filmeu

Disciplina Introdução ao Pensamento Contemporâneo

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC Introdução ao Pensamento Contemporâneo (IPC) tem uma área de atuação bastante vasta no âmbito da Engenharia Biomédica. A IPC é uma unidade curricular de discussão teórica sobre os maiores pensadores, cientistas filósofos e humanista, sobre os grandes temas da história do pensamento científico e filosófico.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Os autores-livros simbólicos” do Pensamento Contemporâneo.

    Os grandes “Modos” (e até grandes “modas”) do Pensamento Contemporâneo.

    O Pensamento Contemporâneo nas diversas “áreas” científico-disciplinares.

    O Pensamento e visão de Albert Einstein

    O Pensamento e criatividade de Nikola Tesla

    Luis Pasteur e a reflecção sobre os microrganismos

    Leonardo Da Vinci, o Pensamento de um Génio

    Charles Darwin e a Teoria da Evolução

    Marie Curie e a Radioatividade

    O Futuro da Energia sustentável

    Saúde do Futuro; Sensores da saúde; Descobertas que revolucionaram a saúde

    Eficiência energética em edifícios, reflexão com futuro

    Charles Darwin Theory of evolution

    Saúde do Futuro; Sensores da saúde; Descobertas que revolucionaram a saúde

    Marie Curie e a Radioatividade

    As Alterações Climáticas

    Moto Contínuo. Uma impossibilidade?

    O Futuro da Energia sustentável

    Obsolescência Programada

    Reflexão sobre os fatores que influenciam a riqueza de um País

    Reflexão sobre Sucesso na Escolar vr Sucesso na Vida

  • Objetivos

    Objetivos

    -Saber o que é o Pensamento Contemporâneo. Conhecer a Epistemetodologia do Pensamento Contemporâneo.

    -Conhecer a Panorâmica e Fenomenologia do Pensamento Contemporâneo

    - Contacto com documentários, textos com anotações destes dos cientistas, tecnólogos e inventores e formular uma avaliação critica às repercussões do seu sucesso nos grandes problemas da humanidade.

    - Capacidade de análise de textos de índole técnico científicos.

    - Estimular as capacidades reflexivas dos alunos.

    - Estimular a capacidade oral e de escrita dos alunos, através de debates de ideias.

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • NEVES, Fernando Santos et alii., Introdução ao Pensamento Contemporâneo, Tópicos, Ensaios e Documentos, Edições Universitárias Lusófonas, 2007.
    • NEVES, Fernando Santos, IPC - Introdução ao Pensamento Contemporâneo: Epistemetodologia, Fenomenologia, Paradigmática, CTS - Ciência, Tecnologia e Sociedade (Edições Universitárias Lusófonas, 2015)

    • Charles Darwin, A Origem das Espécies, Edição - Edição em Português - Moderna Editorial Lavores Walter Isaacson (Autor), WALTER, ISAACSON (Autor),
    • Einstein His Life and Universe, Edição - Edição em Inglês - Simon & Schuster Ltd - maio de 2017
    • Raquel Gonçalves-Maia ; Marie Curie Imagens De Outra Face; Editora Livraria da Física
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios