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Disciplina Futsal (Modalidade de Opção II - ramo Treino Desportivo)

  • Apresentação

    Apresentação

    O Futsal é um jogo de equipa colaborativo/adversarial em que os jogadores são obrigados a adaptar-se a uma mudança, dentro de um ambiente dinâmico. Um ambiente em que têm uma quantidade restrita de tempo e espaço em que para tomar decisões e realizar ações que fornecer soluções para a sua equipa. O futsal implica um alto nível de envolvimento motor e prática intensa, com os aspetos táticos (em termos de perceção e de decisão) a serem cruciais para a eficácia de cada elemento de jogo.  Os conhecimentos, competências e aptidões nesta área enriquecem as bases de intervenção do profissional do Treino Desportivo, especificamente ao nível da compreensão do treino e na liderança de grupos. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Técnico-Tático do futsal  1. Princípios e fundamentos do jogo  2. Ações de jogo  3. Ações de jogo coletivas complexas – sistemas de jogo Metodologia de treino em futsal  1. Organização e planificação do treino  2. Treino das capacidades motoras  3. Macro-estruturas de programação e estruturação do processo  4. Microciclo de treino  5. Planificação estratégico-tática  6. Seleção e desenvolvimento de talentos  Psicologia aplicada ao futsal  1. Liderança 2. Desenvolvimento de equipas de futsal  
  • Objetivos

    Objetivos

    1. Distinguir e identificar os princípios do jogo;  2. Especificar a importância dos fundamentos no cumprimento dos princípios; 2. Descrever as diferentes ações do jogo; 3. Diferenciar cada sistema de jogo;  4. Articular o planeamento com a especificidade e exigência do futsal; 5. Conhecer e relacionar os parâmetros da carga de treino para a organização do treino;  6. Identificar as caraterísticas e exigências dos exercícios de treino para o desenvolvimento das capacidades motoras; 7.  Identificar os pressupostos metodológicos para a construção de um marco, meso e microciclo; 8. Descrever de forma simples os elementos definidores da planificação estratégico-tática; 9. Compreender as diferentes competências de um líder e de um gestor; 10. Identificar as bases para a construção de uma equipa;
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Serão lecionadas aulas teóricas,  teóricas-práticas e aulas de ensino prático/trabalho de campo. Utilizar-se-à o sistema b-learning (moodle) com suporte para a disponibilização de material didático e para forum de discussão. Na avaliação continua os alunos terão de concretizar duas frequências e duas avaliações práticas. A classificação final é obtida por: 0.2*Frequência+0.5*Avaliação prática+0.3*Discussões.  Avaliação contínua: média ponderada igual ou superior a 9,5 valores; nota mínima em momentos de avaliação 9,5 valores, possibilidade de recuperação para 9,5 valores em momentos com nota inferior a 9,5 valores e média ponderada de 9,5 valores. No caso de momentos de avaliação em aula, com excepção de testes formais de avaliação, poderá existir a possibilidade de uma média, de vários momentos, de 9,5 valores (por exemplo questões aula; fichas de aula; pequenas tarefas de avaliação; etc). Na componente prática nota mínima igual ou superior a 9,5 valores.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Andrade, M. (2018) – Futsal da formação ao alto rendimento – Carlos Barbosa – RS. Balyi, I., & Hamilton, A. (2004). Long-term athlete development: trainability in childhood and adolescence. Olympic Coach. Braz et al (2021) - Futsal - Os Fundamentos do jogo – FPF. Infinito Particular, Lisboa.  Braz, J., Mendes, J., Palas, P. (2015). Etapas de formação do jogador de futsal – FPF. Botelho, J.; Krom, V. Os estilos de liderança nas organizações, XIV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica, 2011. Cunha, P. (2016). Teoria e metodologia de treino – coletivos. Plano nacional de formação de treinadores. Manuais de formação Grau II. Hierro, J. (2017). UEFA Futsal Coaching Manual. UEFA.  Issurin, V. B. (2010). New horizons for the methodology and physiology of training periodization. Sports Medicine, 40(3), 189-206.  Serpa, S. (2016). Psicologia do desporto. Plano nacional de formação de treinadores. Manuais de formação Grau II.
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