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Apresentação
Apresentação
A Modalidade de Opção III (Natação) apresenta-se como a sumula dos conhecimentos adquiridos nos anos anteriores, aprofundando as matérias de Pedagogia e Didática da Natação associadas à Adaptação ao Meio Aquático (AMA) e ao Ensino das Técnicas de Nado (respetivas partidas e viragens). Por outro lado, abordará novos temas do processo de treino em Natação Pura, direcionados para os escalões de juniores e seniores, dando seguimento ao Modelo de Preparação do Nadador a Longo Prazo, apresentado nos anos letivos anteriores.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT495-3-17057
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
a) Carga de treino e adaptação ao treino. Princípios do treino desportivo, componentes de carga, efeitos do treino. b) Desenvolvimento das qualidades físicas aplicada a natação: Resistência, Força, Velocidade, Flexibilidade e Coordenação. c) Observação e análise de treino e competição d) Níveis de Formação Desportiva - Performance e Competição Desportiva Juvenil e Adulto. e) Planeamento e Periodização da Formação: Modelos de Preparação a Longo Prazo; Macro, Meso e Micro Estrutura. Modelos de Periodização. f) Avaliação e Controlo do processo de treino: formas e meios.
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Objetivos
Objetivos
A U.C. tem por objetivo essencial promover a aquisição de saberes e competências necessárias à intervenção do treinador, no âmbito do processo de treino e competição, nas diferentes etapas da formação do nadador, da AMA ao nadador sénior. Tem como objetivos centrais de aprendizagem: 1. Dominar e relacionar os conteúdos da teoria do treino, relacionando-os com as especificidades de cada ramo e/ou desporto, ao nível histórico, técnico-tático e organizacional. 2. Utilizar terminologia e técnicas de informação e comunicação adequadas às diferentes situações. 3. Cooperar na elaboração, desenvolvimento e avaliação do projeto esportivo das instituições. 4. Prescrever programas de treino, em função das especialidades, organizando e gerindo todo o processo de treino e competição para nadadores juniores e seniores. 5. Conhecer, selecionar e aplicar metodologias de avaliação e controlo de treino adequados a cada fase do processo de treino e/ou à competição
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Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
O processo ensino aprendizagem acontece com recurso a aulas: • Teóricas – informação e discussão de temáticas. • Teórico-práticas – debate das temáticas • Trabalho de Campo – Acompanhamento de sessões de treino de nadadores absolutos e avaliações do desempenho, com realização de relatórios de actividade. Disponibilizam-se materiais didáticos e estabelece-se relação com os estudantes utilizando o Moodle. Existirá ainda disponibilidade do docente para a clarificação de matérias em sessões letivas extra. Avaliação Contínua: 1. Uma Frequência (40%) 2. Apresentação individual de um tema (30%) 3. Tarefas – c/ discussão (inclui uma revisão crítica e apresentação de conteúdos selecionados sobre o conteúdo programático Fundamental) (40%). Exame: Prova escrita Elaboração de tarefa com materiais definidos na avaliação continua. Prova oral: acesso com um mínimo de 9,5 nos pontos 1. e 2. Tem início com a apresentação e discussão de um tema definido no final da prova escrita
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Maglischo, E. (2016). A Primer for Swimming Coaches – Physiological Foundations (Volume 1). Nova pub. New York. Maglischo, E. (2003). Swimming Fastest. Human Kinetics; EUA Navarro, F, Gosálvez, M. & Juárez (2017). Natación +. Real Federación Española de Natación. Cultiva Libros. Espanha. Sevilha. Raposo, A. (2017). Planeamento do Treino Desportivo – Fundamentos, organização e operacionalização. Visão & Contextos. Lisboa. Riewald, S., & Rodeo, S. (Eds.). (2015). Science of swimming faster. Human Kinetics. Sweetenham, B. e Atkinson, J. (2003) Championship Swim Traning. Human Kinetics; EUA. Salo, D., & Riewald, S. A. (2008). Complete conditioning for swimming. Human Kinetics.
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Avaliação
Avaliação
Descrição
Data Prevista
Ponderação
Frequência
10/dez
40%
Trabalho individual
3/12
30%
Tarefas
De 22/set a 19/nov
40%
Prova de recuperação
17/dez
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Mobilidade
Mobilidade
Não




