filmeu

Disciplina Organização e Gestão de Obras

  • Apresentação

    Apresentação

    São difundidos conhecimentos sobre legislação RJE, o método de planear e controlar as obras, utilizando o "winprojet" desde o início da construção e durante todo o processo até à sua conclusão.

    São igualmente transmitidos conhecimentos sobre técnicas de execução, particularmente na fase estrutural, com definição e dimensionamento de cofragens e escoramentos.

    É ensinado o estudo, dimensionamento e implantação do estaleiro que é uma matéria particularmente relevante nesta unidade curricular.

    Esta unidade curricular é particularmente importante por se tratar da matéria que tem um relacionamento direto e imediato com a execução das obras.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos

    1.  Procedimentos e Planeamento
    2. Procedimentos concursais para adjudicação de obras. R.J.E.O.P. Planeamento de obras. Sequência e articulação de atividades, definição da sua duração e dimensionamento de equipas,com nivelamento de recursos.
    3. Dimensionamento e implantação do Estaleiro
    4. Preparação e estudo de pormenores com vista à execução de todo o tipo de obras, nomeadamente sobre a estrutura, cofragens e escoramentos, redes gerais e acabamentos.
    5. Reorçamentação e controlo de duração das atividades e custos.
    6. Estudo, dimensionamento,organização e implantação do Estaleiro, incluindo a elaboração do Plano
    7. regulamentação aplicável.
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta unidade curricular tem como objetivo a transmissão de conhecimentos, sobre a forma de organizar e gerir a construção das obras, desde a legislação que regula a fase de concurso para seleção do empreiteiro (Regime Jurídico das Empreitadas) até à sua conclusão e receção pelo dono da obra. Os estudantes adquirem competencias emediatas para estudar e implantar um estaleiro de uma obra concreta.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias enovadoras passam por buscar todas as novas tecnologias associadas ao processo construtivo atualmnte em curso.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Regime jurídico da empreitada de obras públicas (código dos contratos públicos) Decreto-Lei n.º18/2008, de 29 de janeiro, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 111-B/2017, de 31 de agosto (retificado pelas declarações de retificação n.º 36-A/2017, de 30 de outubro e n.º42/2017, de 30 de novembro)
    • Manuais de Estaleiros I e II -J.S. Brazão Farinha, J. Paz Branco; 1981
    • Rui Furtado Marques e Maria Helena Arranhado Campo;Direção e Gestão da Construção; OE2019
    • Candido Ribeiro, Organização e Gestão de Obras; junho 2019
    • Cabaço, António Manuel Mendes, Regime Jurídico da Empreitada de Obras Publicas; IST (2013)

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios