filmeu

Disciplina Desportos de Natureza, Recreação e Lazer

  • Apresentação

    Apresentação

    Pretende-se com esta UC que os estudantes adquiram competências sobre, não só a história dos desportos de exploração da natureza como da sua aplicabilidade e evolução no tempo. O conhecimento sobre os diferentes regulamentos, as diferentes abordagens de ensino das modalidades, o dominio de técnicas bases torna-se-á uma mais valia na formação dos estudantes, que lhes permitirá, exemplificar e expor os seus conhecimentos aos colegas, corrigir e orientar, planear, executar e gerir uma sessão prática da modalidade.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I - REMO 1.1. História da modalidade e sua evolução no tempo; 1.2. Material 1.3. Segurança 1.4. Técnica 1.5. Afinações 1.6. Treino do Remo 1.7. Gestão da Atividade 1.8. Regulamentos 1.9. Remo para pessoas com deficiência II - ORIENTAÇÃO 2.1. História da modalidade e sua evolução no tempo; 2.2. Considerações gerais da modalidade; 2.3. Mapas de Orientação; 2.4. Orientação Pedestre: Traçado de percursos 2.5. Diferentes abordagens da modalidade; 2.6. Introdução às técnicas de orientação 2.7.Jogos Didácticos de aprendizagem da Orientação
  • Objetivos

    Objetivos

    A UC de Desportos de Natureza, Recreação e Lazer tem como objectivo proporcionar ao aluno conhecimentos e prática sobre modalidades desportivas com características de desporto de competição/lazer únicas onde a destreza física e o contacto com a natureza são um factor predominante. Neste sentido pretende-se que os estudantes: 1) Conheçam as diferentes modalidades e a sua evolução no contexto desportivo 2) Experimentem/apliquem os fundamentos de iniciação à prática das modalidades 3) Realizem a gestão de uma sessão de prática desportiva.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Demonstração, experimentação e exercitação prática (ME1) Práticas pedagógicas em situação simulada de planeamento, organização e intervenção no âmbito do ensino/aprendizagem (ME2) Resolução de casos práticos (ME3), Atividades em pequeno grupo (ME4), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME5).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Aires, António; Sérgio, Luís e Aires, Tiago (2005); Manual do Traçador de Percursos, FPO Concept2 Indoor Rowing Foundation (2020). Instructor’s Manual Confederação Brasileira de Remo (2015); Guia de Remo, Manual para Iniciantes. Disponivel em: http://www.remobrasil.com/attachments/article/843/GuiaRemo-Iniciantes.pdf Ministério da Educação. (2018) Aprendizagens essenciais - Articulação com o perfil dos alunos. Lisboa: Ministério da Educação Note, Volker (2011); Rowing Faster, 2nd edition; Human Kinetics Orientação, desporto com pés e cabeça (2011). FPO - Mafra
  • Avaliação

    Avaliação

    A avaliação é contínua e é levada a cabo nos termos do Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusófona.
    Diferentes instrumentos de avaliação serão utilizados: 1) provas escritas; 2) provas práticas;
    A aprovação à unidade curricular está condicionada ao cumprimento da condição de aprovação (nota superior a 9,5 valores) a cada uma das componentes (Artigo 31.º Classificação de unidades curriculares com componente prática e teórica).
    A classificação final é determinada arredondando às unidades o valor da média aritmética ponderada das classificações obtidas nos momentos de avaliação. Para a aprovação a classificação final terá que ser > ou = a 9.5 valores.
    Os estudantes que não obtenham aprovação poderão submeter-se a exame na época de recurso. O exame de recurso incidirá sobre a componente na qual o estudante não obteve aprovação.

    1ª Prova de avaliação prática 35%
    2ª Prova de avaliação prática  35%
    Prova escrita 30%

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios