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Disciplina Estágio

  • Apresentação

    Apresentação

    O Estágio do 3º ano da Licenciatura em Educação Física e Desporto da ULHT é uma Unidade Curricular
    centrada na intervenção técnica do aluno estagiário, no contexto real de prática, sobre a Actividade de
    um conjunto de sujeitos (atletas, participantes), numa opção da área de especialidade do curso. Essa
    intervenção, que decorre no seio de uma Entidade de Acolhimento (clube, associação, outra), com a
    Supervisão dos especialistas da FEFD da ULHT, organiza-se e desenvolve-se segundo um modelo de
    ¿Projecto baseado na Avaliação¿, de acordo com as características da prática profissional na nossa
    área e em conformidade com os princípios e as finalidades do Curso, no quadro do Protocolo de
    colaboração entre a FEFD e as Entidades de Acolhimento (EA).

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos


    1. A escolha correta de Objetivos operacionais e dos exercícios e situações de aprendizagem, bem
    como a sua organização em microciclos, unidades, treinos e provas.
    2. A avaliação da Atividade, através da interpretação do desempenho e atitudes dos atletas e da
    autoanálise da intervenção do próprio estagiário.
    3. A gestão das situações de prática, incluindo o controlo das variáveis críticas para assegurar a
    qualidade dessas situações.
    4. A comunicação com os atletas, nas suas formas principais a preleção, o feedback ao
    desempenho, o questionamento, a atenção e interpretação da comunicação dos sujeitos.
    5. A atitude de liderança perante os incidentes e momentos críticos (provas, transições, etc.), a
    clarificação e a promoção da disciplina própria da Atividade, bem como a adoção de estilos e
    tonalidades afetivas adequadas na relação individual e de grupo.

  • Objetivos

    Objetivos

    1. Autonomia e responsabilidade, na participação ética e tecnicamente correcta nas estruturas e
    actividades da Entidade de Acolhimento (EA) e da ULHT.
    2. Avaliação formativa, para interpretar as variáveis relevantes do contexto, participantes, exercícios,
    resultados e da própria acção dos estagiários, para propor soluções viáveis, segundo critérios explícitos.
    3. Plano Individual de Estágio (PIE), estimulando a projecção e planeamento da actividade a partir da
    caracterização da IE e dos sujeitos, para a melhor selecção e realização das práticas num processo
    regulado pela avaliação formativa.
    4. Cientificidade, aplicando de forma criteriosa e fundamentada os saberes e matérias científicas,
    estudados na licenciatura, para argumentar as opções de intervenção técnica e de organização das
    práticas.
    5. Cooperação, participando empenhadamente nas tarefas comuns dos estagiários, colaborando com os
    colegas e com cada um dos responsáveis pelo processo de estágio e demais intervenientes

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A UC organiza-se em 5 etapas:
    1ªColocação dos Estagiários, apresentação na EA e abertura do Dossier de Estágio: O estagiário
    apresenta uma Avaliação de Possibilidades e a estrutura do PIE, abrindo o seu Dossier.
    2ªAvaliação do Plano Individual de Estágio: Até ao final de Novembro, apresenta uma proposta de PIE.
    É o momento para realizar um balanço do processo de Estágio.
    3ªAvaliação Intermédia: o estagiário demonstra a capacidade de concretizar as decisões tomadas,
    justificando-se uma Classificação Intercalar.
    4ªEntrega de Dossier e Relatório de Estágio: Apuram-se os resultados, através de evidências do
    desempenho, atitudes e capacidades dos sujeitos. Elabora o Relatório de Estágio, apresentando um
    balanço global da sua intervenção.
    5ªConclusão e Classificação final: O Coordenador de Estágio em articulação com o Tutor apresenta uma
    indicação da classificação (0 a 20 valores). Na reunião final, o Regente de Estágio informa a decisão
    sobre as classificações, publicadas em pauta.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Faculdade de Educação Física e Desporto [FEFD]. (2014). Regulamento de Estágio em Treino
    Desportivo. Lisboa: ULHT.
    Instituto Português do Desporto e Juventude [IPDJ]. (2012). Programa Nacional de Formação de
    Treinadores. Lisboa: IPDJ.
    Instituto Português do Desporto e Juventude [IPDJ]. (2012). Regulamento de Estágios ¿ Graus
    I/II. Lisboa: IPDJ.
    A bibliografia específica de cada modalidade é definida pelos Coordenadores de Estágio.

     

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