Apresentação do Curso
A Licenciatura em Engenharia Civil da Lusófona existe desde 1992 e foi a primeira deste género em universidades não estatais em Portugal. O curso está atualmente estruturado de acordo com a Declaração de Bolonha e tem uma duração normal de 3 anos (6 semestres, 180 ECTS). O plano de estudos tem matérias fundamentais da área da Engenharia Civil, de forma a preparar estudantes para trabalharem nas várias áreas de atuação, nomeadamente, na gestão de empreendimentos, projeto, e direção e fiscalização de obras, em sintonia com as boas práticas de proteção do meio ambiente. Os estudantes são confrontados com um sistema de ensino exigente que privilegia a aquisição de competências, com o objetivo de adquirirem capacidade de aprendizagem autónoma e de atuarem dentro da União Europeia ou noutros países a nível mundial, como por exemplo Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, e Timor. O Laboratório de Engenharia Civil, bem como as visitas técnicas a obras novas e em fase de reabilitação, permite aos estudantes completarem os conhecimentos teóricos adquiridos. Os licenciados podem candidatar-se à Ordem dos Engenheiros, de acordo com as regras por esta estabelecidas; após conclusão de um estágio profissional, os licenciados são também reconhecidos e admitidos à Ordem dos Engenheiros Técnicos.
Razões para frequentar este curso
- Os licenciados podem candidatar-se à Ordem dos Engenheiros, bem como à Ordem dos Engenheiros Técnicos, de acordo com as regras por esta estabelecidas.
- Os alunos são confrontados com um sistema de ensino que privilegia a aquisição de competências e capacidade de aprendizagem autónoma.
- As competências e conteúdos são direcionadas às atividades de engenharia ligadas à construção civil e obras públicas, particularmente à gestão e direção da construção, ao projeto e à fiscalização de obras novas e de reabilitação, assegurando uma especial flexibilidade no emprego dentro e fora da União Europeia.
- O curso está vocacionado para o mercado internacional, no qual o mercado da CPLP assume uma forte expressão.
- O Laboratório de Engenharia Civil, bem como as visitas técnicas a obras, permite aos estudantes completarem os conhecimentos teóricos.
Auto-Avaliação
Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS
Licenciado | 6 Semestres | 180 ECTS
Direção do Curso
Sub-direção de Curso
Secretariado
Condições de Ingresso
Podem candidatar-se a este ciclo de estudos os que apresentem candidatura através do concurso institucional de acesso e tenham aprovação ao seguinte conjunto de provas de ingresso:
07 Física e Química
16 Matemática
Os candidatos podem ainda ingressar através dos regimes de mudança de par instituição/curso ou através de um Concurso Especial, de acordo com as normas legais em vigor (titulares de curso superior, titulares de Curso de Especialização Tecnológica, titulares de Curso Técnico Superior Profissional ou Maiores de 23 anos).
Podem ainda ingressar os candidatos que reúnam as condições previstas no Estatuto do Estudante Internacional.
Requisitos de Graduação
Ter concluído um total de 180 ECTS
Objetivos
A Licenciatura em Engenharia Civil tem como objetivo formar engenheiros civis flexíveis, autónomos e capazes de atuar em qualquer país da União Europeia e a nível mundial, nas áreas da gestão de empreendimentos, projeto, e direção e fiscalização de obras novas e de reabilitação, em sintonia com as boas práticas de proteção do meio ambiente.
Destinatários
Numa sociedade cada vez mais globalizada, o curso teve em 2012 necessidade de se reformar e de se adaptar à nova realidade. Assim, e sem perder a sua identidade e a excelência da Engenharia Civil portuguesa, o curso procurou direcionar o seu ensino para um mercado global. Sendo a ULHT uma universidade da lusofonia, nos últimos anos têm-se verificado um aumento significativo da presença de alunos dos PALOP (nomeadamente, Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Moçambique) e do Brasil. Não obstante, alunos provenientes de países europeus começam também a frequentar o curso. A título de exemplo, no ano letivo 2009/2010, a presença dos alunos internacionais no curso representava um peso de 14,5% no número total de alunos; no ano letivo 2015/16, o peso desses alunos é de 39,2%. Em conclusão, o curso de Engenharia Civil da ULHT é hoje um curso multicultural, um local de troca de ideias e conhecimentos entre alunos nacionais e internacionais, onde reside uma relação direta entre o aluno e o professor. É efetivamente uma escola exportadora do know-how da Engenharia Civil portuguesa, com uma aposta clara na potencialização da capacidade dos alunos em aprender a aprender e na preparação dos mesmos para praticarem atos de engenharia em diversos países.
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
Para além da aprendizagem dos conteúdos programáticos das diversas unidades curriculares, a estruturação do ensino do curso pretende potenciar a capacidade dos alunos em aprender a aprender e preparar os mesmos para praticarem atos de engenharia em diversos países no mundo.
Equipamentos e Instalações
O Laboratório de Engenharia Civil foi inaugurado em 2001 e está situado no campus da ULHT. A missão do laboratório consiste em desenvolver investigação científica e apoiar na lecionação das aulas práticas de diversas unidades curriculares do 1.º e 2.º Ciclos de Estudos do curso de Engenharia Civil, na área das estruturas, mecânica dos solos, hidráulica e materiais de construção. Utilizando recursos humanos especializados e equipamentos, o Laboratório tem atualmente competências para a realização de ensaios de caracterização e avaliação de desempenho de estruturas especiais e laboratoriais, de materiais de construção, de sistemas de construção e de comportamento de obras (por exemplo, aterros). Em particular, na área das estruturas o Laboratório de Engª Civil tem um pórtico metálico para a realização de ensaios de flexão em vigas e equipamento móvel para realização de testes dinâmicos em infraestruturas de engenharia civil. Na área dos materiais de construção, o laboratório possui equipamentos para realização de ensaios correntes com argamassas e betões, bem como equipamentos para ensaios de betões auto compactáveis (BAC).
Estudos Futuros
O Curso de 1º Ciclo de Engenharia Civil permite o prosseguimento de estudos no âmbito do 2º Ciclo, que oferece duas especializações, designadamente, Especialização em Construção e Hidráulica e Especialização em Construção e Estruturas.
Saídas Profissionais
Considerando as competências, as saídas profissionais dos Engenheiros Civis licenciados pela Universidade Lusófona são diversas e tradicionais da Construção, com intervenção direta na conceção, coordenação, fiscalização e gestão, sendo ainda presença fundamental em equipas de trabalho multidisciplinar. A formação obtida permite aos futuros Licenciados e Mestres, quer uma formação abrangente, quer especializada, cujos conhecimentos têm aplicação desde gabinetes de projeto, empresas de construção e em corpo e/ou instituições do Estado e Autarquias, a entidades privadas nacionais ou internacionais, nomeadamente nos países da Comunidade Europeia e da Lusofonia.
Áreas Científicas
Construção civil e engenharia civil | Arquitectura e construção | Engenharia e técnicas afins