-
Apresentação
Apresentação
A UC Introdução ao Pensamento Contemporâneo (IPC) tem uma área de atuação bastante vasta no âmbito da Engenharia Biomédica. A IPC é uma unidade curricular de discussão teórica sobre os maiores pensadores, cientistas filósofos e humanista, sobre os grandes temas da história do pensamento científico e filosófico.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT1706-117
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Os autores-livros simbólicos” do Pensamento Contemporâneo.
Os grandes “Modos” (e até grandes “modas”) do Pensamento Contemporâneo.
O Pensamento Contemporâneo nas diversas “áreas” científico-disciplinares.
O Pensamento e visão de Albert Einstein
O Pensamento e criatividade de Nikola Tesla
Luis Pasteur e a reflecção sobre os microrganismos
Leonardo Da Vinci, o Pensamento de um Génio
Charles Darwin e a Teoria da Evolução
Marie Curie e a Radioatividade
O Futuro da Energia sustentável
Saúde do Futuro; Sensores da saúde; Descobertas que revolucionaram a saúde
Eficiência energética em edifícios, reflexão com futuro
Charles Darwin Theory of evolution
Saúde do Futuro; Sensores da saúde; Descobertas que revolucionaram a saúde
Marie Curie e a Radioatividade
As Alterações Climáticas
Moto Contínuo. Uma impossibilidade?
O Futuro da Energia sustentável
Obsolescência Programada
Reflexão sobre os fatores que influenciam a riqueza de um País
Reflexão sobre Sucesso na Escolar vr Sucesso na Vida
-
Objetivos
Objetivos
-Saber o que é o Pensamento Contemporâneo. Conhecer a Epistemetodologia do Pensamento Contemporâneo.
-Conhecer a Panorâmica e Fenomenologia do Pensamento Contemporâneo
- Contacto com documentários, textos com anotações destes dos cientistas, tecnólogos e inventores e formular uma avaliação critica às repercussões do seu sucesso nos grandes problemas da humanidade.
- Capacidade de análise de textos de índole técnico científicos.
- Estimular as capacidades reflexivas dos alunos.
- Estimular a capacidade oral e de escrita dos alunos, através de debates de ideias.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Serão utilizadas metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- NEVES, Fernando Santos et alii., Introdução ao Pensamento Contemporâneo, Tópicos, Ensaios e Documentos, Edições Universitárias Lusófonas, 2007.
-
NEVES, Fernando Santos, IPC - Introdução ao Pensamento Contemporâneo: Epistemetodologia, Fenomenologia, Paradigmática, CTS - Ciência, Tecnologia e Sociedade (Edições Universitárias Lusófonas, 2015)
- Charles Darwin, A Origem das Espécies, Edição - Edição em Português - Moderna Editorial Lavores Walter Isaacson (Autor), WALTER, ISAACSON (Autor),
- Einstein His Life and Universe, Edição - Edição em Inglês - Simon & Schuster Ltd - maio de 2017
- Raquel Gonçalves-Maia ; Marie Curie Imagens De Outra Face; Editora Livraria da Física
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não