínima 9.5 valores)

    Avaliação teórica escrita

    Maio

    30% (nota mínima 9.5 valores)

    Avaliação Trabalho grupo

    Maio

    Total (35%). 1ª fase (30%), 2ª fase (70%) - nota mínima 9.5 valores em ambas as fases

     

     

     

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