filmeu

Disciplina Desenvolvimento Motor e Cineantropometria

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC integra-se no domínio das Ciências do Desporto e da Educação Física, explorando dois eixos fundamentais e complementares. Por um lado, centra-se no estudo das etapas do desenvolvimento motor ao longo da infância e adolescência, analisando os fatores biológicos e contextuais que influenciam a aquisição e desenvolvimento das competências motoras. Por outro, aborda a cineantropometria como área dedicada à medição e análise das dimensões corporais, da composição e proporcionalidade do corpo humano e da sua relação com o movimento, o desempenho físico e a saúde. Com uma forte componente prática, esta UC promove a observação, a avaliação e a interpretação de dados reais, constituindo uma base essencial para a formação em Educação Física e Desporto e preparando os estudantes para aprendizagens futuras em áreas como a aprendizagem motora e a prescrição de exercício físico.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I. Conceitos fundamentais do desenvolvimento motor Enquadramento teórico e métodos de estudo. II. Fases do desenvolvimento motor Movimentos reflexos, rudimentares, fundamentais e especializados. Desenvolvimento das ações locomotoras, manipulativas e posturais. Evolução das capacidades físicas e percetivo-motoras ao longo da vida. III. Fatores determinantes do desenvolvimento motor Crescimento, maturação e variabilidade intra e inter-individual. Influência genética e ambiental. Competência motora, literacia física e aptidão física. IV. Avaliação em desenvolvimento motor Princípios, instrumentos e aplicações práticas. V. Cineantropometria Protocolos, métodos e procedimentos de medição. Antropometria e composição corporal. Somatótipo e proporcionalidade corporal.
  • Objetivos

    Objetivos

    A presente UC tem como objetivos que os estudantes sejam capazes de: Compreender as componentes fundamentais do processo de desenvolvimento motor, bem como os métodos de estudo aplicados a esta área de conhecimento. Identificar as principais fases do desenvolvimento das ações motoras, das capacidades físicas e do desenvolvimento percetivo-motor ao longo da vida. Reconhecer a influência dos fatores biológicos, ambientais e sociais como determinantes da competência motora, da literacia física e da aptidão física. Selecionar e aplicar instrumentos de avaliação motora adequados aos objetivos da avaliação. Conhecer os protocolos e especificidades do método antropométrico. Avaliar diferentes métodos de análise da composição corporal, identificando vantagens e limitações. Interpretar indicadores de proporcionalidade corporal intra e interindivíduos, compreendendo a sua evolução ao longo do processo de crescimento.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    A UC combina aulas teóricas (expositivas) e teórico-práticas, privilegiando metodologias próximas da realidade profissional. Avaliação contínua: inclui duas componentes: componente prática (40%) + componente teórica (60%). É obrigatória a assiduidade a pelo menos 70% das aulas. A aprovação à unidade curricular está condicionada ao cumprimento da condição de aprovação (nota superior a 9,5 valores) a cada uma das componentes (Artigo 31.º Classificação de unidades curriculares com componente prática e teórica). Para efeitos de prova de exame, os estudantes podem condicionalmente aprovar a uma das componentes, prática e/ou teórica, sendo exigido apenas que realizem a prova de exame correspondente à componente em que reprovaram em avaliação contínua.  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Gabbard, C. (2021). Lifelong motor development (8th ed.). Wolters Kluwer. Gallahue, D. L., Ozmun, J. C., & Goodway, J. D. (2019). Understanding motor development: Infants, children, adolescents, adults (8th ed.). Jones & Bartlett Learning. Haibach-Beach, P. S., Perreault, M., Brian, A., & Collier, D. H. (2023). Motor learning and development. Human kinetics. Malina, R. M., Bouchard, C., & Bar-Or, O. (2004). Growth, maturation, and physical activity. Human kinetics. Stewart, A., Marfell-Jones, M., Olds, T., & de Ridder, H. (2011). International standards for anthropometric assessment. ISAK.
  • Avaliação

    Avaliação

    A avaliação é contínua e é levada a cabo nos termos do Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusófona. A classificação final é determinada arredondando às unidades o valor da média aritmética simples das classificações obtidas nas duas componentes: componente prática (40%) + componente teórica (60%). É obrigatória a assiduidade a pelo menos 70% das aulas. A aprovação à unidade curricular está condicionada ao cumprimento da condição de aprovação (nota superior a 9,5 valores) a cada uma das componentes (Artigo 31.º Classificação de unidades curriculares com componente prática e teórica).

    Para efeitos de prova de exame, os estudantes podem condicionalmente aprovar a uma das componentes, prática e/ou teórica, sendo exigido apenas que realizem a prova de exame correspondente à componente em que reprovaram em avaliação contínua.

     

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Componente prática

    A definir

    40%

    Componente teórica

    A definir

    60%

    Exame final Época de recurso 100%
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios