-
Apresentação
Apresentação
O Atletismo e¿ uma modalidade desportiva fundamental no processo da formac¿a¿o desportiva. O Atletismo diferencia-se como uma modalidade multidisciplinar, que desenvolve habilidades motoras ba¿sicas como o correr, lanc¿ar e saltar e desenvolve capacidades condicionais como a velocidade, forc¿a e resiste¿ncia. Os conhecimentos, compete¿ncias e aptido¿es adquiridas proporcionam bases para intervenc¿a¿o do profissional de Educac¿a¿o Fi¿sica e do Treinador Desportivo.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT495-3-17677
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Acompanhamento e observac¿a¿o de Treino
Observac¿a¿o de treinos dos diferentes setores do atletismo
Organizac¿a¿o de Sesso¿es de Treino com Jovens (diferentes setores)
O Aquecimento
A transmissa¿o de informac¿a¿o com atletas jovens, Feedbacks adequados.
A organizac¿a¿o do grupo treino como forma de gesta¿o
Organizac¿a¿o e disposic¿a¿o do material
Organizac¿a¿o da parte principal do treino: escolha dos exerci¿cios e definic¿a¿o do nu¿mero de repetic¿o¿es Transmissa¿o de Feedback ¿s nos escalo¿es jovens
Retorno a¿ calma
-
Objetivos
Objetivos
Integrac¿a¿o dos conteu¿dos para o desenvolvimento de uma pra¿tica profissional fundamentada no conhecimento;
Ini¿cio da especializac¿a¿o no ensino e treino do Atletismo;
Aplicac¿a¿o, em contexto real, dos procedimentos e tarefas inerentes ao desempenho das func¿o¿es de especialistas em Atletismo;Pretende-se que o estudante adquira a compete¿ncia de organizar, planear, executar e avaliar programas de treino adequados a¿ realidade, aplicando criticamente e de modo integrado saberes da sua especialidade e conhecimentos multidisciplinares e interdisciplinares.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Federac¿a¿o Portuguesa de Atletismo. (2012). Dossier do Professor - Os Fundamentos: correr, saltar, lanc¿ar . FPA. Lisboa.
- IAAF, Kids Athletics (2000). Um evento em Equipa para Crianc¿as.
- Proenc¿a, J. (1982). A Observac¿a¿o e Intervenc¿a¿o do Professor. Ludens, Vol. 7, no1, Out./Dez. Real Federacio¿n Espan¿ola de Atletismo, (2004). Jugando al atletismo.
- Pinto, P. (2011). Apontamentos da Cadeira de Atletismo. ULHT.
- Rius Sant, Joan (2008). Metodologi¿a y Te¿cnicas de Atletismo, Ed. Paidotribo.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não