filmeu

Disciplina Basquetebol (Modalidade de Opção II - ramo Treino Desportivo)

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Opção II - Basquetebol procura aprofundar os conhecimentos dos fundamentos individuais (ofensivos e defensivos) e os princípios básicos coletivos da modalidade. Os conhecimentos, competências e aptidões nesta UC proporcionam bases para a intervenção do treinador ao nível do ensino do basquetebol na fase de iniciação/orientação desportiva.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Regras do jogo
    2. Como ensinar o jogo ¿ ¿aprender a jogar jogando¿
      1. Metodologia e estratégias de ensino: o jogo como motor essencial da aprendizagem
      2. Regras pedagógicas
      3. Condicionar a defesa para aprender a jogar
    3. Fundamentos Individuais ofensivos: Posição Básica Ofensiva; Receção e desmarcação; Passe; Drible; Lançamento em apoio e na passada
    4. Fundamentos individuais defensivos
      1. Posição Básica Defensiva
      2. Defesa do jogador com bola
      3. Defesa do Jogador sem bola
    5. Fases do jogo no ataque e defesa
    6. Princípios coletivos ofensivos
      1. Organização e Vantagens numéricas no contra-ataque
      2. ¿Passe e Corte¿
      3. Reações à penetração em drible
    7. Princípios coletivos defensivos da defesa individual
      1. Posicionamento e ajuda e recupera
      2. Ajudas e rotações defensivas
    8. Princípios defensivos das Defesas alternativas:
      1. defesa zona 2-3
      2. defesa press hxh e zona
  • Objetivos

    Objetivos

    A formação em Basquetebol visa habilitar os estudantes para a condução do processo de treino e sua utilização como meio de valorização dos jogadores e equipas em diferentes contextos de prática formal no sistema desportivo.

    Ao concluírem a disciplina os estudantes estarão aptos a:

    1. compreender a evolução do jogo;
    2. identificar as relações entre as fases do jogo;
    3. analisar a execução dos gestos técnicos e dos comportamentos táticos;
    4. reconhecer o jogo como meio principal a utilizar no respetivo ensino;
    5. executarem os gestos técnicos básicos e a metodologia do ensino;
    6. conhecerem as regras do jogo;
    7. dominarem os métodos de ensino do jogo;
    8. liderarem a organização da preparação e do treino e a condução das equipas e das tarefas dos seus colaboradores;
    9. compreenderem a importância da ligação à comunidade, da observação dos modelos mais avançados de competição e refletirem sobre as suas práticas e conceção de jogo.
    10. Compreender a invenção e evolução do jogo e das suas regras;
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Utilização de uma metodologia ativa no processo de ensino, colocando o aluno no centro do processo de aprendizagem através de tarefas que estimulem o aluno a procurar autonomamente novos conhecimentos sobre temas apresentados. Utilização nas aulas TP de tarefas práticas que coloquem o aluno como agente ativo da aprendizagem, estimulando o debate de ideias e a aprendizagem colaborativa. As aulas teórico-práticas compreendem ainda a utilização de vídeos e imagens sobre os conteúdos programáticos que visam a integração do conhecimento teórico e uma maior relação com a realidade prática e profissional.

    Utilização do sistema b-learning, com o auxílio da plataforma Moodle, para a disponibilização a todos os alunos do material didático (slides) e artigos científicos e de opinião.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Adelino, J. (2003). As coisas simples do basquetebol, Edições ANTB, Lisboa;
    • Adelino, J. e outros (1999), Treino de jovens. O que todos precisam saber. Ed CEFD;
    • Barreto, H. (2001), Ensino do basquetebol no ambiente de jogo, Ed. Escola Nacional de Basquetebol, Lisboa;
    • Curado, J. (2002), Organização do treino nos desportos coletivos ¿ Pontos de partida, Ed. Caminho;
    • Faucher, D. (2002), Enseñar baloncesto a los jovenes, Editorial Paidotribo, Barcelona;
    • Fuentes-Guerra, F. (2003), La formacion del entrenador en la iniciacion al baloncesto, Ed. Wanceulen;
    • Gimenez, A. M. (2005), Técnicas de enseñanza en la iniciacion al baloncesto, Ed. INDE, Barcelona;
    • Smoll, F. & Smith, R. (2002), Way to go, Coach, Warde Publishers, EUA;
    • Sem autor (2010), Regras oficiais de jogo, Edição Federação Portuguesa de Basquetebol, Lisboa.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios