filmeu

Disciplina Geologia Geral e Aplicada

  • Apresentação

    Apresentação

    Compreender a composição, estrutura e evolução da Terra numa dinâmica natural, considerando os efeitos da acção do e no Ser Humano, bem como os principais processos geológicos associados à geodinâmica (interna/externa).

    Conhecer os GEOmateriais da Terra (minerais/rochas).

    Entender o valor do conhecimento geológico de uma região (exploração ou geoconservação) e a sua importância no apoio à gestão do território.

    Entender o conceito de recursos e reservas geológicas e os impactes associados à sua exploração.

    Conhecer os riscos geológicos e as possíveis acções preventivas.

    Aprender a ler informação cartográfica.

    É uma disciplina de base no ciclo de estudos que permite entender o papel da Geologia e a necessidade de uma relação de sustentável com o planeta, onde o papel do Engenheiro do Ambiente é fundamental (impactes ambientais da exploração dos recursos geológicos e remediação de locais contaminados). Unidade Curricular (UC) fundamental prévia a Ciências do Solo e Poluição do Solo.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    TEÓRICA

    1. A importância da geologia e a ligação com o Ambiente.

    2. Origem da Terra. Características internas e externas e consequência nos processos de geodinâmica.

    3. Minerais: propriedades e sistemática.

    4. Rochas (magmáticas, sedimentares e metamórficas) e o seu ciclo.

    5. Meteorização e erosão. Deslizamentos de vertentes.

    6. Deformação das rochas. Classificação das estruturas geológicas.

    7. O Tempo Geológico (cronologias absolutas e relativas - Princípios da Estratigrafia).

    8. Geologia de Portugal. Património geológico e geoconservação.

    9. Recursos versus Reservas. Recursos geológicos (metálicos, não metálicos e energéticos), exploração e impactes no ambiente.

    10. Riscos Geológicos.

    PRÁTICA

    1. Cartografia de base (topográficas) e temática (ex: geológicas, hidrográficas).

    2. Minerais em amostra de mão.

    3. Rochas em amostra de mão.

    4. Interpretação de história geológica de um afloramento geológico (princípios da estratigrafia).

    5. Saída de campo (observar/interpretar informação geológica).

     

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Adquirir conhecimentos e linguagem técnica que permita ao Engenheiro do Ambiente trabalhar em equipa com Geólogos.

    Compreender que o planeta Terra é um planeta vivo e que a sua dinâmica pode afectar o Ser Humano mas também ser afectado pela actividade antrópica.

    Compreender que os processos geológicos ocorrem a escalas temporais diferentes e deixam no registo as evidências que nos permitem reconstituir a evolução geológica do local.

    Observar, interpretar e registar informação cartográfica.

    Desenvolver competências de observação, descrição e interpretação dos GEOmateriais em contexto de aula e no campo. Identificar minerais e rochas ígneas, com base em critérios macroscópicos.

    Desenvolver competências de independência na procura de informação.

    Desenvolver competências de trabalho em equipa.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia utilizada consiste no método activo colocando o aluno como ponto central no processo de aprendizagem. As aulas utilizam um método combinado expositivo/interrogativo recorrendo a metodologias de aprendizagem ativa: brainstorming, role play, etc. Nos temas abordados é incluída a análise de Estudo de Caso, incentivando a discussão entre pares e a resolução de problemas. Este processo permitirá aos alunos desenvolverem pensamento crítico, aumentando a sua capacidade de resolução de problemas. Pode recorrer-se a metodologias de: aulas invertidas, Ensino de pares e Feedback dos colegas. A saída de campo para observação e recolha de amostras (saída técnica) permitirá a aprendizagem em regime não-formal.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Gaspar, J. A. (2005) - Cartas e projecções cartográficas. Fundamentos de Geodesia e cartografia, Leitura e numerização de cartas, sistemas de referenciação, identificação e construcção de projecções. 2ª edição. Lidel, edições técnicas, lda. 292 p.

    Grotzinger, J.; Jordan, T. H. (2020) - Understanding Earth. W.H. Freeman & Company, 8ª edição, New York.

    Ribeiro, A. (1998) - Breve História Tectónica da Terra. EXPO-98, Lisboa.

    Serviço Cartográfico do Exército (1986) - Manual de Leitura de Cartas. 239 p.

    Costa, J. B. (2014). Estudo e classificação das rochas por exame macroscópico. 13ª Edição. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 196 p.

    Deer, W.A.; Howie, R.A.; Zusman, J. (2014). Minerais constituintes das rochas - uma introdução. 5ª Edição. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 727 p.

    Material de apoio da disciplina.

    Páginas da internet variadas. Ex: GeoPortal (LNEG), APA, USEPA, Geology.com

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios