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Disciplina Infraestruturas Rodoviárias

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular providencia formação em infraestruturas de transporte, abordando os aspetos relativos à definição geométrica, sendo complementada, no 2º ciclo, pelas unidades curriculares de "Vias de Comunicação", que incide sobre diversas tecnologias construtivas e "Gestão de Infraestruturas Rodoviárias", que se foca na gestão de infraestruturas rodoviárias.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Transportes e infraestruturas de transporte.

        Comparação entre diferentes modos de transporte, aspetos de complementaridade.

    2. Planos rodoviários

        Planeamento nacional e local. Redes rodoviárias nacionais. Tipos de vias, suas características gerais e entidades responsáveis

    3. Projeto rodoviário

         Faseamento do projeto. Condicionantes para a definição geométrica. Tecnologias construtivas.

    4. Traçado em planta e em perfil longitudinal

         Suas condicionantes. Exigências normativas. Relação do traçado com os utentes.

    5. Traçado em perfil transversal

         Elementos de uma estrada em perfil transversal. Perfis transversais tipo e sua relação com o nível de serviço.

    6. Cruzamentos

         Tipologia e características de intersecções e nós de ligação. Critérios de seleção.

    7. Tecnologias construtivas

         Elementos básicos de terraplenagem, drenagem, pavimentação e equipamento de segurança.

  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos necessários à conceção e ao projeto de infraestruturas de transporte, em particular no âmbito do traçado rodoviário e elementos básicos de terraplenagem, drenagem, pavimentação e equipamento de segurança.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologia ativa de ensino colocando o aluno no centro do processo de aprendizagem. Os alunos são incentivados a resolver autonomamente exercícios para entrega e posterior avaliação, tendo oportunidade de discutir com os seus pares a metodologia de resolução dos problemas. Este processo permitirá aos alunos desenvolverem pensamento crítico, aumentando a sua capacidade de resolução de problemas. Neste processo os alunos irão ter a oportunidade de resolver exercícios e um trabalho prático próximos de um projeto rodoviário.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    1. Antunes, V. Apontamentos da unidade curricular de Infraestruturas Rodoviárias, Lisboa: Universidade Lusófona.

    2. JAE (1994) Norma de traçado, Almada: Junta Autónoma das Estradas.

    3. JAE (1990) Norma de intersecções, Almada: Junta Autónoma das Estradas.

    4. JAE (1990) Norma de nós de ligação, Almada: Junta Autónoma das Estradas.

    5. Prates, M. (2018) Manual prático de estradas, Lisboa.

    6. Wright P.; Dixon K. (2004) Highway engineering (7th edition), Hoboken: John Wiley and Sons.

INSCRIÇÃO AVULSO
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