-
Apresentação
Apresentação
Primeira parte da formação de treinadores de Natação. Os conhecimentos, competências e aptidões nesta área proporcionam bases para a intervenção do futuro treinador no ensino da Natação e formação de nadadores.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Anual | 9
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT495-3-15870
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1.A história da Natação, as justificações para a sua prática. 2. Organização da modalidade, instituições, disciplinas e competições. 3. Introdução à Pedagogia/Didática da Natação 3.1. Progressões de ensino através de exercícios e por definição de objetivos 3.2. Planeamento do ensino 3.3. Adaptação ao meio aquático, aprendizagem e aperfeiçoamento das técnicas de nado, partir e virar. 3.4. Desempenho das técnicas de nado, partir e virar. 4. Comportamento do corpo na água 4.1. Efeitos fisiológicos da imersão e do exercício na água 4.2. Propriedades físicas da água e sua aplicabilidade ao nado. 4.3. Hidrostática e hidrodinâmica. 4.4. Tipos de resistência ao deslocamento corpo na água. 4.5. Forças propulsivas no nado 5. Análise das técnicas de nado. 6. Apresentação e caracterização das disciplinas de Polo Aquático e Natação Artística
-
Objetivos
Objetivos
1.Compreensão, domínio e identificação da organização da modalidade - Natação e da sua história; 2.Integração dos conteúdos para o desenvolvimento de uma prática profissional no ensino da Natação e formação de praticantes nas fases iniciais da carreira de nadador; 3.Análise e interpretação dos planos pedagógicos das escolas de Natação, a partir dos quais consegue selecionar a metodologias de ensino adequadas e prescrever as aulas/treinos; 4.Dominio das técnicas de nado de forma a avaliar o desempenho dos nadadores e selecionar as soluções para a correção de erros.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Os alunos realizam a maioria dos trabalhos junto de escolas de Natação, promovendo a aprendizagem do processo de ensino da Natação, pela observação e diálogo com os pares com posterior reflexão. A realização de trabalhos de prática simulada de ensino, também facilita a capacidade do futuro professor avaliar e prescrever aulas/treinos de Natação.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Maglischo, E. W. (2003). Swimming Fastest. Human Kinetics. Champaign. IL. Valdivielso, F. Ureña, G. e Vegas, M. (2015). Cómo Nadar Bien. Editec. Madrid. Spain. Barbosa, T. Costa, M. Marinho, D. Queirós, T. Costa, A. Cardoso, L. Machado, J. e Silva, A. (2015). Manual de Referência FPN para o Ensino e Aperfeiçoamento Técnico em Natação. https://fpnatacao.pt/uploads/Manual_Completo_V10.pdf
-
Avaliação
Avaliação
Modelo de Avaliação Contínua:
- OS ESTUDANTES DEVEM MANTER-SE EM PROCESSO DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA DURANTE TODO O ANO LETIVO – PRESENÇA NO MÍNIMO DE 70% DAS AULAS.
- APROVAÇÃO: MÉDIA FINAL DE TODAS AS COMPONENTES SUPERIOR A 9,5 VALORES; EM TODAS AS COMPONENTES MÉDIA SUPERIOR A 9,5 VALORES, QUANDO ALGUMA COMPONENTE INFERIOR, OS ALUNOS PODEM REPETIR PARA ATINGIREM OS 9,5 VALORES.
- AS REAPRECIAÇÕES DO CUMPRIMENTO DOS OBJETIVOS MÍNIMOS SERÃO REALIZADAS DE MODO INDIVIDUAL, EM FUNÇÃO DO PROCESSO DE CADA ESTUDANTE.
A – TESTE (25% ponderação final)
Serão realizados UM teste ao longo do ano letivo.
Quando num teste, os objetivos mínimos não são alcançados, no subsequente, haverá a possibilidade de os referidos serem reapreciados.
B – TRABALHOS INDIVIDUAIS (70% ponderação final)
O processo de avaliação contínua implica a entrega, apresentação e discussão de QUATRO trabalhos, cujo temas serão apresentados em documento próprio:
1. Análise da organização e plano pedagógico de uma escola de Natação, os alunos devem recolher os elementos com o Diretor Técnico da instituição que escolheram para a realização do trabalho. (17,5%)
2. Observação com relatório de um micro ciclo de ensino de Natação. Partindo dos elementos do primeiro trabalho realizam a observação de uma classe durante uma semana e têm de relacionar as tarefas realizadas com os objetivos e plano pedagógico do nível de ensino. (17,5%)
3. Elaboração de Planeamento e periodização do ensino da Natação e de uma aula de Natação, partindo da caracterização dos alunos, condições de prática e objetivos de Ensino. O plano de aula é realizado no plano teórico, mas a proposta de tarefas tem de ser justificada. (17,5%)
4. Observação de erros nas técnicas de nado, com propostas de tarefas para a sua correção. Os alunos organizarem-se em pares, que alternadamente observam e são observados, ou recorrem a vídeos para análise técnica. Devem conhecer as condições físicas da piscina, adotar a metodologia analítica para observar separando os parâmetros: equilíbrio, membros superiores, membros inferiores e coordenação. Repetir os procedimentos para as quatro técnicas. Adotar a linguagem específica da modalidade. (17,5%)
Os diapositivos correspondentes aos trabalhos, terão de ser submetidos no Moodle, no dia que antecede a apresentação – o não cumprimento desta premissa implica a não apresentação do trabalhos.
A apresentação e discussão terá uma duração máxima d 20', será realizada com o apoio audiovisual escolhido pelos alunos, em função dos meios existentes.
Na elaboração dos trabalhos os alunos podem recorrer à utilização da IAGen, mas sempre respeitando os conteúdos do Guião de Procedimentos – Inteligência Artificial Generativa, apresentados em www.ai.ulusofona.pt e ao abrigo dos Despachos conjuntos nº 64/2024, de 17 de dezembro e nº 76/2023 de 23 de novembro.
No respeito do normativo, as notas finais dos trabalhos terão como ponderação: os trabalhos escritos – 25% da nota final; apresentação/discussão oral – 40% da nota final.
D – PROVA PRÁTICA - DESEMPENHO NUM TESTE DE 200m Estilos (5%)
Femininos
Classificação
Masculinos
< 4:00
10 valores
< 3:45
3:30 - 3:59
11 a 13 valores
3:15 – 3:44
2:46 – 3:29
14 a 17 valores
2:31 – 3:14
< 2:45
18 a 20 valores
< 2:30
Avaliação em Exame:
- Pré-requisito - Realizar 200m Estilos com tempos inferiores a 4:00 em Femininos e 3:45 em Masculinos. (5%)
- Prova escrita e prova oral obrigatórias. Só terão acesso a prova oral classificações na prova escrita iguais ou superiores a 9.5 valores. A prova oral terá no seu início a apresentação de um trabalho cuja temática será definida no dia da prova escrita. (25%)
- Realização de um trabalho conjugando os temas de observação de um micro ciclo de ensino com relatório e planeamento pedagógico geral de ensino de AMA e de uma aula. (70%)
Para obter aprovação todas os elementos de avaliação em Exame devem ter uma classificação superior a 9,5 valores.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não





