-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular (UC) TPD II - Futebol objetiva desenvolver nos alunos a capacidade de operacionalizar o conhecimento da modalidade, no plano teórico e prático, em unidades didácticas partindo de diferentes temas de ensino/treino. Desse modo, prioriza-se a reflexão sobre o conteúdo teórico e prático da modalidade de forma a estabelecer as referências fundamentais para a construção de uma tecnologia didáctica específica do processo de ensino/aprendizagem e das suas progressões pedagógicas. Paralelamente, procura-se a aquisição de níveis de execução segundo os modelos técnico/tácticos actuais. Com esta vivência, os alunos aprendem a dar significado à sua actividade, sabendo o que fazem e porque fazem, favorecendo assim, a fundamentação do conteúdo teórico e prático para que o seu envolvimento futuro na prática profissional possa ser facilitado pelo conhecimento sobre o qual se apropriaram.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT495-1-8649
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Subsistema Cultural - Leis ou regulamentos da modalidade a. Estrutura formal b. Desenvolvimento 2. Subsistema Metodológico Análise sistemática da modalidade a. Fases de Jogo, Conceitos, Objetivos, Vantagens/Desvantagens b. Factores 3. Subsistema Relacional - Princípios de Jogo. 4. A avaliação autêntica na matéria de Futebol 5. Didática do ensino/treino da modalidade - Estrutura e Métodos.
-
Objetivos
Objetivos
1. Conhecimento das leis e demais elementos indispensáveis à prática do jogo de futebol de forma organizada. 2. Conhecimento e domínio do léxico do futebol. 3. Domínio dos elementos técnicos e técnico/tácticos fundamentais da modalidade e conhecimento da sua génese. 4. A avaliação autêntica na matéria de Futebol ¿ Situação de prova, Indicadores de Observação e Critérios de Avaliação 4. Compreensão dos meios métodos e estratégias de ensino coerentes com a lógica interna do jogo.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Realização de momentos de avaliação formativa formal
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Castelo, J. (2008). Futebol. Organização dinâmica do jogo. Centro de Estudos do Futebol. Faculdade de Educação Física e Desporto. Edições da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Costa, I.,Garganta, J., Greco, P. & Mesquita, I. (2009). Princípios Táticos do jogo de Futebol: conceitos e aplicação. Motriz, 15 (3), 657-668. Garganta, J., Guilherme, J., Barreira, D., Brito, J. & Rebelo, A. (2013). Fundamentos e práticas para o ensino e treino do futebol. In F. Tavares (Ed.), Jogos Desportivos Coletivos. Ensinar a jogar (pp. 199-263). Porto: Editora FADEUP Jacinto, J., Carvalho, L., Comédias, J., & Mira, J. (2001). Programas Nacionais de Educação Física ¿ Reajustamento. Revisão dos PNEF (1989) homologada pelo Dec-Lei nº 6/ /2001 e pelo Dec-Lei nº 7 de 2001, de 16 de Janeiro.
-
Avaliação
Avaliação
Realização de uma prova de recuperação sempre que a nota da componente for igual ou inferior a 9,5 valores. Os alunos só poderão ter uma das componentes para prova de recuperação ou saiem automaticamente da avaliação contínua realizando exame (escrito e prático).
Elementos de avaliação:Descrição
Data limite
Ponderação
1ª Frequência
5ª semana
25%
2ª Frequência
9ª semana
25%
Trabalho de grupo - Prática Simulada
9ª e 10ª semana
25%
Capacidade de jogo 10ª semana 25% Avaliação Contínua Assiduidade:
É exigido ao estudante em avaliação contínua um mínimo de 70% de presenças. Obtenção de pelo menos 7,5 valores em cada uma das componentes de avaliação. Realização de uma prova de recuperação (nota máxima de 7,5 valores) em apenas uma das componentes de avaliação teórica quando a média final ponderada for igual ou superior a 9,5 valores. A prova de recuperação será realizada na última semana do semestre correspondente.
Exame de Recurso: Realização de uma prova escrita e de uma prova oral. O acesso à prova oral implica uma classificação mínima igual ou superior a 9,5 valores na prova escrita.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não





