filmeu

Disciplina Natação (Modalidade de Opção I - ramo Treino Desportivo)

  • Apresentação

    Apresentação

    Primeira parte da formação de treinadores de Natação. Os conhecimentos, competências e aptidões nesta área proporcionam bases para a intervenção do futuro treinador no ensino da Natação e formação de nadadores.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.A história da Natação, as justificações para a sua prática. 2. Organização da modalidade, instituições, disciplinas e competições. 3. Introdução à Pedagogia/Didática da Natação 3.1. Progressões de ensino através de exercícios e por definição de objetivos 3.2. Planeamento do ensino 3.3. Adaptação ao meio aquático, aprendizagem e aperfeiçoamento das técnicas de nado, partir e virar. 3.4. Desempenho das técnicas de nado, partir e virar. 4. Comportamento do corpo na água 4.1. Efeitos fisiológicos da imersão e do exercício na água 4.2. Propriedades físicas da água e sua aplicabilidade ao nado. 4.3. Hidrostática e hidrodinâmica. 4.4. Tipos de resistência ao deslocamento corpo na água. 4.5. Forças propulsivas no nado 5. Análise das técnicas de nado. 6. Apresentação e caracterização das disciplinas de Polo Aquático e Natação Artística
  • Objetivos

    Objetivos

    1.Compreensão, domínio e identificação da organização da modalidade - Natação e da sua história; 2.Integração dos conteúdos para o desenvolvimento de uma prática profissional no ensino da Natação e formação de praticantes nas fases iniciais da carreira de nadador; 3.Análise e interpretação dos planos pedagógicos das escolas de Natação, a partir dos quais consegue selecionar a metodologias de ensino adequadas e prescrever as aulas/treinos; 4.Dominio das técnicas de nado de forma a avaliar o desempenho dos nadadores e selecionar as soluções para a correção de erros.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Os alunos realizam a maioria dos trabalhos junto de escolas de Natação, promovendo a aprendizagem do processo de ensino da Natação, pela observação e diálogo com os pares com posterior reflexão. A realização de trabalhos de prática simulada de ensino, também facilita a capacidade do futuro professor avaliar e prescrever aulas/treinos de Natação.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Maglischo, E. W. (2003). Swimming Fastest. Human Kinetics. Champaign. IL. Valdivielso, F. Ureña, G. e Vegas, M. (2015). Cómo Nadar Bien. Editec. Madrid. Spain. Barbosa, T. Costa, M. Marinho, D. Queirós, T. Costa, A. Cardoso, L. Machado, J. e Silva, A. (2015). Manual de Referência FPN para o Ensino e Aperfeiçoamento Técnico em Natação. https://fpnatacao.pt/uploads/Manual_Completo_V10.pdf  
  • Avaliação

    Avaliação

    Modelo de Avaliação Contínua:

    1. OS ESTUDANTES DEVEM MANTER-SE EM PROCESSO DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA DURANTE TODO O ANO LETIVO – PRESENÇA NO MÍNIMO DE 70% DAS AULAS.
    2. APROVAÇÃO: MÉDIA FINAL DE TODAS AS COMPONENTES SUPERIOR A 9,5 VALORES; EM TODAS AS COMPONENTES MÉDIA SUPERIOR A 9,5 VALORES, QUANDO ALGUMA COMPONENTE INFERIOR, OS ALUNOS PODEM REPETIR PARA ATINGIREM OS 9,5 VALORES.
    3. AS REAPRECIAÇÕES DO CUMPRIMENTO DOS OBJETIVOS MÍNIMOS SERÃO REALIZADAS DE MODO INDIVIDUAL, EM FUNÇÃO DO PROCESSO DE CADA ESTUDANTE.

     

     

    A – TESTE (25% ponderação final)

    Serão realizados UM teste ao longo do ano letivo.

    Quando num teste, os objetivos mínimos não são alcançados, no subsequente, haverá a possibilidade de os referidos serem reapreciados.

     

    B – TRABALHOS INDIVIDUAIS (70% ponderação final)

    O processo de avaliação contínua implica a entrega, apresentação e discussão de QUATRO trabalhos, cujo temas serão apresentados em documento próprio:

    1.    Análise da organização e plano pedagógico de uma escola de Natação, os alunos devem recolher os elementos com o Diretor Técnico da instituição que escolheram para a realização do trabalho. (17,5%)

    2.    Observação com relatório de um micro ciclo de ensino de Natação. Partindo dos elementos do primeiro trabalho realizam a observação de uma classe durante uma semana e têm de relacionar as tarefas realizadas com os objetivos e plano pedagógico do nível de ensino. (17,5%)

    3.    Elaboração de Planeamento e periodização do ensino da Natação e de uma aula de Natação, partindo da caracterização dos alunos, condições de prática e objetivos de Ensino. O plano de aula é realizado no plano teórico, mas a proposta de tarefas tem de ser justificada. (17,5%)

    4.    Observação de erros nas técnicas de nado, com propostas de tarefas para a sua correção. Os alunos organizarem-se em pares, que alternadamente observam e são observados, ou recorrem a vídeos para análise técnica. Devem conhecer as condições físicas da piscina, adotar a metodologia analítica para observar separando os parâmetros: equilíbrio, membros superiores, membros inferiores e coordenação. Repetir os procedimentos para as quatro técnicas. Adotar a linguagem específica da modalidade. (17,5%)

    Os diapositivos correspondentes aos trabalhos, terão de ser submetidos no Moodle, no dia que antecede a apresentação – o não cumprimento desta premissa implica a não apresentação do trabalhos.

    A apresentação e discussão terá uma duração máxima d 20', será realizada com o apoio audiovisual escolhido pelos alunos, em função dos meios existentes.

    Na elaboração dos trabalhos os alunos podem recorrer à utilização da IAGen, mas sempre respeitando os conteúdos do Guião de Procedimentos – Inteligência Artificial Generativa, apresentados em www.ai.ulusofona.pt e ao abrigo dos Despachos conjuntos nº 64/2024, de 17 de dezembro e nº 76/2023 de 23 de novembro.

    No respeito do normativo, as notas finais dos trabalhos terão como ponderação: os trabalhos escritos – 25% da nota final; apresentação/discussão oral – 40% da nota final.

     

    D – PROVA PRÁTICA - DESEMPENHO NUM TESTE DE 200m Estilos (5%)

    Femininos

    Classificação

    Masculinos  

    < 4:00

    10 valores

    < 3:45

    3:30 - 3:59

    11 a 13 valores

    3:15 – 3:44

    2:46 – 3:29

    14 a 17 valores

    2:31 – 3:14

    < 2:45

    18 a 20 valores

    < 2:30

     

    Avaliação em Exame:

    1. Pré-requisito - Realizar 200m Estilos com tempos inferiores a 4:00 em Femininos e 3:45 em Masculinos. (5%)
    2. Prova escrita e prova oral obrigatórias. Só terão acesso a prova oral classificações na prova escrita iguais ou superiores a 9.5 valores. A prova oral terá no seu início a apresentação de um trabalho cuja temática será definida no dia da prova escrita. (25%)
    3. Realização de um trabalho conjugando os temas de observação de um micro ciclo de ensino com relatório e planeamento pedagógico geral de ensino de AMA e de uma aula. (70%)

    Para obter aprovação todas os elementos de avaliação em Exame devem ter uma classificação superior a 9,5 valores.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios entidade signataria