-
Apresentação
Apresentação
Atualmente o Hóquei em Patins é uma das disciplinas da patinagem desportiva sobre rodas. Os conhecimentos, competências e aptidões trabalhados nesta UC proporcionam bases para intervenção profissional, quer ao nível do treino desportivo, juntamente com clubes, associações, federações, ou em contexto escolar, quer ao nível da aula de Educação Física, quer ao nível do desporto escolar.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Anual | 10
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT495-3-17662
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Tema 1. Terminologia e simbologia no Hóquei em Patins Tema 2. Tática Individual Tema 3. Tática Grupal no Hóquei em Patins Tema 4. Tática Coletiva no Hóquei em Patins Tema 5: Power Play & Underplay Tema 6. Observação e Análise do Jogo Tema 7. Fatores de Rendimento
-
Objetivos
Objetivos
1./ Conhecer, identificar e utilizar a simbologia e terminologia do Hóquei em Patins; 2./ Identificar em jogo e dominar as diversas estruturas táticas (individuais, grupais e coletivos) do hóquei em patins; 3./ Entender como estruturar as situações especiais de vantagem e desvantagem numérica, moldando-as conforme o resultado e o momento do jogo; 4./ Entender a importância e dominar o processo da Observação e Análise do Jogo no hóquei em patins; 5./ Entender quais são os fatores de rendimento no hóquei em patins e como estes se integram no processo de treino.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Serão lecionadas aulas teóricas e teórico-práticas (aprendizagem experiencial) e utilizado o sistema de b-learning (moodle & TEAMS). Na Avaliação Contínua serão lecionadas aulas teóricas (expositivas) teórico-práticas (onde se aplicará a aprendizagem experiencial, com colocação de problemas e trabalhos de grupo) e utilizado o sistema de b-learning, onde se disponibilizarão materiais de apoio para cada uma das aulas (slides e artigos, livros e teses), bem como um fórum de discussão. Na avaliação continua os alunos terão de realizar duas fichas de avaliação e apresentação de 2 trabalhos de grupos. A classificação final é apurada por 0.5*(fichas de avaliação) + 0.5*(trabalhos de grupo)
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Ferrão, Nuno. (2011), Organização e Planeamento do treino de Hóquei em Patins em equipa de Alto Rendimento - Desenvolvimento das Capacidades Motoras. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade Educação Física e Desporto. Sénica, Luís. (2011), Organização e Planeamento do treino de Hóquei em Patins em equipa de Alto Rendimento - Desenvolvimento do Modelo de Jogo. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade Educação Física e Desporto.
-
Avaliação
Avaliação
Avaliação por Continua:
Descrição
Data limite
Ponderação
Teste de avaliação
Até 15ª Aula
25%
Teste de avaliação
Até 30ª Aula
25%
Projeto / Trabalho 1
Até 13ª Aula
25%
Projeto / Trabalho 2 Até 28ª Aula 25% Serão admitidos a recuperação os alunos cuja nota numa das frequencias for <9.5, mas a média ponderada for 9,5 nos restantes momentos de avaliação. Em caso de recuperação, a nota máxima atribuível é 9,5 valores.
Avaliação por Exame:
Prova escrita (70%)
Prova prática (30%)
Em ambos os momentos de avaliação a classificação terá de ser >9.5.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não





