filmeu

Disciplina Atletismo (Modalidade de Opção II - ramo Treino Desportivo)

  • Apresentação

    Apresentação

    O Atletismo e¿ uma modalidade desportiva fundamental no processo da formac¿a¿o desportiva. O Atletismo diferencia-se como uma modalidade multidisciplinar, que desenvolve habilidades motoras ba¿sicas como o correr, lanc¿ar e saltar e desenvolve capacidades condicionais como a velocidade, forc¿a e resiste¿ncia. Os conhecimentos, compete¿ncias e aptido¿es adquiridas proporcionam bases para intervenc¿a¿o do profissional de Educac¿a¿o Fi¿sica e do Treinador Desportivo.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    O Treino da Forc¿a com Jovens

    A influencia da forc¿a no desenvolvimento da velocidade e na aprendizagem das te¿cnicas Desenvolvimento da forc¿a geral com jovens
    Desenvolvimento da forc¿a ra¿pida com jovens
    Os multisaltos e multilanc¿amentos (aula pra¿tica)

    Organizac¿a¿o de uma circuito de PFG (aula pra¿tica)

    O Treino Te¿cnico de Base com Jovens Atletas

    Exerci¿cio de te¿cnica de corrida
    Organizac¿a¿o das sesso¿es de te¿cnica de corrida
    O Treino de Resiste¿ncia com Jovens
    Regras ba¿sicas das provas de 1¿2 Fundo e Fundo
    A importa¿ncia do desenvolvimento da resiste¿ncia na formac¿a¿o de jovens atletas
    Me¿todos de treino para o desenvolvimento da resiste¿ncia nos escalo¿es jovens

    Organizac¿a¿o da Sessa¿o de Treino com Jovens
    O Aquecimento
    A transmissa¿o de informac¿a¿o com atletas jovens
    A organizac¿a¿o do grupo
    Organizac¿a¿o e disposic¿a¿o do material

    Organizac¿a¿o da parte principal do treino: escolha dos exerci¿cios e definic¿a¿o do nu¿mero de repetic¿o¿es

    Transmissa¿o de Feedback ¿s nos escalo¿es jovens

  • Objetivos

    Objetivos

    Integrac¿a¿o dos conteu¿dos para o desenvolvimento de uma pra¿tica profissional fundamentada no conhecimento;
    Ini¿cio da especializac¿a¿o no ensino e treino do Atletismo;
    Aplicac¿a¿o, em contexto real, dos procedimentos e tarefas inerentes ao desempenho das func¿o¿es de especialistas em Atletismo;

    Pretende-se que o estudante adquira a compete¿ncia de organizar, planear, executar e avaliar programas de treino adequados a¿ realidade, aplicando criticamente e de modo integrado saberes da sua especialidade e conhecimentos multidisciplinares e interdisciplinares.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Federac¿a¿o Portuguesa de Atletismo. (2012). Dossier do Professor - Os Fundamentos: correr, saltar, lanc¿ar . FPA. Lisboa.
    • IAAF, Kids Athletics (2000). Um evento em Equipa para Crianc¿as.
    • Proenc¿a, J. (1982). A Observac¿a¿o e Intervenc¿a¿o do Professor. Ludens, Vol. 7, no1, Out./Dez. Real Federacio¿n Espan¿ola de Atletismo, (2004). Jugando al atletismo.
    • Pinto, P. (2011). Apontamentos da Cadeira de Atletismo. ULHT.
    • Rius Sant, Joan (2008). Metodologi¿a y Te¿cnicas de Atletismo, Ed. Paidotribo.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios