filmeu

Disciplina Teoria de Estruturas

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Teoria das Estruturas sucede as UCs de Estruturas, em particular a Estática das Estruturas do 2.º ano da LEC, e introduz métodos de resolução de estruturas estaticamente e/ou cinematicamente indeterminadas. Na realização de projetos de estruturas em Engenharia Civil é necessário quantificar as distribuições de esforços/tensões e deslocamentos/deformações, devidas às ações regulamentares, em toda a estrutura de modo a serem comparados com os limites impostos. Deste modo, os métodos de análise de estruturas devem ser dominados para que seja possível determinar os estados de tensão e deformação necessários.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    • Introdução à Teoria de Estruturas
    • Cálculo de deslocamentos em estruturas reticuladas planas
    • Método das Forças
    • Método dos deslocamentos
    • Teoria das lajes finas de Kirchhoff
  • Objetivos

    Objetivos

    O objetivo da UC consiste essencialmente no estudo do comportamento de estruturas reticuladas e na aplicação do Método das Forças (MF) e dos Deslocamentos (MD) para o seu cálculo. Pretende-se que os estudantes aprofundem o conhecimento do comportamento de estruturas indeterminadas em regime linear. O estudante deverá desenvolver capacidades para calcular deslocamentos em estruturas planas e resolver estruturas indeterminadas por duas metodologias distintas (MF e MD). Nesta UC serão também introduzidos conteúdos sobre a teoria de lajes finas, de forma que os alunos fiquem familiarizados com o comportamento deste tipo de elemento estrutural. A UC prevê conhecimentos profundos obtidos previamente na UC de Estática das Estruturas, nomeadamente no que diz respeito ao cálculo de diagramas de esforços em estruturas.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Slides, Exercícios e outros materiais de apoio disponibilizados ao longo do semestre

    A. Ghali e A. M. Neville (2017). Structural Analysis: A Unified Classical and Matrix Approach. CRC Press, 7.ª Edição.

    J. T. Freitas e C. Tiago (2022). Análise Elástica de Estruturas Reticuladas. Instituto Superior Técnico.

    V. Leitão e L. Castro (2018). Apontamentos sobre análise de lajes. Instituto Superior Técnico.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios