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Apresentação
Apresentação
A Filosofia desempenha um papel estruturante na formação do pensamento emancipatório de qualquer aluno. Concretamente, ao estar presente no currículo em Educação Física e Desporto, esta UC visa compreender, crítica e profundamente, a motricidade humana. Isto é, não a encara como aptidão física específica, rendimento e superior desempenho psicofisiológico, mas sim como expressão livre, motivada, consciente e ética da unidade dinâmica que é o Ser Humano. A complexidade do fenómeno pessoal deve ser encarada sob vários prismas, não apenas no patamar mais imediato técnico ou profissional. Por isso, o campo de ação desta UC centra-se na assimilação do pensamento crítico enquanto ferramenta ético-moral de validade permanente para qualquer profissional. Igualmente pretende que as estratégias cognitivas (visando lucidez pessoal e social, autonomia e responsabilidade) trabalhadas nesta UC possam ser aplicadas na formação (dada e recebida) ao longo da vida.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 2.5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT495-2-5685
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. O Corpo Pessoal: do dualismo ao personalismo dinâmico. Crítica às várias dicotomias antropológicas de perfil redutor. 2. Compreensão contemporânea do fenómeno humano como integrado, unitário, cinestésico, voluntário e consciente. A tridimensionalidade humana: sentir para compreender, e compreender para poder escolher (livremente). 3. As Filosofias do Corpo Pessoal: ter um corpo ou ser corpo(reo)? Crítica às várias teses antropológicas: o Corpo Em Excesso (Material), o Corpo em Déficit (Espiritual) e o Corpo Pessoal: apologia do equilíbrio tridimensional até à autorregulação e autoconsciência 4. Fundamentos Antropológicos Universais: igualdade, diversidade e liberdade. O património humanista da civilização ética e democrática: balizas epistemológicas dos desafios do mundo contemporâneo 5. Ética e Moral. O percurso civilizacional das crenças na área da Educação Física, Desporto, Saúde e Bem Estar. Respeito, rigor e critério científico na óptica dos Direitos Humanos.
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Objetivos
Objetivos
O conhecimento sintético, mas fundamentado, das matrizes reflexivas da cultura contemporânea concede ao profissional da EFD a capacidade de discernir, avaliar e escolher os perfis teóricos subjacentes ao modelo de sujeito preferencial à sua prática. Esta passagem crítica e construtiva da Filosofia à área científica em causa tem como finalidade a formação das seguintes competências: 1. identificar as características subjacentes a uma tese, teoria ou escola filosófica; 2. escolher a escola filosófica segundo o seu respectivo perfil epistemológico e na medida da sua conveniência ao modelo psicológico preferencial ou procurado; 3. aplicar as propostas sistemáticas e reflexivas da Filosofia ao campo prudencial e concreto da prática profissional da EFD 4. reconhecer, avaliar e discutir entre iguais os temas do mundo contemporâneo global, eclético e complexo, face a questões prementes: materialismo, economicismo, sustentabilidade, direitos humanos, ética, responsabilidade social, etc.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A inovação metodológica de suporte ao processo de ensino-aprendizagem reside em dois instrumentos: a didáctica ROLE-PLAY (aula sim, aula não, são os alunos a expor a temática) e a Análise SWOT, ambos em sala de aula e durante o tempo de aula. O tópico programático da aula teórica constrói-se como «estudo de caso» exposto pela Docente, apreciado em Análise SWOT feita por cada aluno. Segue-se o debate entre todos, suportado pelas respectivas Análises SWOT. Este instrumento de avaliação pesa 15% na Nota Final do aluno. A aula seguinte é aula-prática, onde um grupo de alunos expõe a Docente e colegas o tema da semana anterior estritamente aplicado ao terreno profissional da EFD. Durante a exposição grupal, cada um dos alunos que assiste realiza a sua Análise SWOT. De seguida, o debate crítico enriquece os pontos de vistas particulares, sedimentando a compreensão do tema central da aula em causa. Esta apresentação grupal à turma em modelo de role-play vale 25% da Nota final de cada aluno.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
AGAMBEN, G. (2009). O que é o Contemporâneo? Chapecó: SC. Argos. ARENDT, H. (2001). A Condição Humana . Lisboa: Relógio d?Água. BAUMAN, Z. (2007). A Vida Fragmentada. Ensaios sobre a Moral Pós-Moderna. Lisboa: Relógio d?Água. FEYERABEND, P. (1991). Adeus à Razão . Lisboa: Edições 70. HEIDEGGER, M. (1998). Carta sobre o Humanismo. Lisboa: Guimarães Editores. JONAS, H. (2006) O Princípio Responsabilidade: Ensaio de uma Ética para a civilização tecnológica . Rio Janeiro: Contraponto / PUC-RIO. MORIN, E. e PRIGOGINE, I. (1998). A Sociedade em Busca de Valores . Lisboa: Instituto Piaget. POPPER, K. (1987) Sociedade Aberta, Universo Aberto . Lisboa: Dom Quixote. PETERSON, J.B. (2019) - Beyond Order: 12 More Rules for Life. HardBack, USA . PETERSON, J.B. (2018) - Maps of Meaning, Paperback, Taylor & Francis, UK, SCHWANITZ, D. (2012) Cultura -Tudo o que é preciso saber. Lisboa: Dom Quixote VATTIMO, G. (1987) O fim da modernidade. Niilismo e hermenêutica na cultura pós-moderna
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
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Sim