filmeu

Disciplina Futebol (Modalidade de Opção III - ramo Treino Desportivo)

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC Futebol ¿ TPDI objetiva apoiar os alunos na realização do respetivo estágio pedagógico, através da análise crítica aos problemas da prática profissional, sustentada em argumentos e fundamentos científicos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Concetualização do Jogo: As Fases do Jogo: Conceito, objetivos, vantagens/desvantagens; Os momentos do jogo. As etapas do jogo. Os métodos do jogo. Os princípios táticos do jogo.   2. O desenvolvimento do praticante a longo-prazo. Os períodos sensíveis da aprendizagem.   3.Didática: Meios, Métodos e Estratégias de Ensino Os Jogos reduzidos, simplificados e condicionados. O ensino diferencial aplicado ao Futebol. A intervenção pedagógica.   4. Definição de objetivos e modelo de planeamento.
  • Objetivos

    Objetivos

    Analisar os problemas da prática profissional, sustentando a análise em argumentos e fundamentos científicos. Desenvolver a capacidade de planear em função do diagnóstico e prognóstico da realidade. Apropriar os alunos de conhecimentos relativos ao treino das capacidades motoras, em especificidade. Compreender e operacionalizar os fundamentos associados à diferenciação do ensino e ao ensino diferencial.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

      Garganta, J., Guilherme, J., Barreira, D., Brito, J. & Rebelo, A. (2013). Fundamentos e práticas para o ensino e treino do futebol. In F. Tavares (Ed.), Jogos Desportivos Coletivos. Ensinar a jogar (pp. 199-263). Porto: Editora FADEUP Heacox, D. (2006). Diferenciação curricular na sala de aula. Porto: Porto Editora Sarmento, H., Clemente, F., Harper, L., Costa, I., Owen, A. & Figueiredo, A. (2018). Small side games in soccer ¿ a systematic review. International Journal of Performance Analysis in Sport, 18(5), 693-749. Schollhorn, W., Hegen, P. & Davids, K. (2012). The nonlinear nature of learning ¿ a differential learning approach. The Open Sports Science Journal, 5, 100-112
  • Avaliação

    Avaliação

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste de avaliação

    9ª semana

    50%

    Prática simulada

    11ª semana

    25%

    Comunicação Oral (Trabalho de Grupo)

    12ª semana

    25%

    Avaliação Contínua

    • Assiduidade: É exigido ao estudante em avaliação contínua um mínimo de 70% de presenças.
    • Obtenção de pelo menos 9,5 valores em cada uma das componentes de avaliação.
    • Realização de uma prova de recuperação (nota máxima de 9,5 valores) na componente de avaliação teórica quando a média final ponderada for igual ou superior a 9,5 valores. A prova de recuperação será realizada na última semana do semestre correspondente.

    Exame de Recurso

    • Realização de uma prova escrita e de uma prova oral. O acesso à prova oral implica uma classificação mínima igual ou superior a 9,5 valores na prova escrita.

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios entidade signataria