filmeu

Disciplina Voleibol

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC deve fornecer conhecimentos de base atualizados e competências relativas ao ensino/treino do voleibol em diferentes contextos.  
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I. Metodologia para o ensino do voleibol  1.Caracterização do voleibol como jogo desportivo coletivo 2. Princípios de aprendizagem motora aplicados ao voleibol 3. Princípios de ensino da tática individual e coletiva 4. Construção de exercícios, plano de aula e unidade didática II. Estudo da técnica e tática individual fundamental 1. Serviço 2. Manchete 3. Passe 4. Remate 5. Bloco 6. Técnicas defensivas III. Estudo da estrutura tática fundamental das diferentes formas de jogo 1. Jogos pré-voleibol 2. Jogos reduzidos (1x1; 2x2; 3x3) 3. Jogo formal (6x6)
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que os alunos: 1) adquiram conhecimentos sobre a história, as regras básicas, as técnicas/táticas (bem como os principais erros cometidos e respetivas formas de correção) e a elaboração de planos de aula/treino e unidades didáticas; adquiram igualmente, do ponto de vista motor, os procedimentos técnicos/táticos que propiciem a sua capacidade de ensinar/demonstrar; 2) Compreendam os princípios que regem o ensino/aprendizagem dos movimentos desportivos, da tática e de organização didática/metodológica necessários ao ensino do voleibol; 3) Apliquem adequadamente, em situação de exercício-critério e de jogo reduzido ou formal, os procedimentos técnicos/aprendidos e, em situação de planeamento/intervenção, os conhecimentos adquiridos.    4) Adquiram competências de âmbito científico, operacional e transversal (predisposição para a aprendizagem, trabalho em grupo, observação de regras de segurança, respeito pelos outros e pontualidade, comunicação).
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Serão elaboradas situações de prática pedagógica em situação simulada, visando a aprendizagem de competências de observação, conceção e intervenção e resolução de problemas práticos após discussão em pequenos grupos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Reynaud, C. (Ed.) (2015). The Volleyball Coaching Bible - volume II. Champaign, IL: Human Kinetics Publishers. Hebert, M. (2014). Thinking Volleyball. Champaign, Il: Human Kinetics Publishers. Reynaud, C. (2011). Coaching Volleyball. Technical and Tactical skills. Champaign, IL: Human Kinetics Publishers. Paolini, M. (2009). Il Nuovo Sistema Pallavolo. Ferriera di Torgiano: Calzetti-Mariucci Editori. Kessel, J. (2009). Minivolley. USA Volleyball. Martín, J. J. & Santandreu, C. (2009). Voleibol Táctico. Badalona: Editorial Paidotribo. Schmidt, B. (2016). Volleyball - Steps to success. Champaign, IL: Human Kinetics Publishers.   
  • Avaliação

    Avaliação

    De acordo com o Artigo 20.º Especificidades aplicáveis a provas de exame de unidades curriculares com componente prática e teórica com independência na avaliação do Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusófona, a unidade curricular possui distinção entre aulas teóricas e aulas práticas laboratoriais, com avaliação distinta em cada uma destas componentes. A ponderação da componente teórica é de 30% e da componente prática 70% na classificação final (estas percentagens podem estar somente na tabela).

    A aprovação à unidade curricular está condicionada ao cumprimento da condição de aprovação (nota superior a 9,5 valores) a cada uma das componentes  (Artigo 31.º Classificação de unidades curriculares com componente prática e teórica). 

    Para efeitos de prova de exame, os estudantes podem condicionalmente aprovar a uma das componentes, prática laboratorial e/ou teórica, sendo-lhes exigido apenas que realizem a prova de exame correspondente à componente em que reprovaram em avaliação contínua.

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios