-
Apresentação
Apresentação
A UC Futebol ¿ TPDI objetiva apoiar os alunos na realização do respetivo estágio pedagógico, através da análise crítica aos problemas da prática profissional, sustentada em argumentos e fundamentos científicos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT495-3-17055
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Concetualização do Jogo: As Fases do Jogo: Conceito, objetivos, vantagens/desvantagens; Os momentos do jogo. As etapas do jogo. Os métodos do jogo. Os princípios táticos do jogo. 2. O desenvolvimento do praticante a longo-prazo. Os períodos sensíveis da aprendizagem. 3.Didática: Meios, Métodos e Estratégias de Ensino Os Jogos reduzidos, simplificados e condicionados. O ensino diferencial aplicado ao Futebol. A intervenção pedagógica. 4. Definição de objetivos e modelo de planeamento.
-
Objetivos
Objetivos
Analisar os problemas da prática profissional, sustentando a análise em argumentos e fundamentos científicos. Desenvolver a capacidade de planear em função do diagnóstico e prognóstico da realidade. Apropriar os alunos de conhecimentos relativos ao treino das capacidades motoras, em especificidade. Compreender e operacionalizar os fundamentos associados à diferenciação do ensino e ao ensino diferencial.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Realização de momentos de avaliação formativa formais.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Garganta, J., Guilherme, J., Barreira, D., Brito, J. & Rebelo, A. (2013). Fundamentos e práticas para o ensino e treino do futebol. In F. Tavares (Ed.), Jogos Desportivos Coletivos. Ensinar a jogar (pp. 199-263). Porto: Editora FADEUP Heacox, D. (2006). Diferenciação curricular na sala de aula. Porto: Porto Editora Sarmento, H., Clemente, F., Harper, L., Costa, I., Owen, A. & Figueiredo, A. (2018). Small side games in soccer ¿ a systematic review. International Journal of Performance Analysis in Sport, 18(5), 693-749. Schollhorn, W., Hegen, P. & Davids, K. (2012). The nonlinear nature of learning ¿ a differential learning approach. The Open Sports Science Journal, 5, 100-112
-
Avaliação
Avaliação
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Teste de avaliação
9ª semana
50%
Prática simulada
11ª semana
25%
Comunicação Oral (Trabalho de Grupo)
12ª semana
25%
Avaliação Contínua
- Assiduidade: É exigido ao estudante em avaliação contínua um mínimo de 70% de presenças.
- Obtenção de pelo menos 9,5 valores em cada uma das componentes de avaliação.
- Realização de uma prova de recuperação (nota máxima de 9,5 valores) na componente de avaliação teórica quando a média final ponderada for igual ou superior a 9,5 valores. A prova de recuperação será realizada na última semana do semestre correspondente.
Exame de Recurso
- Realização de uma prova escrita e de uma prova oral. O acesso à prova oral implica uma classificação mínima igual ou superior a 9,5 valores na prova escrita.
Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...
-
Mobilidade
Mobilidade
Não





