-
Apresentação
Apresentação
O Atletismo e¿ uma modalidade desportiva fundamental no processo da formac¿a¿o desportiva. O Atletismo diferencia-se como uma modalidade multidisciplinar, que desenvolve habilidades motoras ba¿sicas como o correr, lanc¿ar e saltar e desenvolve capacidades condicionais como a velocidade, forc¿a e resiste¿ncia. Os conhecimentos, compete¿ncias e aptido¿es adquiridas proporcionam bases para intervenc¿a¿o do profissional de Educac¿a¿o Fi¿sica e do Treinador Desportivo.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Anual | 10
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT495-3-15878
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
O Treino da Forc¿a com Jovens
A influencia da forc¿a no desenvolvimento da velocidade e na aprendizagem das te¿cnicas Desenvolvimento da forc¿a geral com jovens
Desenvolvimento da forc¿a ra¿pida com jovens
Os multisaltos e multilanc¿amentos (aula pra¿tica)Organizac¿a¿o de uma circuito de PFG (aula pra¿tica)
O Treino Te¿cnico de Base com Jovens Atletas
Exerci¿cio de te¿cnica de corrida
Organizac¿a¿o das sesso¿es de te¿cnica de corrida
O Treino de Resiste¿ncia com Jovens
Regras ba¿sicas das provas de 1¿2 Fundo e Fundo
A importa¿ncia do desenvolvimento da resiste¿ncia na formac¿a¿o de jovens atletas
Me¿todos de treino para o desenvolvimento da resiste¿ncia nos escalo¿es jovensOrganizac¿a¿o da Sessa¿o de Treino com Jovens
O Aquecimento
A transmissa¿o de informac¿a¿o com atletas jovens
A organizac¿a¿o do grupo
Organizac¿a¿o e disposic¿a¿o do materialOrganizac¿a¿o da parte principal do treino: escolha dos exerci¿cios e definic¿a¿o do nu¿mero de repetic¿o¿es
Transmissa¿o de Feedback ¿s nos escalo¿es jovens
-
Objetivos
Objetivos
Integrac¿a¿o dos conteu¿dos para o desenvolvimento de uma pra¿tica profissional fundamentada no conhecimento;
Ini¿cio da especializac¿a¿o no ensino e treino do Atletismo;
Aplicac¿a¿o, em contexto real, dos procedimentos e tarefas inerentes ao desempenho das func¿o¿es de especialistas em Atletismo;Pretende-se que o estudante adquira a compete¿ncia de organizar, planear, executar e avaliar programas de treino adequados a¿ realidade, aplicando criticamente e de modo integrado saberes da sua especialidade e conhecimentos multidisciplinares e interdisciplinares.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Federac¿a¿o Portuguesa de Atletismo. (2012). Dossier do Professor - Os Fundamentos: correr, saltar, lanc¿ar . FPA. Lisboa.
- IAAF, Kids Athletics (2000). Um evento em Equipa para Crianc¿as.
- Proenc¿a, J. (1982). A Observac¿a¿o e Intervenc¿a¿o do Professor. Ludens, Vol. 7, no1, Out./Dez. Real Federacio¿n Espan¿ola de Atletismo, (2004). Jugando al atletismo.
- Pinto, P. (2011). Apontamentos da Cadeira de Atletismo. ULHT.
- Rius Sant, Joan (2008). Metodologi¿a y Te¿cnicas de Atletismo, Ed. Paidotribo.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não